Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-08 Por tôpico Alessandro de Souza Rocha
eu nao sei ai mais a telemar faz um OSPF ou BGP no nos circuitos do provedor
sao 3 links de 2mb.

Em 08/05/08, Renato Frederick<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Marcio, a operadora não consegue fazer o balanceamento na ponta dela não?
> Se ela puder fazer o balanceamento, é só no seu router você colocar 2 rotas
> default e a operadora vai fazer o resto.
>
> Se for cisco,
>
> Ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial0
> Ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial1
>
> Ip cef
>
> E pronto.
>
> Agora, se por problemas técnicos ela lhe entregar 2 circuitos que terminam
> em switch diferentes ou até pior um POP diferente, aí realmente ela não pode
> fazer nada.
>
> Se for a 2a opção muito provavelmente ela vai entregar 2 ranges distintos de
> IP.
>
> Respondendo a pergunta, você não vai poder balancear não porque nenhum
> deles, pf, ipf, ipfw, iptables, ipchains(!) sabe sobre o estado do link
> entao, não sabe se está saturado ou não.
>
> O que eles fazem é roundrobin que, como foi falado, joga cada requisição em
> um link e para aplicativos simples como DNS, pequenas requisições http
> funciona até de acordo.
>
> No seu caso talvez a operadora pudesse fazer exclusivamente para você um
> OSPF ou BGP privado entre os 2 circuitos(mesmo que sejam em pontos
> diferentes) e lhe garantir redundância e balanceamento, mas duvido que ela o
> faça até pelo tamanho do circuito e se é tão afastado, provavelmente ela
> pode não possuir recursos técnicos para fazê-lo.
>
>
> Talvez você possa comprar isto aqui:
>
> http://www.linksys.com/servlet/Satellite?childpagename=US%2FLayout&packedarg
> s=c%3DL_Product_C2%26cid%3D1115416833289&pagename=Linksys%2FCommon%2FVisitor
> Wrapper
>
> Nele você ligaria as 2WAN e falaria qual a velocidade máxima de up/down.
> Ele possui um contador snmp e um esquema de script que, quando se aproxima
> do máximo, ele desvia o tráfego para a outra WAN, fazendo um balanceamento.
>
> Ele pode detectar que o link caiu com testes de ping/http GET, mas, como
> falado, ele não sabe sobre a qualidade do link(se você setou que a
> velocidade do link é  512k e a operadora está com gargalo em 256k, para ele
> está tudo OK).
>
> Já usei em um caso parecido com o seu, mas tive problemas quando o explicado
> acima ocorria, mas era culpa da operadora, não do equipamento.
>
> >
> > Renato,
> > Pegando o bonde andando, estou com esse problema agora, pessoal da BRT
> > vai instalar pra mim em uma das unidades da empresa dois link de 256kb,
> > como essa unidade é muito retirada do centro da cidade, não é possível
> > ter um único link de 512, então irão colocar dois links de 256kb. Com o
> > pf posso fazer um balanceamento desses links para não saturar os mesmos?
> > Tipo, balancear a carga, será que vai ficar utilizável?
> >
> > Abraço,
> >
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>


-- 

Alessandro de Souza Rocha
Administrador de Redes e Sistemas
FreeBSD-BR User #117
Yahoo! Msg: [EMAIL PROTECTED]

 Powered by 

  (__)
   \\\'',)
 \/  \ ^
 .\._/_)

 www.FreeBSD.org
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-08 Por tôpico Renato Frederick
Marcio, a operadora não consegue fazer o balanceamento na ponta dela não?
Se ela puder fazer o balanceamento, é só no seu router você colocar 2 rotas
default e a operadora vai fazer o resto.

Se for cisco, 

Ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial0
Ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial1

Ip cef

E pronto.

Agora, se por problemas técnicos ela lhe entregar 2 circuitos que terminam
em switch diferentes ou até pior um POP diferente, aí realmente ela não pode
fazer nada.

Se for a 2a opção muito provavelmente ela vai entregar 2 ranges distintos de
IP.

Respondendo a pergunta, você não vai poder balancear não porque nenhum
deles, pf, ipf, ipfw, iptables, ipchains(!) sabe sobre o estado do link
entao, não sabe se está saturado ou não.

O que eles fazem é roundrobin que, como foi falado, joga cada requisição em
um link e para aplicativos simples como DNS, pequenas requisições http
funciona até de acordo.

No seu caso talvez a operadora pudesse fazer exclusivamente para você um
OSPF ou BGP privado entre os 2 circuitos(mesmo que sejam em pontos
diferentes) e lhe garantir redundância e balanceamento, mas duvido que ela o
faça até pelo tamanho do circuito e se é tão afastado, provavelmente ela
pode não possuir recursos técnicos para fazê-lo.


Talvez você possa comprar isto aqui:

http://www.linksys.com/servlet/Satellite?childpagename=US%2FLayout&packedarg
s=c%3DL_Product_C2%26cid%3D1115416833289&pagename=Linksys%2FCommon%2FVisitor
Wrapper

Nele você ligaria as 2WAN e falaria qual a velocidade máxima de up/down.
Ele possui um contador snmp e um esquema de script que, quando se aproxima
do máximo, ele desvia o tráfego para a outra WAN, fazendo um balanceamento.

Ele pode detectar que o link caiu com testes de ping/http GET, mas, como
falado, ele não sabe sobre a qualidade do link(se você setou que a
velocidade do link é  512k e a operadora está com gargalo em 256k, para ele
está tudo OK).

Já usei em um caso parecido com o seu, mas tive problemas quando o explicado
acima ocorria, mas era culpa da operadora, não do equipamento.

> 
> Renato,
> Pegando o bonde andando, estou com esse problema agora, pessoal da BRT
> vai instalar pra mim em uma das unidades da empresa dois link de 256kb,
> como essa unidade é muito retirada do centro da cidade, não é possível
> ter um único link de 512, então irão colocar dois links de 256kb. Com o
> pf posso fazer um balanceamento desses links para não saturar os mesmos?
> Tipo, balancear a carga, será que vai ficar utilizável?
> 
> Abraço,
> 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-08 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Renato Frederick escreveu:
> CARP vai fazer com que um servidor, caso caia, outro entre em produção
> imediatamente, fazendo redundância de hardware. Muito útil para se usar por
> ex, 2 servidores que fazem papel de firewall. Com 1 só, se ele queima ou
> trava, literalmente toda a rede pára, só voltando com intervenção física.
> 
> Detectar falha de link internet é outra história. Pode-se até fazer alguma
> gambiarra pra detectar se o link da xl0 está down ou se o ping até o
> roteador parou e tomar providencia, mas calcular congestão de link, perda de
> qualidade e etc são outros 500. :)
>  

Renato,
Pegando o bonde andando, estou com esse problema agora, pessoal da BRT
vai instalar pra mim em uma das unidades da empresa dois link de 256kb,
como essa unidade é muito retirada do centro da cidade, não é possível
ter um único link de 512, então irão colocar dois links de 256kb. Com o
pf posso fazer um balanceamento desses links para não saturar os mesmos?
Tipo, balancear a carga, será que vai ficar utilizável?

Abraço,

- --
Márcio Luciano Donada 
Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense
Departamento de T.I.
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFIIf7QbjyCr4Ixg0wRAldtAKCP+4gT98ngJwqf09lPlWqp/vtnRQCeLo7d
uW3PSOc82YU/Vrpv31fTVAg=
=Z+yb
-END PGP SIGNATURE-
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-05 Por tôpico Renato Frederick
CARP vai fazer com que um servidor, caso caia, outro entre em produção
imediatamente, fazendo redundância de hardware. Muito útil para se usar por
ex, 2 servidores que fazem papel de firewall. Com 1 só, se ele queima ou
trava, literalmente toda a rede pára, só voltando com intervenção física.

Detectar falha de link internet é outra história. Pode-se até fazer alguma
gambiarra pra detectar se o link da xl0 está down ou se o ping até o
roteador parou e tomar providencia, mas calcular congestão de link, perda de
qualidade e etc são outros 500. :)
 
> 
> CARP não se aplica para detectar falhas de link?
> 
> --
> Celso Vianna
> BSD User: 51318
> http://www.bsdcounter.org
> 
> 63 8404-8559
> Palmas/TO
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-05 Por tôpico pitombera
Lucas Mocellin wrote:
> entendo.
>
> é um problema meio obscuro para mim ainda.
>
> tenho uma maquina com um link de 4mb, e coloquei outra com 4MB tambem, o
> trafego sujo eu jogo para essa segunda maquina.
>
> gostaria que os links estivessem no mesmo hardware, mas infelizmente tive
> problemas com o squid com o outgoing_tcp_address que nao funcionou direito,
> ele mudava o ip pro nat mas continuava saindo pela interface errada, acabei
> desistindo.
>
> a principio gostaria de ter 2 links na mesma maquina e escolher "o que sai
> por qual". mas indo um pouco mais adiante, gostaria de fazer balanceamento e
> priorizar alguns tipos de pacotes.
>
> o roundrobin seria o "1 pra ca, outro pra la", sem nenhuma verificacao do
> tamanho da banda ou controle, certo?
>
> alguem ja fez algo parecido para freebsd ou linux?
>
> Obrigado,
>
> Lucas.
>
> 2008/5/2 Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]>:
>
>   
>> Lucas, não faz.
>>
>> Para ele saber que o link caiu, só sendo linkstate e o pf não sabe nada
>> disto, só um protocolo linkstate como ospf.
>>
>> Soluções comerciais que fazem isto com links "normais", como o
>> linkproof(voltao ao mercado corporativo) ou RVP da linksys(domestico), se
>> valem de scripts que testam cada link via ping/get via http em cada
>> interface e caso caiam removem a interface.
>>
>> O linkproof ainda faz mais, ele publica no dns as 2 entradas e caso uma
>> caia
>> remove do registro a inativa, com um ttl pequeno.
>>
>> E é importante saber que qualquer que seja a solução, ela não balancea, só
>> roundrobin.
>>
>> Então mesmo que um link esteja 90% usado e o outro 1%, ele não possui
>> capacidade de saber que agora é para usar só o link livre até eles ficarem
>> de uso igual.
>>
>>
>>
>>
>>
>> 
>>> -Original Message-
>>> From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
>>> Behalf Of Lucas Mocellin
>>> Sent: Friday, May 02, 2008 9:51 AM
>>> To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
>>> Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
>>>
>>> entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema eh
>>>   
>> o
>> 
>>> mesmo.
>>>
>>> exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai ele
>>> nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.
>>>
>>> nao encontrei como fazer esse controle.
>>>
>>> 2008/5/2 Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]>:
>>>
>>>   
>>>> Não.
>>>>
>>>> No caso aí 50% vai dar erro.
>>>>
>>>> O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão
>>>> 
>>> de
>>>   
>>>> novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.
>>>>
>>>> Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).
>>>>
>>>> 
>>>>> -Original Message-
>>>>> From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
>>>>>   
>>> On
>>>   
>>>>> Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
>>>>> Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
>>>>> To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
>>>>> Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
>>>>>
>>>>> Gule,
>>>>>
>>>>> Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa
>>>>>   
>>> questão
>>>   
>>>> do
>>>> 
>>>>> balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo,
>>>>>   
>>> todo
>>>   
>>>>> tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2...
>>>>>   
>>> lendo
>>>   
>>>>> esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:
>>>>>
>>>>> #  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
>>>>> pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2
>>>>>   
>> $ext_gw2)
>> 
>>> }
>>>   
>>>>> round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state
>>>>>
>>>>> Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa
>>>>>   

Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-05 Por tôpico Celso Viana
2008/5/2 Lucas Mocellin <[EMAIL PROTECTED]>:
> entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema eh o
>  mesmo.
>
>  exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai ele
>  nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.
>
>  nao encontrei como fazer esse controle.
>
>  2008/5/2 Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]>:
>
>
>
>  > Não.
>  >
>  > No caso aí 50% vai dar erro.
>  >
>  > O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão de
>  > novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.
>  >
>  > Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).
>  >
>  > > -Original Message-
>  > > From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
>  > > Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
>  > > Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
>  > > To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
>  > > Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
>  > >
>  > > Gule,
>  > >
>  > > Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa questão
>  > do
>  > > balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo, todo
>  > > tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2... lendo
>  > > esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:
>  > >
>  > > #  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
>  > > pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2 $ext_gw2) }
>  > > round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state
>  > >
>  > > Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa de
>  > > enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como funciona
>  > > isso?
>  > >
>  > > Abraço,
>  > >
>  > > --
>  > > Welkson Renny de Medeiros
>  > > Focus Automação Comercial
>  > > Desenvolvimento / Gerência de Redes
>  > > [EMAIL PROTECTED]
>  > >
>  > >
>  > >
>  > >   Powered by 
>  > >
>  > >(__)
>  > >         \\\'',)
>  > >       \/  \ ^
>  > >   .\._/_)
>  > >
>  > >   www.FreeBSD.org
>  > >
>  > >
>  > >
>  > > - Original Message -
>  > > From: "Gule #" <[EMAIL PROTECTED]>
>  > > To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
>  > > 
>  > > Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
>  > > Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
>  > >
>  > >
>  > > FreeBSD + PF
>  > >
>  > > Tem um link que sempre ajuda a galera.
>  > >
>  > > http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27&tipo=2
>  > >
>  > > Eu tenho 3 links aqui com load balance.
>  > >
>  > > []s
>  > >
>  > > On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim <[EMAIL PROTECTED]>
>  > > wrote:
>  > >
>  > > > Boa tarde pessoal!
>  > > >
>  > > > A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
>  > > > fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
>  > > > com algumas duvidas de como implementar isso.
>  > > >
>  > > > Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
>  > > > Minha duvida é a seguinte:
>  > > >
>  > > > Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
>  > > > outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
>  > > > 200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
>  > > > mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
>  > > > pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
>  > > > queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
>  > > > vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links
>  > > >
>  > > > Espero ter explicado corretamente!!!
>  > > >
>  > > > Se alguem puder ajudar eu agradeco!
>  > > >
>  > > > Cleyton.
>  > > > -
>  > > > Histórico: htt

Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-05 Por tôpico Renato Frederick


> -Original Message-
> From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
> Behalf Of Lucas Mocellin
> Sent: Friday, May 02, 2008 10:53 AM
> To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> 
> entendo.
> 
> é um problema meio obscuro para mim ainda.
> 
> tenho uma maquina com um link de 4mb, e coloquei outra com 4MB tambem, o
> trafego sujo eu jogo para essa segunda maquina.
> 

OK, isto funciona tanto no ipfw quanto no pf.

> gostaria que os links estivessem no mesmo hardware, mas infelizmente tive
> problemas com o squid com o outgoing_tcp_address que nao funcionou
> direito,
> ele mudava o ip pro nat mas continuava saindo pela interface errada,
> acabei
> desistindo.

Nunca usei 2squid na mesma máquina, deve dar problemas mesmo, deve sair pela
rota default, mas não sei, sempre optei por separar os servidores
fisicamente, por performance e para ter um backup de hardware.

> 
> a principio gostaria de ter 2 links na mesma maquina e escolher "o que sai
> por qual". mas indo um pouco mais adiante, gostaria de fazer balanceamento
> e
> priorizar alguns tipos de pacotes.
> 
> o roundrobin seria o "1 pra ca, outro pra la", sem nenhuma verificacao do
> tamanho da banda ou controle, certo?
> 

Isto mesmo.
Se o cliente começou um download de 700MB pelo linkA, vai ficar lá até
terminar.
Para navegação isto funciona OK, porque ao carregar uma pagina o navegador
abre diversas conexões pequenas.


> alguem ja fez algo parecido para freebsd ou linux?
> 

Já rodei 2 nat no mesmo servidor, cada um em uma interface especifica e pelo
ipfw definia o que saia por qual, ex, navegação por 1, P2P pelo outro.

Mas um balanceamento eficaz, que eu saiba, só com protocolos linkstate :)

> Obrigado,
> 
> Lucas.
> 
> 2008/5/2 Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]>:
> 
> > Lucas, não faz.
> >
> > Para ele saber que o link caiu, só sendo linkstate e o pf não sabe nada
> > disto, só um protocolo linkstate como ospf.
> >
> > Soluções comerciais que fazem isto com links "normais", como o
> > linkproof(voltao ao mercado corporativo) ou RVP da linksys(domestico),
> se
> > valem de scripts que testam cada link via ping/get via http em cada
> > interface e caso caiam removem a interface.
> >
> > O linkproof ainda faz mais, ele publica no dns as 2 entradas e caso uma
> > caia
> > remove do registro a inativa, com um ttl pequeno.
> >
> > E é importante saber que qualquer que seja a solução, ela não balancea,
> só
> > roundrobin.
> >
> > Então mesmo que um link esteja 90% usado e o outro 1%, ele não possui
> > capacidade de saber que agora é para usar só o link livre até eles
> ficarem
> > de uso igual.
> >
> >
> >
> >
> >
> > > -Original Message-
> > > From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
> On
> > > Behalf Of Lucas Mocellin
> > > Sent: Friday, May 02, 2008 9:51 AM
> > > To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> > > Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> > >
> > > entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema
> eh
> > o
> > > mesmo.
> > >
> > > exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai
> ele
> > > nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.
> > >
> > > nao encontrei como fazer esse controle.
> > >
> > > 2008/5/2 Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]>:
> > >
> > > > Não.
> > > >
> > > > No caso aí 50% vai dar erro.
> > > >
> > > > O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a
> conexão
> > > de
> > > > novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.
> > > >
> > > > Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).
> > > >
> > > > > -Original Message-
> > > > > From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:freebsd-
> [EMAIL PROTECTED]
> > > On
> > > > > Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
> > > > > Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
> > > > > To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> > > > > Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> > > > >
> > > > > Gule,
> > > > >
> > > > > Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa
> > > questão
> > > > do
> > > > > balanc

Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-02 Por tôpico Lucas Mocellin
entendo.

é um problema meio obscuro para mim ainda.

tenho uma maquina com um link de 4mb, e coloquei outra com 4MB tambem, o
trafego sujo eu jogo para essa segunda maquina.

gostaria que os links estivessem no mesmo hardware, mas infelizmente tive
problemas com o squid com o outgoing_tcp_address que nao funcionou direito,
ele mudava o ip pro nat mas continuava saindo pela interface errada, acabei
desistindo.

a principio gostaria de ter 2 links na mesma maquina e escolher "o que sai
por qual". mas indo um pouco mais adiante, gostaria de fazer balanceamento e
priorizar alguns tipos de pacotes.

o roundrobin seria o "1 pra ca, outro pra la", sem nenhuma verificacao do
tamanho da banda ou controle, certo?

alguem ja fez algo parecido para freebsd ou linux?

Obrigado,

Lucas.

2008/5/2 Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]>:

> Lucas, não faz.
>
> Para ele saber que o link caiu, só sendo linkstate e o pf não sabe nada
> disto, só um protocolo linkstate como ospf.
>
> Soluções comerciais que fazem isto com links "normais", como o
> linkproof(voltao ao mercado corporativo) ou RVP da linksys(domestico), se
> valem de scripts que testam cada link via ping/get via http em cada
> interface e caso caiam removem a interface.
>
> O linkproof ainda faz mais, ele publica no dns as 2 entradas e caso uma
> caia
> remove do registro a inativa, com um ttl pequeno.
>
> E é importante saber que qualquer que seja a solução, ela não balancea, só
> roundrobin.
>
> Então mesmo que um link esteja 90% usado e o outro 1%, ele não possui
> capacidade de saber que agora é para usar só o link livre até eles ficarem
> de uso igual.
>
>
>
>
>
> > -Original Message-
> > From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
> > Behalf Of Lucas Mocellin
> > Sent: Friday, May 02, 2008 9:51 AM
> > To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> > Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> >
> > entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema eh
> o
> > mesmo.
> >
> > exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai ele
> > nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.
> >
> > nao encontrei como fazer esse controle.
> >
> > 2008/5/2 Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]>:
> >
> > > Não.
> > >
> > > No caso aí 50% vai dar erro.
> > >
> > > O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão
> > de
> > > novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.
> > >
> > > Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).
> > >
> > > > -Original Message-
> > > > From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
> > On
> > > > Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
> > > > Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
> > > > To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> > > > Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> > > >
> > > > Gule,
> > > >
> > > > Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa
> > questão
> > > do
> > > > balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo,
> > todo
> > > > tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2...
> > lendo
> > > > esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:
> > > >
> > > > #  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
> > > > pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2
> $ext_gw2)
> > }
> > > > round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state
> > > >
> > > > Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa
> > de
> > > > enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como
> > funciona
> > > > isso?
> > > >
> > > > Abraço,
> > > >
> > > > --
> > > > Welkson Renny de Medeiros
> > > > Focus Automação Comercial
> > > > Desenvolvimento / Gerência de Redes
> > > > [EMAIL PROTECTED]
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >   Powered by 
> > > >
> > > >(__)
> > > > \\\'',)
> > > >   \/  \ ^
> > > >   .\._/_)

Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-02 Por tôpico Renato Frederick
Lucas, não faz.

Para ele saber que o link caiu, só sendo linkstate e o pf não sabe nada
disto, só um protocolo linkstate como ospf.

Soluções comerciais que fazem isto com links "normais", como o
linkproof(voltao ao mercado corporativo) ou RVP da linksys(domestico), se
valem de scripts que testam cada link via ping/get via http em cada
interface e caso caiam removem a interface.

O linkproof ainda faz mais, ele publica no dns as 2 entradas e caso uma caia
remove do registro a inativa, com um ttl pequeno. 

E é importante saber que qualquer que seja a solução, ela não balancea, só
roundrobin.

Então mesmo que um link esteja 90% usado e o outro 1%, ele não possui
capacidade de saber que agora é para usar só o link livre até eles ficarem
de uso igual.





> -Original Message-
> From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
> Behalf Of Lucas Mocellin
> Sent: Friday, May 02, 2008 9:51 AM
> To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> 
> entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema eh o
> mesmo.
> 
> exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai ele
> nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.
> 
> nao encontrei como fazer esse controle.
> 
> 2008/5/2 Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]>:
> 
> > Não.
> >
> > No caso aí 50% vai dar erro.
> >
> > O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão
> de
> > novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.
> >
> > Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).
> >
> > > -Original Message-
> > > From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]
> On
> > > Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
> > > Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
> > > To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> > > Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> > >
> > > Gule,
> > >
> > > Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa
> questão
> > do
> > > balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo,
> todo
> > > tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2...
> lendo
> > > esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:
> > >
> > > #  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
> > > pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2 $ext_gw2)
> }
> > > round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state
> > >
> > > Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa
> de
> > > enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como
> funciona
> > > isso?
> > >
> > > Abraço,
> > >
> > > --
> > > Welkson Renny de Medeiros
> > > Focus Automação Comercial
> > > Desenvolvimento / Gerência de Redes
> > > [EMAIL PROTECTED]
> > >
> > >
> > >
> > >   Powered by 
> > >
> > >    (__)
> > >             \\\'',)
> > >   \/  \ ^
> > >   .\._/_)
> > >
> > >   www.FreeBSD.org
> > >
> > >
> > >
> > > - Original Message -
> > > From: "Gule #" <[EMAIL PROTECTED]>
> > > To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
> > > 
> > > Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
> > > Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> > >
> > >
> > > FreeBSD + PF
> > >
> > > Tem um link que sempre ajuda a galera.
> > >
> > > http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27&tipo=2
> > >
> > > Eu tenho 3 links aqui com load balance.
> > >
> > > []s
> > >
> > > On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim
> <[EMAIL PROTECTED]>
> > > wrote:
> > >
> > > > Boa tarde pessoal!
> > > >
> > > > A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
> > > > fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas
> estou
> > > > com algumas duvidas de como implementar isso.
> > > >
> > > > Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel

Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-02 Por tôpico Lucas Mocellin
entao, ja tentei fazer isso no free e no linux tambem, mas o problema eh o
mesmo.

exatamente esse, ateh funciona o balanceamento, mas quando o link cai ele
nao percebe o problema para mandar tudo pelo univo link ativo.

nao encontrei como fazer esse controle.

2008/5/2 Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]>:

> Não.
>
> No caso aí 50% vai dar erro.
>
> O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão de
> novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.
>
> Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down).
>
> > -Original Message-
> > From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
> > Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
> > Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
> > To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> > Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> >
> > Gule,
> >
> > Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa questão
> do
> > balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo, todo
> > tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2... lendo
> > esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:
> >
> > #  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
> > pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2 $ext_gw2) }
> > round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state
> >
> > Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa de
> > enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como funciona
> > isso?
> >
> > Abraço,
> >
> > --
> > Welkson Renny de Medeiros
> > Focus Automação Comercial
> > Desenvolvimento / Gerência de Redes
> > [EMAIL PROTECTED]
> >
> >
> >
> >   Powered by 
> >
> >(__)
> > \\\'',)
> >   \/  \ ^
> >   .\._/_)
> >
> >           www.FreeBSD.org
> >
> >
> >
> > - Original Message -
> > From: "Gule #" <[EMAIL PROTECTED]>
> > To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
> > 
> > Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
> > Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> >
> >
> > FreeBSD + PF
> >
> > Tem um link que sempre ajuda a galera.
> >
> > http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27&tipo=2
> >
> > Eu tenho 3 links aqui com load balance.
> >
> > []s
> >
> > On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim <[EMAIL PROTECTED]>
> > wrote:
> >
> > > Boa tarde pessoal!
> > >
> > > A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
> > > fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
> > > com algumas duvidas de como implementar isso.
> > >
> > > Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
> > > Minha duvida é a seguinte:
> > >
> > > Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
> > > outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
> > > 200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
> > > mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
> > > pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
> > > queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
> > > vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links
> > >
> > > Espero ter explicado corretamente!!!
> > >
> > > Se alguem puder ajudar eu agradeco!
> > >
> > > Cleyton.
> > > -
> > > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> > >
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-02 Por tôpico Renato Frederick
Não.

No caso aí 50% vai dar erro.

O cliente tenta acessar a 1a vez e da timeout. Daí ele força a conexão de
novo e aí o pf joga pro segundo link. E por aí vai.

Para não usar a if2 só se ela deixar de existir(estiver down). 

> -Original Message-
> From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
> Behalf Of Welkson Renny de Medeiros
> Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:37 PM
> To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> 
> Gule,
> 
> Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa questão do
> balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo, todo
> tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2... lendo
> esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:
> 
> #  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
> pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2 $ext_gw2) }
> round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state
> 
> Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa de
> enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como funciona
> isso?
> 
> Abraço,
> 
> --
> Welkson Renny de Medeiros
> Focus Automação Comercial
> Desenvolvimento / Gerência de Redes
> [EMAIL PROTECTED]
> 
> 
> 
>   Powered by 
> 
>(__)
> \\\'',)
>   \/  \ ^
>   .\._/_)
> 
>   www.FreeBSD.org
> 
> 
> 
> - Original Message -
> From: "Gule #" <[EMAIL PROTECTED]>
> To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
> 
> Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
> Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> 
> 
> FreeBSD + PF
> 
> Tem um link que sempre ajuda a galera.
> 
> http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27&tipo=2
> 
> Eu tenho 3 links aqui com load balance.
> 
> []s
> 
> On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim <[EMAIL PROTECTED]>
> wrote:
> 
> > Boa tarde pessoal!
> >
> > A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
> > fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
> > com algumas duvidas de como implementar isso.
> >
> > Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
> > Minha duvida é a seguinte:
> >
> > Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
> > outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
> > 200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
> > mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
> > pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
> > queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
> > vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links
> >
> > Espero ter explicado corretamente!!!
> >
> > Se alguem puder ajudar eu agradeco!
> >
> > Cleyton.
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> 
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-05-02 Por tôpico Welkson Renny de Medeiros
Gule,

Tenho dois links aqui, mas não parei ainda para configurar essa questão do 
balanceamento... fiz só algumas regras bem simples (route-to), tipo, todo 
tráfego pela if1, exceto tráfego de email e voip que é para if2... lendo 
esse artigo que você indicou, mas precisamente na linha abaixo:

#  faz balanceamento de carga no trafego da rede interna.
pass in on $int_if route-to { ($ext_if1 $ext_gw1), ($ext_if2 $ext_gw2) } 
round-robin proto tcp from $lan_net to any flags S/SA modulate state

Minha dúvida, se if2 cai por exemplo, o sistema automaticamente deixa de 
enviar pacotes para ela e fica enviando somente para if1? como funciona 
isso?

Abraço,

-- 
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial
Desenvolvimento / Gerência de Redes
[EMAIL PROTECTED]



  Powered by 

   (__)
\\\'',)
  \/  \ ^
  .\._/_)

  www.FreeBSD.org



- Original Message - 
From: "Gule #" <[EMAIL PROTECTED]>
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)" 

Sent: Wednesday, April 30, 2008 9:34 AM
Subject: Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links


FreeBSD + PF

Tem um link que sempre ajuda a galera.

http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27&tipo=2

Eu tenho 3 links aqui com load balance.

[]s

On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim <[EMAIL PROTECTED]>
wrote:

> Boa tarde pessoal!
>
> A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
> fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
> com algumas duvidas de como implementar isso.
>
> Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
> Minha duvida é a seguinte:
>
> Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
> outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
> 200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
> mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
> pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
> queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
> vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links
>
> Espero ter explicado corretamente!!!
>
> Se alguem puder ajudar eu agradeco!
>
> Cleyton.
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-04-30 Por tôpico Renato Frederick
Olá

Sim, você aponta no dns o www para 2IP e faz um rdr round-robin com o pf.
Daí cada requisição ele joga em um IP.

Mas isto não vai balancear. Ele não sabe que um link está usando 80% e o
outro 10%. Também não sabe que um link caiu. Então em caso de parada de um
link, 50% das requisições irão dar erro. 

Já houve discussão sobre isto na lista. Discutimos sobre bgp, ferramentas
proprietárias que fazem isto, enfim, o histórico tem muita discussão bacana
sobre isto, só procurar.



> -Original Message-
> From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
> Behalf Of Cleyton Bertolim
> Sent: Tuesday, April 29, 2008 4:09 PM
> To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> Subject: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links
> 
> Boa tarde pessoal!
> 
> A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
> fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
> com algumas duvidas de como implementar isso.
> 
> Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
> Minha duvida é a seguinte:
> 
> Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
> outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
> 200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
> mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
> pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
> queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
> vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links
> 
> Espero ter explicado corretamente!!!
> 
> Se alguem puder ajudar eu agradeco!
> 
> Cleyton.
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] duvida para balancear carga entre links

2008-04-30 Por tôpico Gule #
FreeBSD + PF

Tem um link que sempre ajuda a galera.

http://www.bsdsul.com.br/tutoriais_detalhe.php?cod=27&tipo=2

Eu tenho 3 links aqui com load balance.

[]s

On Tue, Apr 29, 2008 at 4:09 PM, Cleyton Bertolim <[EMAIL PROTECTED]>
wrote:

> Boa tarde pessoal!
>
> A empresa onde trabalho esta colocando mais um link de internet para
> fazer balanceamento de carga do link e redundancia de links, mas estou
> com algumas duvidas de como implementar isso.
>
> Ficaremos com dois links, um da GVT e outro da Embratel.
> Minha duvida é a seguinte:
>
> Tenho UM servidor WEB, e esse servidor tera dois IPs, um da GVT e o
> outro da Embratel, por exemplo: GVT - 200.0.0.1 e da Embratel -
> 200.1.1.1. Tem como eu definir no Servidor DNS os dois IPs para o
> mesmo endereco DNS? Tipo se o cara digitar www.exemplo.com.br, ele
> pode direcionar para esses dois IPs 200.0.0.1 ou 200.1.1.1, mas eu
> queria que cada conexao vinda da internet entrasse por um IP de cada
> vez, para fazer um balanceamento de carga entre esses links
>
> Espero ter explicado corretamente!!!
>
> Se alguem puder ajudar eu agradeco!
>
> Cleyton.
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd