> Estar imune a toda e qualquer pressão evolutiva não é um jeito muito
> eficiente de evoluir.

Banffy, acredite, eu concordo com a maior parte das suas críticas às
empresas estatais - apesar de eu criticar tanto as privatizações. Apesar
de eu não concordar com o modelo de empresas privadas administrando
recursos estratégicos, não acho que as coisas como estão são as ideais. E
a antiga estatal de telefonia realmente não tinha um bom funcionamento. Eu
ainda lembro dos consórcios dos quais minha família participava para
tentar conseguir um telefone.

A "pressão evolutiva" é algo importante sim. Mas não seria possível criar
mecanismos que gerassem esta pressão em empresas estatais? E se a
população pudesse eleger diretamente a direção de uma estatal? E se eles
pudessem ser depostos caso o número de reclamações fôsse muito alto? E se
elas fôssem estatais democráticas e transparentes - como o estado
realmente deveria ser? Não valeria à pena brigar por isso?

Será que um modelo assim não seria superior ao de uma empresa privada?
Haveria pressão evolutiva. E essa pressão evolutiva seria justamente na
direção de fornecer um bom serviço para a população, e não no sentido de
aumentar o lucro da diretoria e dos acionistas. Coisa que não seria
possível em uma empresa privada.

Só porque as estatas atualmente tem problemas, não quer dizer que sempre
vão ter. É preciso distinguir o que são problemas conjunturais
(superáveis) e o que são problemas endêmicos (intrínsecos) à este tipo de
organização.

Eu até acho que a sua idéia de fortalecer a agência reguladora iria
melhorar as coisas. Mas a regulação não é fraca por acaso. As próprias
empresas de telefonia fazem um forte lobby defendendo seus interesses. E
continuariam fazendo, mesmo com a agência reguladora. Ainda que elas não
conseguissem corromper esta agência, brigar contra os interesses delas
seria uma incessante batalha. Com o dinheiro que elas tem, dá para
financiar a campanha de muita gente. É assim que as coisas realmente
funcionam por trás dos panos. :-(

"Sem um fim social, o saber é a maior das futilidades."