On Fri, 2010-02-05 at 16:28 -0200, Pablo Sánchez wrote:
> Em 5 de fevereiro de 2010 16:17, Gustavo Noronha Silva

> :-D
>
> Eu não perguntei quem financiava (embora seja bom saber disso),
> perguntei quantos usuários do KOffice você conhece. Não se encontra
> mais. Se for lançado para celular, ainda assim, isso não o fará ser
> utilizado no desktop, pois a liberação do OO pela Sun tomou "posse"
> praticamente do terreno.

Meu argumento é que não interessa quem usa KOffice no desktop. Nunca foi
muita gente que usou, assim como pouca gente usa Abiword. Isso não
impede que ambos tenham sido, e voltem a ser essenciais em outras
iniciativas.

O Abiword teve importância crucial no XO, e o KOffice agora vai fazer a
alergia, digo, alegria de milhares de usuários de Maemo que precisam
editar/ler documentos e querem fazer isso de um celular. Nem precisa
tentar começar a portar o OOo. Assim como o Firefox, o OOo é grande
demais, pesado demais pra esse tipo de uso.

> Ainda bem que eu uso FreeBSD. Temos java para 64 bits, da Sun (não que
> seja uma glória isso, mas temos).

Proprietário, anyway.

> Mercado sempre há, tem gente que ainda usa o Paint Shop Pro, comprado
> pela Corel, e o próprio Corel Photo Paint (concorrência dentro da
> própria empresa tem de monte - MySQL x Oracle caso a Oracle compre a
> Sun). Não disse que não existe, senão, só iríamos ter 1 OS, 1 Office,
> 1 Banco de dados, 1 web server, 1 linguagem de programação, etc. O que
> eu disse é que reduziria drasticamente, até levar à quase extinção.
> Aliás, podendo levar até à extinção.

Que seja, isso não é ruim per se. Mas eu acho que marcar projetos para a
morte causado pelo lançamento de softwares proprietários como livres é
meio fora da realidade. Não é como se o Gimp fosse um brinquedo perto do
Photoshop. Muita gente até acha isso, mas quem já fundiu o cérebro com
os atalhos do Gimp não vai querer imediatamente ir pra o Photoshop só
porque ele está livre agora.

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <k...@debian.org>