Em 21 de outubro de 2014 01:18, Bruno F. Souza <br...@javaman.com.br> escreveu:
Bruno> O Zimbra tem diversas licencas, mas tbem tem um site bem claro,
com toda a informacao:
Bruno>         http://www.zimbra.com/legal/licensing
Bruno>         versoes anteriores (todas, inclusive a 8.0.5) -
licenciado sob ZPL (Zimbra Public License), baseada na Yahoo Public
License, que eh licenca livre

Segundo a FSF, a YPL é Software Livre:
http://www.gnu.org/licenses/license-list.en.html

E membros da Debian-Legal  diz que não é:

> "6.2 - In the event Zimbra determines that You have
> breached this Agreement, Zimbra may terminate this Agreement." ? Would
> it give Zimbra the power to terminate the license randomly at their
> will I think it's similar to the GPL termination clause: if you're violating
> the license, your rights under the license are retracted.
> GPL termination clause is at
> http://www.fsf.org/licensing/licenses/gpl.html#section8
> and does not allow the copyright holder to determine a breach unlaterally.
Ref.: https://lists.debian.org/debian-legal/2008/03/msg00068.html

Obriga que os julgamentos sejam julgados na jurisdição no condado de
Santa Clara, California.
Ref: https://lists.debian.org/debian-legal/2008/03/msg00062.html

E confirmando o que o Heitor disse:
"3.2. - In any copy of the Software or in any Modification you create,
You must retain and reproduce any and all copyright, patent,
trademark, and attribution notices that are included in the Software
in the same form as they appear in the Software. This includes the
preservation of attribution notices in the form of trademarks or logos
that exist within a user interface of the Software."
-  é realmente obrigatório "fazer propaganda" para a Zimbra, ou seja,
se você fizer um fork, não pode usar sua próprio logo.

Eu concordo com a Debian e discordo com a classificação da FSF. Para
tirar dúvidas, enviei um email para a FSF (licens...@fsf.org), vamos
aguardar.

Outra problema também é que há dois modos de licenciamento no Zimbra:
- Para usuários de binários, na verdade é uma licença de uso (EULA),
chamada ZEUL:
http://www.zimbra.com/legal/zimbra-public-eula-2-5
que garante somente o direito de cópia (liberdade 1) e execução (liberdade 0):

"Zimbra, Inc. (“Zimbra”) grants you, under any and all of its
copyright interest in and to the Product, a royalty-free,
non-exclusive license to copy and execute the executable code version
of the Product."

- Para detentores do código-fonte aplica-se a  ZPL 1.4, que é uma
cópia da YPL e não foi aprovada segundo o crivo da DFSG.

Bruno> (interessante que nem a ZPL  nem a YPL foram submetidas e/ou
aprovadas como licencas Open Source)

Nem a ZPL nem a YPL foram submetidas para a OSI pois elas não
passariam, uma vez que a OSI utiliza a DFSG como critério de Software
Livre.

Bruno> O que significa que o Anahuac fez uma boa escolha e escolheu um
software que da a ele todas as liberdades que ele precisa, totalmente
consistente com a defesa que ele faz ao software livre.

Só que nem a ZEUL (aplicada ao usuário) ZPL (aplicada ao
desenvolvedor) são livres. Muito menos a que foi declarada no próprio
software:

Zimbra 8.0.5_GA_5839 (build 20130910124038) Copyright © 2005-2013
Telligent Systems, Inc. All rights reserved.

Bruno> A discussao interessante eh em relacao ao servico propriamente
dito. Dado que um servico nao eh nem livre nem nao livre (nao existe
uma definicao de um servico livre), essa discussao nao tem nenhum
impacto no servico que o Anahuac oferece, e, na minha opiniao, ele faz
muito bem em ignorar esse "bate boca". O que sempre me surpreende eh
que se o Anahuac tem que passar por esse tipo de "crivo", e crivos
semelhantes sao aplicados a diversas empresas (tive uma discussao
semelhante em outra lista nao muito tempo atras) claramente existe um
desconhecimento e uma falta de concordancia dentro dessa comunidade.

O problema é que se separarmos toda pilha de software distribuído, do
backend ao frontend, como sendo separáveis, perdemos o objetivo final
proteção da liberdade, que é o usuário. Se separarmos, podemos cometer
o erro de dizer que o Gmail é livre, por exemplo, pois utiliza um
backend (banco de dados e outros softwares livres). Um webmail é livre
se todo software que roda no cliente ou no servidor é livre, ou isto
seria errado?

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka