On Fri, 2010-02-05 at 12:51 -0300, Glauber Machado Rodrigues (Ananda)
wrote:

> [...]
> pessoas que
> se envolvem com ele tem uma experiência horrível. Se outros projetos
> assim
> aparecerem com muita frequência, a média dos softwares livres será
> ruim,
> e a impressão de que o software livre tem qualidade é abalada.
>
> Esse é o perigo de apoiar qualquer coisa SL como se fosse boa. Ela
> apenas tem
> o potencial para ser, assim como o tem para não ser. Uma coisa que é
> ruim fechada,
> pode ser pior ainda aberta, e uma coisa que é boa fechada pode ser

Eu estou discutindo sobre o ponto de liberdade de software, não de
qualidade técnica. Um software tecnicamente ruim ser livre é melhor do
que ele ser tecnicamente ruim e ser proprietário, porque os seus usários
teram liberdade, apesar de sofrerem com a parte técnica. Essa liberdade
pode ajudá-los a, inclusive, se livrar do software mantendo seus dados,
por exemplo.

O problema maior é associar o nome do software livre a softwares ruins,
como tantas distribuições mal acabadas que vem nos computadores mais
baratos hoje em dia sujam o nome do "Linux" (entre aspas porque as
pessoas se referem assim a distribuições GNU/Linux). Mas o problema não
é que esses software sejam livres, é a associação ao nome causada pela
predileção de algumas companhias de utilizar software ruim quando tem
softwares bem melhores disponíveis.

>         (...)
>         Pra mim, o que interessa não é o que o copyright holder pensou
>         ao
>         liberar. O que interessa é a liberdade das pessoas que vão
>         usá-lo.
>
> Acho que deveríamos nos preocupar se a experiência daquelas pessoas
> com aquele software será boa ou ruim. Se a empresa tem um modelo
> que atrai pessoas com os fontes que ela liberou, mas tem políticas
> que tornem a participação da comunidade irrelevante, acredito que
> a comunidade que se formou em volta desse software está sendo
> [...]

Eu não acho que devamos contribuir pra qualquer software, sem olhar
essas políticas. Sim, em alguns casos não vale a pena participar de
alguns projetos livres. Mas isso não quer dizer que a liberdade do
software é irrelevante. Mesmo nesses casos, você pode utilizar alguma
parte do código em outro projeto, talvez até para outro propósito
diferente. E as pessoas que decidirem utilizar aqueles software têm
liberdade.

Voltando ao caso inicial, eu não acho que as pessoas vão decidir usar o
Chrome OS porque é livre, e eu também não vou incentivar ninguém a
usá-lo. Mas tenho certeza de que vários já usariam ele de qualquer forma
porque é o SO do google. Melhor que ele seja livre.

> [...]
>         que é
>         vantajoso liberar software e incentiva mais empresas a
>         fazê-lo.
>
>         Ao invés de separar as empresas entre inimigas ou amigas, que
>         tal
>         separar ações entre boas e ruins?
>
> Porque não os dois? Acho bom utilizar qualquer informação que temos, e
> parabenizar
> as pessoas que trazem as informações pra cá. Não dá para ficar sempre
> alerta para
> tudo o tempo todo. Precisamos saber em quem podemos confiar mais, e em

Tudo bem. Se os dois for não cair em generalização de tudo que uma
empresa faz é bom e tudo que a outra faz é ruim.

Um abraço,

Luciana Fujii