Em 20 de outubro de 2014 16:41,  <anah...@anahuac.eu> escreveu:
> Enquanto isso, para sua diversão e dos demais da lista segue o Guia de como
> obter o código fonte do Zimbra:
> http://wiki.zimbra.com/wiki/Building_Zimbra_using_Git

Anahuac,

A versão que está disponível no Git e a do Kyahosting são diferentes,
8.5 e 8.0.5, respectivamente. Cada uma tem uma licença de uso
diferente, a Zimbra anunciou a mudança recentemente em Junho de 2014
[0].

Mas qual é a relevância da diferença de licenciamento entre as
versões? É muita, pois a versão 8.0.5 não tem licença livre. Mais
ainda, o código-fonte da versão 8.0.5 não é disponível em nenhum
repositório da Zimbra. Portanto, o software é proprietário.

A disponibilidade de código-fonte e licenciamento livre é fundamental:
- para que auditemos se há algum spyware instalado;
- para que possamos criar forks, caso a empresa resolva fechar a
licença do software;

E infelizmente, a versão escolhida para a nova versão 8.5 é GPLv2, que
não garante a liberdade dos usuários Web. Só a GPLv3 garantiria isso
[1].

Enfim, estou realmente interessado em achar um webmail que seja
*realmente livre*. O discurso 'chato' do Anuahac me incitou meu lado
'hacker' a buscar uma solução para isso, admito minha *complacência* e
*preguiça*. Meus requisitos são:
- Licenciamento GLPv3 ou equivalente: o código-fonte da versão de
software tem que estar disponível;
- Tem que suportar criptografia fim-a-fim, com facilidades de
manipulação de chaves;
- Armazenamento criptografado;

Se não achar um software live, irei dar um jeito de produzir algo
assim. Já fiz algumas pesquisas e acho que é viável. Sou professor de
redes e tenho alguns alunos que gostariam de trabalhar com isso como
projeto final de curso.

[0]
http://blog.zimbra.com/blog/archives/2014/06/osi-licenses-zimbra-collaboration-open-source-edition.html
[1] http://sejalivre.org/entenda-as-diferencas-entre-a-gplv2-e-gplv3/