Em Sex, 2009-07-03 às 16:11 -0300, mvbsoares escreveu:

> [...]
> exemplo, distro Debian na Prefeitura da Cidade tal ..., isso age nas
> pessoas como um selo de qualidade, ou seja, além do reflexo jurídico -
> o Estado se apropriando do trabalho privado - existe o reflexo
> econômico, que é a rede econômica que é formada por causa do tal selo
> de qualidade, por mais que esta qualidade não exista, seja apenas
> sentimento. Um exemplo disso é o seguinte: durante a crise de 1929
> muita gente se matou, mas o Estado sobreviveu à crise, ok ?
>
> Resumidamente, é por isso é que o Estado tem que criar a sua distro.

Não entendi ou não concordo.
O(s) Estado(s) podem usar uma distro Debian, Ubuntu, Fedora, etc..
Não há nenhum problema legal pra isso.

Acho que os governos deveriam escolher uma distro destas como base e
empacotar apenas os seus programas específicos (o que já é muita coisa).
Ficar empacotando todos os programas livres (BrOffice, firefox,
gnome/KDE, etc..) numa distro própria é um REtrabalho enorme e acaba
como todas as distros criadas desta forma: sempre ultra-desatualizadas
comparadas com as que estão rodando na rua.

Como consultor, recomendo isso para os órgãos do governo que me
perguntam (aqui e na Espanha). Muitos já desistiram de ter uma distro
própria (como a junta de Andaluzia) e está empacotando no UBUNTU apenas
os pacotes específicos do governo (que são um montão).
Com isso eles sempre tem as últimas versões de drivers, navegadores,
OpenOffice, etc...)

minha opinião.

Marcelo

> [...]
>                 Além disso, no caso da Celepar que é uma companhia de
>                 informática, é bom ter conhecimento sobre sistemas
>                 operacionais, qualifica nossos fucionários para outros
>                 desafios.
>
>                 Em 03/07/2009 às 13:37 horas,
>                 psl-brasil@listas.softwarelivre.org escreveu:
>
>                         Sei que posso parecer chato, mas aproveito
>                         esse email para lançar uma dúvida que me
>                         acompanha desde que ví a primeira distro
>                         "criada" pelo governo.
>
>                         Por que criar uma nova distro e não utilizar e
>                         ajudar uma distro já existente?
>
>                         É realmente uma dúvida minha, que deve haver

Marcelo D'Elia Branco

Http://www.softwarelivre.org/branco
Twitter: https://twitter.com/MarceloBranco

10º Fórum Internacional Software Livre - fisl10
24 a 27 de junho de 2009
Centro de Eventos PUCRS
Porto Alegre - RS - BRASIL
Construa mais este sonho: www.fisl.org.br