Ricardo Bánffy wrote:

> No primeiro você pode ir a qualquer lugar, até mesmo fixar residência
> em outro país, desde que não saia diretamente dos EUA em direção a
> Cuba. No segundo você não pode sair do seu país, ponto.
>
> Eu entendo precisar pedir autorização para _entrar_ em outro país que
> não é o da minha cidadania - eu posso não ser bem-vindo, por exemplo -
> mas achar normal e correto ter que pedir autorização pra _sair_ do meu
> próprio país é o fim da picada. E se eu não gostar mais do meu país? E
> se eu quiser mudar de ares?
>
> Preciso mesmo dizer a diferença entre uma coisa e outra?

> [...]
Sim é um transtorno que pode te colocar na cadeia! Eu tenho amigos que
tiveram que pagar uma multa de mais de 3 mil dolares porque chegaram de
Cuba no Canadá e estavam transitando do Canadá para os EUA, além de
responder judicialmente por isso.E agora (depois do 11 de setembro) está
cada vez mais difícil ir do México para Cuba, já que os Americanos não
podem mais cruzar a fronteira do México com uma identidade apenas
(Canadá tb), eles tem que usar o passaporte. E ir do México ou Canadá
para Cuba é um grande problema, porque na volta para os EUA você têm que
explicar o carimbo de saída e entrada no México (ou Canadá), eles vão
perguntar, você saiu e voltou para o México(ou Canadá), para onde você foi?

E isso vale para qualquer residente nos EUA ou seja, voce pode ser
brasileiro mas se for residente aqui está proibido de ir para cuba. E
pedir autorizacão para ir para Cuba não é nada fácil. Se fosse vários
cubanos (da direita principalmente) que moram em miame estariam fazendo
isso.
Ahh e não vamos nos esquecer dos vários cubanos que saem de cuba sem
nenhum problema.. falando assim até parece que nenhum cubano nunca
conseguiu deixar a ilha o que não é verdade.

Isabela

--
isabela fernandes bagueros

415.887.7690 tel