Re: Resp.: qual o melhor sistemas de arquivos ??

2007-04-08 Por tôpico Maxwillian Miorim

On 4/8/07, Fabio Guerrazzi <[EMAIL PROTECTED]> wrote:


> Marcos Lazarini wrote:
> Em 05/04/07, Fabio Guerrazzi<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>>
>> > Marcos Lazarini wrote:
>> > Em 05/04/07, Fabio Guerrazzi<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>> >>
>> >> > Guilherme Moraes wrote:
>> >> > ola a todos !!!
>> >> >
>> >> > qual o melhor sistemas de arquivos para ser usado ??? tanto em
>> >> servidor qt
>> >> > em desktops ???
>> >>
>> >> O melhor é o ext3. Ou você acha que os desenvolvedores Debian
>> >> escolheriam
>> >> o pior como padrão do sistema??
>> >
>> > Bom, pelo seu raciocínio, ele deveria ser o mais genérico não é
>> > bom p/ nada porque tem q funcionar em todos os casos :-)
>> >
>>
>> A minha resposta foi baseada nas discussões que eu já acompanhei (como a
>> atual) e também no que eu já li. Não há consenso, as diferenças não são
>> significativas a ponto de um sistema se tornar unanimidade.
>> Se tal diferença houvesse, alguém já teria desevolvido algo como um
>> tasksel para sistema de arquivos durante a instalação. Tipo: será
>> servidor
>> de arquivos? Então instala tal sistema. Será para multimidia? Então
>> instala outro.
>> Uso em 3 máquinas ext3, já usei xfs. Não é uma preocupação.
>
> Fábio, estou querendo dizer que vc afirmou uma coisa (até aqui tudo
> bem) mas justificou de uma maneira equivocada - o instalador do suse
> usa o reiserfs como default até a ultima versão... e ai? melhor reiser
> ou ext3, pelo seu raciocínio?
> (eles mudaram/mudarão do reiser p/ ext3, mas isso é outra história -
> p/ uma outra thread OT)
>
> Voce poderia usar muitos argumentos como, não use reiser pois já usei
> e travava a cada 20min, reiser me salvou de um crash, ou li que o ext3
> é melhor p/ isso que aquilo, etc etc - mas utilizar um argumento como
> o que vc usou (o default é o melhor), sinceramente não convence
> ninguém.
> Mas parece que com essa sua ultima resposta vc notou o comentário que
> fez e pensa da mesma forma que eu acho.
>
>
>> Esta discussão nada tem a ver com a diferença entre um uno mille, uma
>> toyota fielder e um jipe troller.
>
> Apenas estou usando uma analogia p/ tentar facilitar o raciocínio:
> dizer que qualquer sistema de arquivos guarda seus dados como se
> espera (qquer carro te transporta) - mas nem todo sistema de arquivos
> lida com arquivos grandes ou muitos pequenos da mesma maneira (Ex: seu
> carro tem bancos no lugar de porta-malas, cabe muita gente e qquer
> coisa coloca as malas na ultima fila - não é recomendado, mas
> funciona); seu sistema de arquivos pode ser lento em certos casos (ex:
> carro com portas dos dois lados), etc etc.
> Talvez não tenha sido uma analogia muito feliz, mas eu acho que elas
> ajudam sim na explicação de coisas...
>

Olhando uma comparação entre as difentes distribuições [1], vê-se entre as
maiores:

CentOS - ext3
Debian - ext3
Fedora Core - ext3
Mandriva Linux - ext3
Red Hat Enterprise Linux - ext3
Slackware - ReiserFS
SUSE Linux - ext3
Ubuntu Edubuntu Xubuntu Kubuntu - ext3

Foi por aí que eu afirmei. Entretanto isto não vai contra seus argumentos,
que são corretos.

Abraço e boa páscoa!

1.
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_Linux_distributions#Technical

--
Fabio.


Muitos computadores, como este meu, vêm com Windows de fábrica. Por
vir com Windows de fábrica significa que ele é o melhor sistema
operacional? A resposta é não para a minha necessidade.

É exatamente esta a questão, o padrão nem sempre atende às
necessidades de alguém. Eu, por exemplo, diria para não usar ext em
determinadas situações (quando se tem um banco de dados MySQL usando
exclusivamente MyISAM, por exemplo, onde se trabalha com muitos
arquivos e diretórios minúsculos; o mesmo vale para o cache do Squid -
usaria xfs ou reiser em ambos os casos). Porém há situações em que emu
indico o ext (um MySQL com InnoDB, por exemplo).


Há também muitas instalações com sistemas de arquivos hibridos.
Dependendo da necessidade do sistema chego a usar até 3 sistemas de
arquivos diferentes.

--
Maxwillian Miorim <[EMAIL PROTECTED]>

Esta mensagem se auto destruirá em 5 segundos...



Re: problemas instalação da aceleração 3 d da 9200se

2007-04-08 Por tôpico Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 04/07/2007 08:25 PM, Márcio Pedroso wrote:
> eu realmente nao estou conseguindo instalar segui varios tutoriais e
> nao obtive os resultados ... durante a instalação do driver da ati ele
> da esses erros
> etected configuration:
> Architecture: i686 (32-bit)
> X Server: Xorg 7.1.1
> find: install/usr/X11R6/lib/modules/dri: Arquivo ou diretório não encontrado
> find: install/usr/bin/fireglcontrolpanel: Arquivo ou diretório não
> encontrado
> 
> no xorg.log tem esses erros
> (II) ATI Proprietary Linux Driver Build Information:
> autobuild-rel-r6-8.28.1.1.2.3-driver-lnx-x86-x86_64-287161
> (WW) fglrx: No matching Device section for instance (BusID PCI:1:0:1) found
> (II) fglrx(0): AGP card detected
> (WW) fglrx(0): board is an unknown third party board, chipset is supported
> (II) Loading sub module "ddc"
> (II) fglrx(1): === [R200PreInit] === begin, [s]
> (EE) fglrx(1): Quitting secondary screen -- no monitor specified.
> (EE) fglrx(1): R200PreInit failed
> (II) fglrx(1): === [R200PreInit] === end
> (WW) fglrx(0): Option "VendorName" is not used
> (WW) fglrx(0): Option "ModelName" is not used
> (EE) AIGLX error: dlsym for __driCreateNewScreen_20050727 failed
> (/usr/lib/dri/atiogl_a_dri.so: undefined symbol:
> __driCreateNewScreen_20050727)
> (EE) AIGLX: reverting to software rendering
> 
> se puderem me ajudar vou agradecer muito...
> obrigado

Recomendo que você use etch e use os drivers fglrx do non-free.
Ou então use os drivers livres da ATI, eles costumam funcionar muito
bem.


Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFGGayHCjAO0JDlykYRAvq0AKCDB0JqmjYs4yBzl9ruDUrn1Aj4EwCgmSI4
54I9CdqJoZFDVUd8XNIycIY=
=BmXu
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Debian 4.0 codinome etch foi lançado.

2007-04-08 Por tôpico Fabio Guerrazzi

Em 08/04/07, Rodolfo Allan<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

On 08/04/07, Carlos Eduardo <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>  tenho  no  repositorios  o  testing   oq  muda por  exemplo  para poder
> baixar  os  pacotes  da  versao  Lenny ?
>
>  Em Dom, 2007-04-08 às 17:56 -0300, Davi escreveu:
> Não.
> Significa que o Stable é o Etch, o testing é o Lenny e o SID é o... SID...
> =P

Devo mudar no meu sources.list, onde diz etch por lenny? Ou basta por
testing em tudo, com o amigo acima sugeriu? Eu coloquei testing e
tenho que atualiza uns 15 pacotes só... estranho?


Com etch no sources list eu não tenho nada para baixar. Já com
testing, o download vai para  397MB...



Re: Debian 4.0 codinome etc h foi lançado.

2007-04-08 Por tôpico Still
* Konnichiwa Rodolfo Allan-sama:
> On 08/04/07, Carlos Eduardo <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> > tenho  no  repositorios  o  testing   oq  muda por  exemplo  para 
> > poder
> >baixar  os  pacotes  da  versao  Lenny ?
> >
> > Em Dom, 2007-04-08 às 17:56 -0300, Davi escreveu:
> >Não.
> >Significa que o Stable é o Etch, o testing é o Lenny e o SID é 
> >o... SID...
> >=P
> 
> Devo mudar no meu sources.list, onde diz etch por lenny? Ou basta 
> por
> testing em tudo, com o amigo acima sugeriu? Eu coloquei testing e
> tenho que atualiza uns 15 pacotes só... estranho?

Se vc muda para o nome específico, vc só atualiza os pacotes
dessa versão. Se vc coloca stable, testing vc sempre vai estar usando a
versão stable ou testing, independente do nome da versão stable ou
testing.

[]'s,

Still
--
Nelson Luiz Campos  .''`. | I hear; I forget.
Engenheiro Eletricista : :'  :| I see; I remember.
Linux User #89621 UIN 11464303 `. `'` | I do; I understand.
gpgID: 55577339 Skype Still_by_Still `-   | Chinese Proverb


signature.asc
Description: Digital signature


Re: Queda de energia + ext3 + arquivo vazio

2007-04-08 Por tôpico Davi
Em Domingo 08 Abril 2007 18:11, Rodolfo Allan escreveu:
> "DON'T PANIC"
>
> Não tem nenhum ~arquivo.php no diretório??
>
> Aqui em geral mando fazer uma cópia em outro diretório dessas coisas
> toda vez que salva.
>
> Ro
> 
> 42
>

Não... =(
Nada de ~arquivo.php ou arquivo.php~... =(

Eu estava trabalhando em três arquivos:
aliancas.php
classes.php
constantes.php

o unico (.*)?~(.*)? que tem é
classes.php~

Mais dicas??

TIA


-- 
Davi Vidal
[EMAIL PROTECTED]
[EMAIL PROTECTED]
--

Agora com fortune:
"Buttercup: Uh-oh. Look!"



Re: Queda de energia + ext3 + arquivo vazio

2007-04-08 Por tôpico Rodolfo Allan

"DON'T PANIC"

Não tem nenhum ~arquivo.php no diretório??

Aqui em geral mando fazer uma cópia em outro diretório dessas coisas
toda vez que salva.

Ro

42


On 08/04/07, Davi <[EMAIL PROTECTED]> wrote:



Boa tarde e, para quem acredita, feliz páscoa...

Eu estava, alegremente, trabalhando em 3 arquivos no meu pc numa típica manhã
de feriado curitibano (leia-se: domingo com chuva), salvando os arquivos a
cada linha importante...
De repente, como esperado, caí a luz... Eu estava tranqüilo, afinal salvei
meus arquivos...
Assim que volta a luz, a surpresa: dos 3 arquivos, o principal perdeu _todas_
as alterações. Os outros 2 tiveram as alterações salvas...

São 3 arquivos em PHP e eu estava utilizando o Zend Studio...
O que posso/devo fazer, além de reescrever tudo denovo?

Agradeço imensamente qualquer solução milagrosa!! =)

[]s

--
Davi Vidal
[EMAIL PROTECTED]
[EMAIL PROTECTED]
--

Agora com fortune:
"The Kappamaki, a whaling research ship, was currently researching the
question: How many whales can you catch in one week?
-- (Terry Pratchett & Neil Gaiman, Good Omens)"






Re: Debian 4.0 codinome etch foi lançado.

2007-04-08 Por tôpico Rodolfo Allan

On 08/04/07, Carlos Eduardo <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

 tenho  no  repositorios  o  testing   oq  muda por  exemplo  para poder
baixar  os  pacotes  da  versao  Lenny ?

 Em Dom, 2007-04-08 às 17:56 -0300, Davi escreveu:
Não.
Significa que o Stable é o Etch, o testing é o Lenny e o SID é o... SID...
=P


Devo mudar no meu sources.list, onde diz etch por lenny? Ou basta por
testing em tudo, com o amigo acima sugeriu? Eu coloquei testing e
tenho que atualiza uns 15 pacotes só... estranho?

Ro

DON'T PANIC



Re: qual o melhor sistemas de arquivos ??

2007-04-08 Por tôpico Rodolfo Allan

On 05/04/07, Junior Polegato - Linux <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

  No geral, uso esses três fs, mas depois da prisão do mantenedor do
reizerfs, estou pensando seriamente em passar os reiserfs para ext3.
  Espero que minha experiência tenha ajudado.


Desculpe o comentário aparentemente ignorante mas o que tem a ver o
homem ter sido preso com o sistema que ele fez? Se é por ser o
mantedor, ele não era o único... devem ter mais pessoas trabalhando
nisso.

Eu vi que saiu já o Reiser4. Pelo que li, o Reiser é um fs que promete
substituir o ext a longo prazo por ser bem mais prático e rápido,
exceto pelo consumo do cpu, precisa ver se o reiser4 resolveu isso.

Ro

DON'T PANIC



Re: Debian 4.0 codinome etch foi lançado.

2007-04-08 Por tôpico Carlos Eduardo



ola  a todos

uam  duvida  minha  aqui


tenho  no  repositorios  o  testing   oq  muda por  exemplo  para poder
baixar  os  pacotes  da  versao  Lenny ?

obrigado


Em Dom, 2007-04-08 às 17:56 -0300, Davi escreveu:

> Em Domingo 08 Abril 2007 17:49, Rodolfo Allan escreveu:
> > Isso significa que o Stable agora é o Etch e o Testing é o SID?
> >
> > Rodolfo.
> >
> 
> Não.
> Significa que o Stable é o Etch, o testing é o Lenny e o SID é o... SID... =P
> 
> []s
> 


Queda de energia + ext3 + arquivo vazio

2007-04-08 Por tôpico Davi


Boa tarde e, para quem acredita, feliz páscoa...

Eu estava, alegremente, trabalhando em 3 arquivos no meu pc numa típica manhã 
de feriado curitibano (leia-se: domingo com chuva), salvando os arquivos a 
cada linha importante...
De repente, como esperado, caí a luz... Eu estava tranqüilo, afinal salvei 
meus arquivos...
Assim que volta a luz, a surpresa: dos 3 arquivos, o principal perdeu _todas_ 
as alterações. Os outros 2 tiveram as alterações salvas...

São 3 arquivos em PHP e eu estava utilizando o Zend Studio...
O que posso/devo fazer, além de reescrever tudo denovo?

Agradeço imensamente qualquer solução milagrosa!! =)

[]s

-- 
Davi Vidal
[EMAIL PROTECTED]
[EMAIL PROTECTED]
--

Agora com fortune:
"The Kappamaki, a whaling research ship, was currently researching the
question: How many whales can you catch in one week?
-- (Terry Pratchett & Neil Gaiman, Good Omens)"



Re: Debian 4.0 codinome etch foi lançado.

2007-04-08 Por tôpico Davi
Em Domingo 08 Abril 2007 17:49, Rodolfo Allan escreveu:
> Isso significa que o Stable agora é o Etch e o Testing é o SID?
>
> Rodolfo.
>

Não.
Significa que o Stable é o Etch, o testing é o Lenny e o SID é o... SID... =P

[]s

-- 
Davi Vidal
[EMAIL PROTECTED]
[EMAIL PROTECTED]
--

Agora com fortune:
"Neil Armstrong tripped."



Re: Resp.: qual o melhor sistemas de arquivos ??

2007-04-08 Por tôpico Fabio Guerrazzi

> Marcos Lazarini wrote:
> Em 05/04/07, Fabio Guerrazzi<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>>
>> > Marcos Lazarini wrote:
>> > Em 05/04/07, Fabio Guerrazzi<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>> >>
>> >> > Guilherme Moraes wrote:
>> >> > ola a todos !!!
>> >> >
>> >> > qual o melhor sistemas de arquivos para ser usado ??? tanto em
>> >> servidor qt
>> >> > em desktops ???
>> >>
>> >> O melhor é o ext3. Ou você acha que os desenvolvedores Debian
>> >> escolheriam
>> >> o pior como padrão do sistema??
>> >
>> > Bom, pelo seu raciocínio, ele deveria ser o mais genérico não é
>> > bom p/ nada porque tem q funcionar em todos os casos :-)
>> >
>>
>> A minha resposta foi baseada nas discussões que eu já acompanhei (como a
>> atual) e também no que eu já li. Não há consenso, as diferenças não são
>> significativas a ponto de um sistema se tornar unanimidade.
>> Se tal diferença houvesse, alguém já teria desevolvido algo como um
>> tasksel para sistema de arquivos durante a instalação. Tipo: será
>> servidor
>> de arquivos? Então instala tal sistema. Será para multimidia? Então
>> instala outro.
>> Uso em 3 máquinas ext3, já usei xfs. Não é uma preocupação.
>
> Fábio, estou querendo dizer que vc afirmou uma coisa (até aqui tudo
> bem) mas justificou de uma maneira equivocada - o instalador do suse
> usa o reiserfs como default até a ultima versão... e ai? melhor reiser
> ou ext3, pelo seu raciocínio?
> (eles mudaram/mudarão do reiser p/ ext3, mas isso é outra história -
> p/ uma outra thread OT)
>
> Voce poderia usar muitos argumentos como, não use reiser pois já usei
> e travava a cada 20min, reiser me salvou de um crash, ou li que o ext3
> é melhor p/ isso que aquilo, etc etc - mas utilizar um argumento como
> o que vc usou (o default é o melhor), sinceramente não convence
> ninguém.
> Mas parece que com essa sua ultima resposta vc notou o comentário que
> fez e pensa da mesma forma que eu acho.
>
>
>> Esta discussão nada tem a ver com a diferença entre um uno mille, uma
>> toyota fielder e um jipe troller.
>
> Apenas estou usando uma analogia p/ tentar facilitar o raciocínio:
> dizer que qualquer sistema de arquivos guarda seus dados como se
> espera (qquer carro te transporta) - mas nem todo sistema de arquivos
> lida com arquivos grandes ou muitos pequenos da mesma maneira (Ex: seu
> carro tem bancos no lugar de porta-malas, cabe muita gente e qquer
> coisa coloca as malas na ultima fila - não é recomendado, mas
> funciona); seu sistema de arquivos pode ser lento em certos casos (ex:
> carro com portas dos dois lados), etc etc.
> Talvez não tenha sido uma analogia muito feliz, mas eu acho que elas
> ajudam sim na explicação de coisas...
>

Olhando uma comparação entre as difentes distribuições [1], vê-se entre as
maiores:

CentOS - ext3
Debian - ext3
Fedora Core - ext3
Mandriva Linux - ext3
Red Hat Enterprise Linux - ext3
Slackware - ReiserFS
SUSE Linux - ext3
Ubuntu Edubuntu Xubuntu Kubuntu - ext3

Foi por aí que eu afirmei. Entretanto isto não vai contra seus argumentos,
que são corretos.

Abraço e boa páscoa!

1.
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_Linux_distributions#Technical

-- 
Fabio.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Debian 4.0 codinome etch foi lançado.

2007-04-08 Por tôpico Rodolfo Allan

Isso significa que o Stable agora é o Etch e o Testing é o SID?

Rodolfo.

On 08/04/07, Fabiano Manoel de Andrade <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Olá Pessoal.

Com muito prazer que venho anunciar que acabei de acessar a página oficial
do debian com a notícia do lançamento da tão esperada versão 4.0 do debian.
___
Release Notes
Debian GNU/Linux 4.0 released

April 8th, 2007

The Debian Project is pleased to announce the official release of Debian
GNU/Linux version 4.0, codenamed etch, after 21 months of constant
development. Debian GNU/Linux is a free operating system which supports a
total of eleven processor architectures and includes the KDE, GNOME and Xfce
desktop environments. It also features cryptographic software and
compatibility with the FHS v2.3 and software developed for version 3.1 of
the LSB.

Using a now fully integrated installation process, Debian GNU/Linux 4.0
comes with out-of-the-box support for encrypted partitions. This release
introduces a newly developed graphical frontend to the installation system
supporting scripts using composed characters and complex languages; the
installation system for Debian GNU/Linux has now been translated to 58
languages.

Also beginning with Debian GNU/Linux 4.0, the package management system has
been improved regarding security and efficiency. Secure APT allows the
verification of the integrity of packages downloaded from a mirror. Updated
package indices won't be downloaded in their entirety, but instead patched
with smaller files containing only differences from earlier versions.

Debian GNU/Linux runs on computers ranging from palmtops and handheld
systems to supercomputers, and on nearly everything in between. A total of
eleven architectures are supported including: Sun SPARC (sparc), HP Alpha
(alpha), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), Intel IA-32 (i386) and IA-64
(ia64), HP PA-RISC (hppa), MIPS (mips, mipsel), ARM (arm), IBM S/390 (s390)
and – newly introduced with Debian GNU/Linux 4.0 – AMD64 and Intel EM64T
(amd64).

Debian GNU/Linux can be installed from various installation media such as
DVDs, CDs, USB sticks and floppies, or from the network. GNOME is the
default desktop environment and is contained on the first CD. The K Desktop
Environment (KDE) and the Xfce desktop can be installed through two new
alternative CD images. Also newly available with Debian GNU/Linux 4.0 are
multi-arch CDs and DVDs supporting installation of multiple architectures
from a single disc.

Debian GNU/Linux can be downloaded right now via bittorent (the recommended
way), jigdo or HTTP; see Debian GNU/Linux on CDs for further information. It
will soon be available on DVD and CD-ROM from numerous vendors, too.

This release includes a number of updated software packages, such as the K
Desktop Environment 3.5 (KDE), an updated version of the GNOME desktop
environment 2.14, the Xfce 4.4 desktop environment, the GNUstep desktop 5.2,
X.Org 7.1, OpenOffice.org 2.0.4a, GIMP 2.2.13, Iceweasel (an unbranded
version of Mozilla Firefox 2.0.0.3), Icedove (an unbranded version of
Mozilla Thunderbird 1.5), Iceape (an unbranded version of Mozilla Seamonkey
1.0.8), PostgreSQL 8.1.8, MySQL 5.0.32, GNU Compiler Collection 4.1.1, Linux
kernel version 2.6.18, Apache 2.2.3, Samba 3.0.24, Python 2.4.4 and 2.5,
Perl 5.8.8, PHP 4.4.4 and 5.2.0, Asterisk 1.2.13, and more than 18,000 other
ready to use software packages.

Upgrades to Debian GNU/Linux 4.0 from the previous release, Debian GNU/Linux
3.1 codenamed sarge, are automatically handled by the aptitude package
management tool for most configurations, and to a certain degree also by the
apt-get package management tool. As always, Debian GNU/Linux systems can be
upgraded quite painlessly, in place, without any forced downtime, but it is
strongly recommended to read the release notes for possible issues. For
detailed instructions about installing and upgrading Debian GNU/Linux,
please see the release notes. Please note that the release notes will be
further improved and translated to additional languages in the coming weeks.


__

Viva e vida longa ao debian.







Re: Swap.

2007-04-08 Por tôpico henrique
--- oeslei taborda ribas <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Pessoal.
> 
>  Estava procurando informações sobre gerenciamento de memoria no
> Linux e encontrei um post na web em 
>http://linux.wordpress.com/2007/03/28/tip-manage-the-use-of-swap-memory/
> Alguem sabe dizer se procede essas informações ? 

http://www-128.ibm.com/developerworks/linux/library/l-linux-memory.html?ca=dgr-lnxw75LinuxMemory

> Pergunta porque o Kernel seta para usar 60% da memoria swap, o ideal
> não é o quanto menos melhor ?

Sim, é. E não é. Na verdade, depende ;)

> Porque a memoria RAM não é mais rápida?

Sim, é. 

Pelo artigo que você citou, e pelo artigo que a ibm disponibilizou,
esta opção seta apenas a proporção de uso do swap em relação aos
buffers e cache. E quanto menor o valor, menor a quantidade de espaço
em ram destinada a cache e buffers, porque a *tendencia* setada é
maximizar o uso de swap para aplicações. E ainda de acordo com os
artigos, caso você tenha alguma aplicação que faça leitura e escrita de
dados no hd, por exemplo banco de dados, o seu sistema pode ficar é
mais lento. Porque? porque o tamanho de cache de ram e buffers será
minimizado de acordo com a *tendencia* que você especificou.

O artigo ainda diz: se você é um $homeuser com um pc com 2gb de ram ou
mais, pode abaixar a tendencia de uso para 10...  ... Caso contrário,
deixe em 60 mesmo. :D :D :D

(estou aberto a complementações/correções/apedrejamentos em caso de ter
interpretado erroneamente ou incompletamente os artigos...rsrssr)

[ ]s, e divirta-se.
Henry


> At+
> Oéslei.
> 


__
Fale com seus amigos  de graça com o novo Yahoo! Messenger 
http://br.messenger.yahoo.com/ 


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Debian 4.0 codinome etch foi lançado.

2007-04-08 Por tôpico Fabiano Manoel de Andrade

Olá Pessoal.

Com muito prazer que venho anunciar que acabei de acessar a página oficial
do debian com a notícia do lançamento da tão esperada versão 4.0 do debian.
___
Release Notes
Debian GNU/Linux 4.0 released

*April 8th, 2007*

The Debian Project is pleased to announce the official release of Debian
GNU/Linux version 4.0, codenamed etch, after 21 months of constant
development. Debian GNU/Linux is a free operating system which supports a
total of eleven processor architectures and includes the KDE, GNOME and Xfce
desktop environments. It also features cryptographic software and
compatibility with the FHS v2.3 and software developed for version 3.1 of
the LSB.

Using a now fully integrated installation process, Debian GNU/Linux
4.0comes with out-of-the-box support for encrypted partitions. This
release
introduces a newly developed graphical frontend to the installation system
supporting scripts using composed characters and complex languages; the
installation system for Debian GNU/Linux has now been translated to 58
languages.

Also beginning with Debian GNU/Linux 4.0, the package management system has
been improved regarding security and efficiency. Secure APT allows the
verification of the integrity of packages downloaded from a mirror. Updated
package indices won't be downloaded in their entirety, but instead patched
with smaller files containing only differences from earlier versions.

Debian GNU/Linux runs on computers ranging from palmtops and handheld
systems to supercomputers, and on nearly everything in between. A total of
eleven architectures are supported including: Sun SPARC (sparc), HP Alpha
(alpha), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), Intel IA-32 (i386) and IA-64
(ia64), HP PA-RISC (hppa), MIPS (mips, mipsel), ARM (arm), IBM S/390 (s390)
and – newly introduced with Debian GNU/Linux 4.0 – AMD64 and Intel EM64T
(amd64).

Debian GNU/Linux can be installed from various installation media such as
DVDs, CDs, USB sticks and floppies, or from the network. GNOME is the
default desktop environment and is contained on the first CD. The K Desktop
Environment (KDE) and the Xfce desktop can be installed through two new
alternative CD images. Also newly available with Debian GNU/Linux 4.0 are
multi-arch CDs and DVDs supporting installation of multiple architectures
from a single disc.

Debian GNU/Linux can be downloaded right now via bittorent (the recommended
way), jigdo or HTTP; see Debian GNU/Linux on
CDsfor further information. It will soon
be available on DVD and CD-ROM from
numerous vendors , too.

This release includes a number of updated software packages, such as the K
Desktop Environment 3.5 (KDE), an updated version of the GNOME desktop
environment 2.14, the Xfce 4.4 desktop environment, the GNUstep desktop 5.2,
X.Org 7.1, OpenOffice.org 2.0.4a, GIMP 2.2.13, Iceweasel (an unbranded
version of Mozilla Firefox 2.0.0.3), Icedove (an unbranded version of
Mozilla Thunderbird 1.5), Iceape (an unbranded version of Mozilla Seamonkey
1.0.8), PostgreSQL 8.1.8, MySQL 5.0.32, GNU Compiler Collection 4.1.1, Linux
kernel version 2.6.18, Apache 2.2.3, Samba 3.0.24, Python 2.4.4 and 2.5,
Perl 5.8.8, PHP 4.4.4 and 5.2.0, Asterisk 1.2.13, and more than 18,000 other
ready to use software packages.

Upgrades to Debian GNU/Linux 4.0 from the previous release, Debian GNU/Linux
3.1 codenamed sarge, are automatically handled by the aptitude package
management tool for most configurations, and to a certain degree also by the
apt-get package management tool. As always, Debian GNU/Linux systems can be
upgraded quite painlessly, in place, without any forced downtime, but it is
strongly recommended to read the release notes for possible issues. For
detailed instructions about installing and upgrading Debian GNU/Linux,
please see the release
notes.
Please note that the release notes will be further improved and translated
to additional languages in the coming weeks.

__

Viva e vida longa ao debian.