On Feb 27, 2009, Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com> wrote:

> mais e mais artistas vão optar pela independência, mas, para que isso
> aconteça, nós precisamos convencê-los de que eles vão poder continuar
> pagando suas contas com sua arte e mostrar para eles um modelo que
> funcione.

> Você deve ter um, não?

O Marcelo deve ter outros, eu tenho vários:

- divulga e deixa copiar, e ganha dinheiro com shows.  É assim que
  funciona a música hoje.  Raríssimos são os músicos que recebem
  qualquer coisa parecida com o suficiente para pagar as contas com
  royalties provenientes de direitos autorais, ou pagamento contratual
  pela transferência dos direitos.

- divulga livremente algumas obras literárias suas como investimento
  para criar reputação, anuncia que vai escrever um novo livro, adota um
  sistema de micro-pagamentos e publica cada capítulo só quando o
  montante atingir um valor pré-estabelecido.

- cria um sistema de micro-pagamentos para que, toda vez que um fã
  quiser, pode fazer uma pequena transferência para você.  Coloca
  meta-informação nas obras distribuídas livremente para informar a quem
  queira fazer uma contribuição como fazê-lo.

- distribui a obra livremente e oferece serviços associados a ela.  Tem
  funcionado bem para software.

- cria obras por contrato, sendo remunerado imediatamente, que já
  funcionava bem antes de existir direito autoral.

- mecenato, que já funcionava bem antes de existir direito autoral

Todos esses funcionam num regime em que o direito autoral não impeça o
livre compartilhamento.  Todos têm chance de funcionar sem direito
autoral.