Em 18 de outubro de 2014 12:37, <anah...@anahuac.eu> escreveu:

> Ubuntu não é um sistema operacional Livre e não é seguro. Ele vem com
> Spyware de "fábrica" e isso é o mínimo que sabemos.

FUD?
http://en.wikipedia.org/wiki/Fear,_uncertainty_and_doubt

> Como tenho argumentado, é muito pouco provável que com os recursos humanos
> e financeiros à sua disposição, esses sejam os únicos problemas conhecidos.

Você tem alguma notícia que fundamente isso? Se tiver, seria bom alertar,
ainda bem que temos o código-fonte disponível. Temos o poder de auditar se
existem spywares.

Creio que comunidade e Movimento Software Livre deveríamos nos posicionar
> de forma contundente contra o uso de Software Proprietário e em especial,
> Software Livre com "mazelas" de Software Próprietário, que não respeita a
> privacidade, embute códigos maliciosos e não respeita os princípios
> filosóficos do Software Livre.

A FSF já fez isso muito bem:

https://www.gnu.org/philosophy/ubuntu-spyware.html

Por que não colaborar, traduzindo essa página para Português?

O spyware é o envio dos termos de pesquisa, provavelmente não-anônimos a
Amazon utilizados no Dash (barra de ferramentas do SO). É ruim que isso
seja exista por padrão, a boa notícia é que isso pode ser desabilitado. Vou
solicitar a ele que inclua no curso as instruções de desabilitar esse
spyware:

http://sejalivre.org/afinal-o-ubuntu-esta-produzindo-spyware-ou-nao/

> Pode ser que para uma iniciativa OSI,

Não é uma iniciativa OSI,  é de um professor universitário que cuidou por
vários anos da migração de Software Proprietário para Software Livre na
UFG. Ele é o mentor e um dos coordenadores do Projeto Seja Livre da UFG:

http://sejalivre.cercomp.ufg.br/

Através da iniciativa dele, cerca de 20.000 atuais e vários outros que
foram formados pela Universidade, tem a oportunidade de trabalhar
(funcionários e professores), estudar (alunos) e utilizar Software Livre
(GIMP, Firefox, LibreOffice, etc). A melhor opção de Sistema Operacional,
do ponto de vista de maturidade foi Ubuntu. Foi testado vários aspectos
como funcionalidades, reconhecimento a hardware, etc. Com certeza, foi uma
escolha pragmática e não ideológica.

> onde o objetivo é ampliar a base de usuários, iniciados ou não, que
> entendem o que é Software Livre ou não, contendo Software Proprietário ou
> não, a chamada desse curso seja uma boa notícia,

mas para o Movimento Software Livre, certamente não é.

Eu digo que é uma forma de incluir usuários a boas experiências com
Software Livre. Uma vez que experimentam, percebem outra realidade e
conseguem perceber a prisão do Software Proprietário, já é um primeiro
passo.

Condenar a iniciativa e dizer que não é boa notícia é disparar fogo amigo.
Precisamos de tratar a ferida e não  cortar o braço, veja a nota da rodapé
da FSF:

 As of March 2014 we have heard talk of a plan to change Ubuntu to remove
this surveillance malfeature. I hope Ubuntu does make that change and soon,
since that will vindicate free software's reputation. However, reportedly
Ubuntu 14.04 in April 2014 still has the problem.

The presence of nonfree software in Ubuntu is a separate ethical issue. For
Ubuntu to be ethical, that too must be fixed.

https://www.gnu.org/philosophy/ubuntu-spyware.html

Eu mesmo devo futuramente ministrar um curso de Debian, que é minha distro
favorita. Mas também não é considerada livre pela FSF:

http://www.gnu.org/distros/common-distros.html

> Não me cansarei de repetir: SL != OSI

Acho que você rotular tudo que seja pragmático como OSI não é produtivo
para a disseminação do Software Livre.

Eu acho que sua crítica ideológica é válida e bem vinda. Mas acho que suas
energias estão voltadas para o foco errado. Suas habilidades de hacker, por
exemplo, poderia ser empregada em uma solução de hosting+webmail livre
alternativa ao Gmail. O Kyahosting é um software proprietário e você
contribui com o aprisionamento de mais novos usuários. Como você acha que
pode contribuir melhor como ativista do Software Livre na prática?

Meu foco realmente é incluir e não excluir. Enquanto discutimos, tem um
monte de gente sendo incluída no Software Proprietário e não conhecem
Software Livre. O Movimento de Software Livre é social e portanto,
precisamos de focar na liberdade das pessoas, tanto quantitativamente
(excluídos) quanto qualitativamente (novos hackers).