Olá Marcelo,

É por respostas como esta sua que eu ainda estou nesta lista.

É muito bom ler esta sua "maluquez misturada com sua lucidez". Somo todos um pouco Raul Seixas. Aliás foi um trecho dele que usei na minha tese de mestrado: "Prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo."

Gostaria de lembrar que ninguém pode ser separado de sua história, e com o Stallman não pode ser diferente, assim como foi com o Linus.

Apesar de discordar de algumas atitudes do Stallman e de me preocupar com o modo como a imprensa trata determinadas situações, devo lembrar que tudo começou por causa de uma impressora e do choque liberadade social X mercado que ele tomou por causa dela. Mais detalhes no "Free as in freedom". No caso do Linus, não foi diferente, pois o pai era comunista, ele só conseguiu divulgar o Linux por que um professor da Universidade de Helsinqui lhe proveu espaço em disco e sua primeira grande chance de trabalho foi nos EUA, a "terra das oportunidades" mas também "da defesa ferrenha dos direitos de propriedade". Mais detalhes no "Just for Fun".

São histórias de vida diferentes, de pessoas diferentes, com vivências diferentes - Antropologias da Academia e do Mercado - que encontraram, na minha opinião, uma convergência nas idéias do Eric Raymond - "open source is a marketing program for free software".

Resumindo: creio que todos têm o mesmo objetivo - liberdade - mas o caminho para chegar até ele é diferente.

Obrigado por lerem tudo até o final e por me ajudarem a refletir mais um pouco sobre isso tudo ;-)))

Tudo de bom a todos,