Re: [Ubuntu-BR] Off Topic: Notebook Itautec

2008-10-01 Thread Filipe Fedalto
Bom dia a todos!

Só para dar mais uma opinião à lista...

Tenho há pouco mais de um ano um Compaq Presario V6210BR, com AMD Sempron
3500+, 2GB de RAM (vem com 256MB apenas), video nVidia GeForce GO 6150,
Wireless Broadcom, etc.

Gosto muito dele, é muito robusto e um bom custo-benefício. Inicialmente,
usei com Windows XP, que comia boa tarde dos recursos. Depois usei um ano
com o Slackware, que otimizava os recursos ao máximo. De fato, trabalho o
dia todo na pauleira, com desenvolvimento de software (Java), compilando,
trocentas telas abertas ao mesmo tempo, browser, etc. No almoço ainda jogo
Counter-Strike via Wine com uma média de 40FPS.
Recentemente instalei o Ubuntu Hardy nele. Tudo foi reconhecido e funcionou
de primeiria, com exceção da placa de video e da wireless.
Entretanto, sem muito esforço, a Wifi funciona com o driver do Windows, via
ndiswrapper. Igualmente, a placa nVidia funciona muito bem com o driver
linux da própria nVidia. Inclusive, mesmo usando para a pauleira descrita
acima, ainda tenho o Compiz ativado com toodas as suas firolas gráficas.

Dois dias antes de terminar a garantia, queimou a placa-mãe. Mas o
suporte/garantia da HP foram perfeitos e resolveram o problema sem nenhum
choro.

Só estou pensando em trocá-lo porque seu monitor de 15" é, para mim,
pequeno. Quero um de 17" ou, se achar por aí, um HP HDX, de 20" :-D. Acho
que vou ficar com um ACER de 17" mesmo, que me pareceu ser bom e, segundo os
relatos acima, bem compativel com Linux.

Abraços,

Filipe Fedalto

2008/10/1 Max Garcia <[EMAIL PROTECTED]>

> Compra Racional = Toyota Corolla =  Dell
>
> Compra Radical = Mustang Hard Top 1967 (com tecnologia de 2008) = Sony ou
> IBM
>
> -Original Message-
> From: [EMAIL PROTECTED]
> [mailto:[EMAIL PROTECTED] On Behalf Of Flávio Barros
> Sent: terça-feira, 30 de setembro de 2008 09:20
> To: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro
> Subject: Re: [Ubuntu-BR] Off Topic: Notebook Itautec
>
> Max, qual a marca que vc indica então ? Dell ?
>
> 2008/9/29 Max Garcia <[EMAIL PROTECTED]>
>
> > Eu uso notebook desde 1997, e só notebook (fora o do trabalho, que
> > atualmente e excepcionalmente é HP).
> >
> > Já tive Toshiba (3), IBM, Fujitsu (2), Compaq (2), Sony, Hallikan, Dell,
> > Asus (um EEE) e Lenovo.
> >
> > E digo, comprei o Lenovo pensando que era um IBM atualizado. IBM e Sony
> são
> > Show. Dell tem um puta esquema de assistência técnica, e o resto deixa
> > muito, mas muito mesmo a desejar.
> >
> > -Original Message-
> > From: [EMAIL PROTECTED]
> > [mailto:[EMAIL PROTECTED] On Behalf Of Flávio Barros
> > Sent: segunda-feira, 29 de setembro de 2008 10:46
> > To: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro
> > Subject: Re: [Ubuntu-BR] Off Topic: Notebook Itautec
> >
> > Já ouvi falar muito bem da LeNovo.
> > O problema é o que o gcom disse. Para se ter uma máquina com itens de
> > hardware de um HP por exemplo, o valor fica um pouco elevado.
> >
> > Abraços,
> >
> >
> > 2008/9/29 Flávio Barros <[EMAIL PROTECTED]>
> >
> > > O problema da DELL é o valor do frete.
> > > Por exemplo, aqui pra Manaus eles chegam a cobrar quase R$ 800,00 só de
> > > frete.
> > > Com isso acaba perdendo vendas pra essa região.
> > >
> > > O pessoal aqui costuma falar que CCE é Começou Comprando Errado :
> > >
> > > Abraços,
> > >
> > > 2008/9/29 Alexandre Camargo Manini <[EMAIL PROTECTED]>
> > >
> > >>
> > >> Bom dia amigos,
> > >>
> > >> Pela minha experiencia, ja tive diversos modelos
> > >> ACER é pau pra toda obra. Funciona muito bem, tem autonomia e
> > >> processamentos muito bons. Cai em torno de 15% o processamento quando
> > usado
> > >> na bateria.
> > >> Vendi um ACER a um cliente a quase 3 anos... só voltou uma vez pra
> > remover
> > >> virus... nunca deu pau de hardware.
> > >> Custo beneficio melhor pedida
> > >>
> > >>
> > >> HP - Com chipset INTEL. Rapido, vc consegue instalar diversas distros.
> > >> Preço um pouco alto, porem com itens de hardware que outros notebooks
> > nao
> > >> tem,  ou se tem eleva muito o preço. Ultimos modelos com muita
> frescura
> > no
> > >> gabinete, aparentemente mais frageis.
> > >>
> > >> DELL - Tbm muito rapido, preço bom só fuja dos modelos com processador
> > >> Celeron, facil instalação de distros.
> > >>
> > >>
> > >> CCE - Apesar do custo baixo, hardware na media, nem muito ruim nem
> muito
>

Re: [Ubuntu-BR] questionamento sobre virtualização

2008-10-03 Thread Filipe Fedalto
Ah, esqueci de mencionar, uma das VMs roda o servidor LDAP, que serve de
serviço de diretório e autenticação para toda a empresa. Então, tranqüilo
também, quanto a isto.

Abraços,

Filipe Fedalto

2008/10/3 Filipe Fedalto <[EMAIL PROTECTED]>

> Bom dia!
>
> Sim, é possível.
> Aqui no trabalho temos três servidores DELL. Dois pequenininhos, e um bem
> parrudo, com 2 processadores QuadCore e 12GB de RAM. Bem, os três servidores
> estão em rede e rodam Ubuntu Server Dapper ou Hardy. Exatamente neste
> servidorzão parrudo, em Ubuntu Server Dapper i64, roda o VMWare com 9
> máquinas virtuais, sendo algumas em Ubuntu Server, também, algumas Solaris e
> algumas Windows (XP e 2003 Server). Todos os Servidores, reais e virtuais,
> têm IPs fixos e funcionam normalmente, como se estivessim instalados em
> Hardwares separados, sem nunca sequer deixar pista de que sejam
> virtualizados.
>
> Configuração tranqüila, instalação das VMs também tranquila... tudo
> tranqüilo!
>
> Abraços,
>
> Filipe Fedalto
>
> 2008/10/2 Diêgo Figueiredo <[EMAIL PROTECTED]>
>
>
>> Boa noite,
>>
>> gostaria de saber se é possível, com a virtualização de dois computadores,
>> criar uma pseudo rede. no caso, vou instalar um windows server 2003 e no
>> outro, um windows xp. O trabalho consiste em configurar um Active Directory
>> no server, e criar uma aplicação web que controle as principais funções do
>> AD.
>>
>> é possível fazer virtualização desse cenário?
>>
>> ahh sim, não quero saber como configurar esse trambolhos do windows, é só
>> pra tentar situar quem queira me ajudar no meu problema.
>>
>> ps. tenho uma máquina dual 2 core 1.8 2gb de ram 250 hd. Ubuntu gusty.7.10
>>
>> que ferramentas vocês me indicariam?
>> _
>> Conheça o Windows Live Spaces, a rede de relacionamentos do Messenger!
>> http://www.amigosdomessenger.com.br/
>> --
>> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>>
>> Lista de discussão Ubuntu Brasil
>> Histórico, descadastramento e outras opções:
>> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>>
>
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] questionamento sobre virtualização

2008-10-03 Thread Filipe Fedalto
Bom dia!

Sim, é possível.
Aqui no trabalho temos três servidores DELL. Dois pequenininhos, e um bem
parrudo, com 2 processadores QuadCore e 12GB de RAM. Bem, os três servidores
estão em rede e rodam Ubuntu Server Dapper ou Hardy. Exatamente neste
servidorzão parrudo, em Ubuntu Server Dapper i64, roda o VMWare com 9
máquinas virtuais, sendo algumas em Ubuntu Server, também, algumas Solaris e
algumas Windows (XP e 2003 Server). Todos os Servidores, reais e virtuais,
têm IPs fixos e funcionam normalmente, como se estivessim instalados em
Hardwares separados, sem nunca sequer deixar pista de que sejam
virtualizados.

Configuração tranqüila, instalação das VMs também tranquila... tudo
tranqüilo!

Abraços,

Filipe Fedalto

2008/10/2 Diêgo Figueiredo <[EMAIL PROTECTED]>

>
> Boa noite,
>
> gostaria de saber se é possível, com a virtualização de dois computadores,
> criar uma pseudo rede. no caso, vou instalar um windows server 2003 e no
> outro, um windows xp. O trabalho consiste em configurar um Active Directory
> no server, e criar uma aplicação web que controle as principais funções do
> AD.
>
> é possível fazer virtualização desse cenário?
>
> ahh sim, não quero saber como configurar esse trambolhos do windows, é só
> pra tentar situar quem queira me ajudar no meu problema.
>
> ps. tenho uma máquina dual 2 core 1.8 2gb de ram 250 hd. Ubuntu gusty.7.10
>
> que ferramentas vocês me indicariam?
> _
> Conheça o Windows Live Spaces, a rede de relacionamentos do Messenger!
> http://www.amigosdomessenger.com.br/
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] variaveis dentro de `blabla $var`

2008-10-03 Thread Filipe Fedalto
Boa tarde!

Os apóstrofes (áspas simples) delimitam um texto que vai ser tratado apenas
como... bem, texto.
Se quiser que seja feita alguma interpretação de variáveis, utilize áspas
duplas.

No caso, ficaria assim (repare as áspas na segunda linha) :

PARAM1="1223046604.116"
TESTE_DATA=`date +%d-%m-%Y+%H:%M -d "1970-01-01 $PARAM1 sec"`
echo $TESTE_DATA

Abraços,

Filipe Fedalto

2008/10/3 hamacker <[EMAIL PROTECTED]>

> Uma pequena rotina para converter unixtime para o formato de data
> humano, provoca um erro, porque a variavel dentro do `` não consegue
> ser interpretada.
>
> PARAM1="1223046604.116"
> TESTE_DATA=`date +%d-%m-%Y+%H:%M -d '1970-01-01 $PARAM1 sec'`
> echo $TESTE_DATA
>
> se eu executar date +%d-%m-%Y+%H:%M -d '1970-01-01 1223046604.116 sec'
> diretamente no terminal, funciona sem problemas, já se eu executar no
> script transformando o unixtime em variavel ($PARAM1) aí não funciona.
>
> Onde é que estou errando ?
>
> []'s a todos.
>
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Porque não usam o Nome LINUX antes d e mais nada ???

2008-10-03 Thread Filipe Fedalto
Boa tarde a todos!

Bem, em resumo, "Linux" é apenas o Kernel. O resto, o empacotamento,
arquivos, programas, etc, é o que compõe a distribuição.

Esta briga (contrária) é defendida por Richard Stallman, da GNU. Eles
reclamam que o sistema é composto do Kernel Linux mais uma série de
programas da GNU. Por isto, segundo eles, o sistema deveria ser chamado, na
verdade, GNU/Linux, pois apenas "Linux" lhes tira os créditos da maior parte
da distribuição.

Tanto é que a galera da GNU estava criando um outro Kernel para as
distribuições, um kernel não-linux. Imagine o Ubuntu, por exemplo, rodando
com um Kernel não-linux. Esse kernel seria chamado de HURD. Imagino que
seria compativel com o Kernel Linux, mas implementado pela GNU e não pelo
Linus Torvalds et al.

Abraços,

Filipe Fedalto

2008/10/3 Nick Carolino <[EMAIL PROTECTED]>

> Eu sempre cito o "Linux" antes do nome da distro.
>
> 2008/10/3 Eduardo Arruda <[EMAIL PROTECTED]>
>
> > Coisas do Linux já me irrita tantas versões para Linux
> > ainda mais os nomes!!!
> >
> >
> > Coisas do Linux ... e mais Coisas do Linux...
> >
> > --
> > Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
> >
> > Lista de discussão Ubuntu Brasil
> > Histórico, descadastramento e outras opções:
> > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
> >
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Ubuntu server com LVM físico ou ló gico?

2009-09-02 Thread Filipe Fedalto
Vitor, pessoal, boa tarde!
Este servidor não é para uso em produção. Como terá backups agendados
periodicamente, com uma periodicidade que nos atende satisfatoriamente, não
há a necessidade de utilizar o RAID, pois há tempo suficiente para retornar
algum backup, em caso de falha.

Quanto ao LVM: minha intenção é usar LVM por causa da facilidade de
adicionar novos discos, quando o espaço destes for chegando ao final, sem
precisar criar novas partições, ou seja, apenas "aumentando" o espaço da
partição direcionada para as VMs. Isso eu sei que o LVM me permite fazer.

A dúvida é porque além do gerenciamento de LVM pelo próprio Kernel do linux,
eu tenho a possibilidade de gerenciar LVM pela própria BIOS da DELL.
Aparentemente, o gerenciamento de LVM pela BIOS me parece mais robusto, mas,
por outro lado, não sei se teria tantos recursos quanto o do próprio Linux.
Por isso pergunto, se alguém já teve experiência com ambos, ou mesmo com
apenas um destes dois modos, quais os prós e os contras.

Abraços,

FILIPE FEDALTO
ffeda...@eaibrasil.com.br
http://www.eaibrasil.com.br



2009/9/2 Vitor Vilas Boas 

> Ahhh, uma outra coisa importante. Faça o RAID pelo software da Dell!!!
> Você pode usar os 4 hds em paralelo e somar o espaço, ou pode deixar um
> como hot spare usando o RAID5. Ai se algum hd falhar o hotspare assume,
> ele pode assumir até 2 hds eu acho, ai você vai escolher entre mais
> espaço ou maior segurança. Agora é com vc.
>
> Você já pensou em adquirir um storage para armazenar as VMS?
>
> Vitor Vilas Boas
> Consultor em TI
> http://www.vitorvilasboas.com.br
> Email: vi...@vitorvilasboas.com.br
> MSN: m...@vitorvilasboas.com.br
> Cel.: 71 9937.7810 / 71 8261.3303
>
> Atenção: Este e-mail pode conter anexos no formato ODF (Open Document
> Format)/ABNT (extensões odt, ods, odp, odb, odg). Antes de pedir os
> anexos em outro formato, você pode instalar gratuita e livremente o
> BrOffice (http://www.broffice.org) ou o seguinte Plugin para Microsoft
> Office (http://www.sun.com/software/star/odf_plugin/get.jsp).
>
>
>
> Em 02-09-2009 10:39, Fedalto, Filipe escreveu:
> > Prezados, bom dia!
> > Estou instalando um servidor com Ubuntu Server 8.04 LTS AMD 64. É um dell
> > PowerEdge com 2 processadores intel xeon quad-core e 12GB de ram. Seu
> > propósito único será a virtualização. Ou seja, ele vai rodar um VMWare
> com
> > outras VMs de servidores por baixo.
> >
> > Inicialmente, possui 4 HDs SAS de 150 GB, cada. Minha opção primária é
> > utilizar o LVM para o filesystem do host. Entretanto, a controladora de
> > disco deste servidor permite a criação de LVM pela própria BIOS.
> >
> > Assim sendo, estou na dúvida: O que seria melhor? Criar o LVM pela BIOS
> > mesmo, ou anexar os discos normalmente e criar as partições LVM pelo
> próprio
> > linux?
> >
> > Além disto, para ter suporte ao LVM, que pacotes preciso instalar via
> apt?
> >
> > Agradeço de antemão por suas respostas: Muito obrigado!
> >
> > Abraços,
> >
> > FILIPE FEDALTO
> > ffeda...@eaibrasil.com.br
> > http://www.eaibrasil.com.br
> >
>
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Ubuntu server com LVM físico ou ló gico?

2009-09-02 Thread Filipe Fedalto
Boa noite, Vitor!
Hmmm me convenceu! Eu havia realmente notado o ESXi, particularmente por
ser baremetal e por ser free também. Entretanto, havia ficado com medo de
tentar o utilizar e acabar perdendo tempo, tendo que reinstalar com Ubuntu
mesmo. Fiquei com medo de ser menos versátil e mais "experimental".

Entretanto, seu relato me mostrou que vale a pena tentar, ao menos.

Qualquer coisa, lhe aviso.

Abraços, e obrigado pelo relato!

FILIPE FEDALTO
ffeda...@eaibrasil.com.br
http://www.eaibrasil.com.br



2009/9/2 Vitor Vilas Boas 

> No caso do RAID, você poderia adicionar o HD no array, só precisando
> agrupar o novo HD, demora um pouco mas funciona perfeitamente, e vc ainda
> ganha no desempenho.
> Eu recomendo o VMWare ESXi, porque não vai ficar dependendo diretamente de
> uma distribuição base para isso, já que o ESXi roda como serviço
> exclusivo. Faça um teste. Até o gerenciamento de recursos dele é muito
> melhor do que o do VMWare Server. Nele você pode degisnar mhz para as VMs
> e não núcleos. Pode reservar recursos e etc.
>
> Acho que você vai gostar. Ainda mais numa máquina robusta dessas, acho que
> rodar ubuntu server e virtualizar por cima daria uma perda de
> gerenciamento e de aproveitamento de recursos imensa.
>
> Veja a nova versão, ESXi 4.
> http://www.vmware.com/products/esxi/
>
>
>
> > Vitor, pessoal, boa tarde!
> > Este servidor não é para uso em produção. Como terá backups agendados
> > periodicamente, com uma periodicidade que nos atende satisfatoriamente,
> > não
> > há a necessidade de utilizar o RAID, pois há tempo suficiente para
> > retornar
> > algum backup, em caso de falha.
> >
> > Quanto ao LVM: minha intenção é usar LVM por causa da facilidade de
> > adicionar novos discos, quando o espaço destes for chegando ao final, sem
> > precisar criar novas partições, ou seja, apenas "aumentando" o espaço da
> > partição direcionada para as VMs. Isso eu sei que o LVM me permite fazer.
> >
> > A dúvida é porque além do gerenciamento de LVM pelo próprio Kernel do
> > linux,
> > eu tenho a possibilidade de gerenciar LVM pela própria BIOS da DELL.
> > Aparentemente, o gerenciamento de LVM pela BIOS me parece mais robusto,
> > mas,
> > por outro lado, não sei se teria tantos recursos quanto o do próprio
> > Linux.
> > Por isso pergunto, se alguém já teve experiência com ambos, ou mesmo com
> > apenas um destes dois modos, quais os prós e os contras.
> >
> > Abraços,
> >
> > FILIPE FEDALTO
> > ffeda...@eaibrasil.com.br
> > http://www.eaibrasil.com.br
> >
> >
> >
> > 2009/9/2 Vitor Vilas Boas 
> >
> >> Ahhh, uma outra coisa importante. Faça o RAID pelo software da Dell!!!
> >> Você pode usar os 4 hds em paralelo e somar o espaço, ou pode deixar um
> >> como hot spare usando o RAID5. Ai se algum hd falhar o hotspare assume,
> >> ele pode assumir até 2 hds eu acho, ai você vai escolher entre mais
> >> espaço ou maior segurança. Agora é com vc.
> >>
> >> Você já pensou em adquirir um storage para armazenar as VMS?
> >>
> >> Vitor Vilas Boas
> >> Consultor em TI
> >> http://www.vitorvilasboas.com.br
> >> Email: vi...@vitorvilasboas.com.br
> >> MSN: m...@vitorvilasboas.com.br
> >> Cel.: 71 9937.7810 / 71 8261.3303
> >>
> >> Atenção: Este e-mail pode conter anexos no formato ODF (Open Document
> >> Format)/ABNT (extensões odt, ods, odp, odb, odg). Antes de pedir os
> >> anexos em outro formato, você pode instalar gratuita e livremente o
> >> BrOffice (http://www.broffice.org) ou o seguinte Plugin para Microsoft
> >> Office (http://www.sun.com/software/star/odf_plugin/get.jsp).
> >>
> >>
> >>
> >> Em 02-09-2009 10:39, Fedalto, Filipe escreveu:
> >> > Prezados, bom dia!
> >> > Estou instalando um servidor com Ubuntu Server 8.04 LTS AMD 64. É um
> >> dell
> >> > PowerEdge com 2 processadores intel xeon quad-core e 12GB de ram. Seu
> >> > propósito único será a virtualização. Ou seja, ele vai rodar um VMWare
> >> com
> >> > outras VMs de servidores por baixo.
> >> >
> >> > Inicialmente, possui 4 HDs SAS de 150 GB, cada. Minha opção primária é
> >> > utilizar o LVM para o filesystem do host. Entretanto, a controladora
> >> de
> >> > disco deste servidor permite a criação de LVM pela própria BIOS.
> >> >
> >> > Assim sendo, estou na dúvida: O que seria melhor? Criar o LVM pela
> >> BIOS
> >> > mesmo, ou anexar os discos normalm

Re: [Ubuntu-BR] Aparência

2008-11-04 Thread Filipe Fedalto
Boa noite!

Tenho duas sugestões:

1. Instale o Ubuntu Dapper, que deve exigir menos recursos.
2. Compre uma máquina melhor, que deve possuir mais recursos.

Qual delas se encaixa melhor em suas expectativas?

Abraços,

Filipe Fedalto


2008/11/4 Julimar Oliveira <[EMAIL PROTECTED]>

> Olá pessoal
>
> Tenho um Athlon 2.1, 512 MB, Placa de Vídeo Geforce 5200 128 MB.
>
> Instalei o Ubuntu 8.04 e quando foi mudar a aparência para efeitos extras,
> uso um pouco e a máquina congela, para sair disto só com reset.
> Então instalei o Ubuntu 8.10, mas o problema continua.
> Alguém tem uma dica?
>
> Obrigado
> --
> Julimar Oliveira
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Iniciante Preocupado

2008-12-05 Thread Filipe Fedalto
Bom dia! Seja bem vindo!

Também migrei para o Ubuntu há pouco mais de 6 meses. Antes usava o
Slackware. Meu notebook (com slackware) queimou e, quando ficou pronto
precisei reinstalar tudo rapidamente, pois o utilizo no trabalho. Como os
servidores da empresa já eram Ubuntu Server, e como os administrava com
bastante facilidade, instalei o Ubuntu no meu notebook. Foi tudo muito fácil
e rápido (para um bom conhecedor do linux, talvez), mas você não deve ter
maiores problemas. Não se desanime, pesquise no google, em listas do ubuntu
e, se ainda assim não achar a resposta, pergunte!

Sugiro alguns sites que podem lhe ajudar exatamente no que você quer:

1. Sugiro que você instale o Ubuntu Hardy (8.04). É a penúltima versão
lançada, mas a última ainda está muito recente e ainda pode apresentar
algumas dores de cabeça, pelo que tenho acompanhado. Isto tende a diminuir
com o tempo, mas por enquanto, eu ainda ficaria com o Hardy.

2. Neste caso, há uma boa documentação em
http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Hardy. Se preferir em português, ou se
preferir outra versão, na home page deste site tem links para guias em
outras línguas e versões: http://ubuntuguide.org/wiki/Main_Page

3. Tem também uma boa documentação na própria home page do ubuntu (
http://www.ubuntu.com). Esta documentação pode ser acessada pelo menu
superior Support > Documentation > Versão desejada. No caso, para a Hardy, a
página de destino é https://help.ubuntu.com/8.04/index.html
Nesta página, destaco os seguintes links, que podem te ajudar bastantes:
Migrando do Windows: https://help.ubuntu.com/8.04/switching/index.html
Instalando o Ubuntu:
https://help.ubuntu.com/8.04/installation-guide/index.html
Guia do Servidor Ubuntu (também incluindo instruções de instalação para um
servidor): https://help.ubuntu.com/8.04/serverguide/C/index.html

Acho que é um bom início. Infelizmente, nem todos os sites acima são em
português... se isto representar um problema, é só avisar, que procuro
equivalentes em portuguès, se você não os encontrar sozinho, ou se ficar
confuso para filtrar a enxurrada de sites que provavelmente encontrará.

Abraços, e boa sorte!

Filipe Fedalto
Arquiteto de Integração
Consultor Java
Usuário Linux Slackware desde 1997
Usuário Ubuntu desde 2008

2008/12/5 Hálen Yuri Oliveira <[EMAIL PROTECTED]>

> Olá pessoal, sou novo aqui no ubuntu, e de quebra fui designado a montar um
> servidor aqui na escola onde trabalho, é só para compartilhar uma pasta com
> 2 bancos de daos e controlar a net dos alunos.
> Gostaria de ajuda, pesquisando sobre qual distro usar, me recomendaram o
> Ubuntu por não se tratar de um servidor tão grande e complexo.
> O problema é que disseram que seria facil configura-lo.Se tiverem um tuto
> ou
> dicas para me ajudar, agradeço.
>
> Até Mais
>
> --
> ##|H|Y|B|O|##
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


[Ubuntu-BR] Quais pacotes instalados não têm e quivalente em amd64?

2008-12-16 Thread Filipe Fedalto
Bom dia a todos!

Tenho o Ubuntu Hardy funcionando em meu notebook Compaq Presario v6210br,
perfeitamente, sem nada a desejar. Nadinha mesmo. Drivers de tudo, placa de
rede wireless (via ndiswrapper), leds do teclado, etc etc, tudo funciona
redondo.

Entretanto, esse Notebook tem processador AMD 64 bits, mas meu Ubuntu é 32
bits. Gostaria de tentar fazer um upgrade (ou formatar e instalar) para 64
bits, mas não gostaria de perder todo esse tempo para depois descobrir que
alguns dos pacotes que tenho instalado via aptitude, em i386 atualmente, não
possuem equivalente para amd64.

Assim sendo, gostaria de saber se há um comando que possa varrer minha lista
de pacotes instalados e procurar se tem equivalentes amd64. Mais
especificamente, gostaria mesmo de saber quais pacotes dentre os instalados
NÃO têm equivalentes para amd64, para estimar se a perda é contornável, ou
impeditiva.

Não precisam me dar tudo de mão-beijada. Se não houver tal comando (e
imagino que não tenha mesmo), basta me explicarem como o apt se conecta aos
repositórios enumerados no sources.list e como ele pesquisa no repositório
apenas os pacotes apropriados para minha distribuição (hardy i386). Com
isto, creio que eu já consiga desenvolver um script que varra minha lista de
pacotes instalados, se conecte ao repositório e pesquise se tem equivalentes
em amd64...

Muito obrigado pela ajuda! Estou meio perdido com esse lance do repositório,
pois tenho apenas 6 meses de Ubuntu, contra 11 anos de Slackware...

Abraços,

-- 
FILIPE FEDALTO
Usuário Linux #76395
Linux Counter - http://counter.li.org
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Quais pacotes instalados não têm e quivalente em amd64?

2008-12-16 Thread Filipe Fedalto
Pessoal, obrigado pelas excelentes respostas recebidas até agora!

Hamacker, interessante esta idéia... vou tentar fazer isto para ver o
resultado... Opcionalmente, me ocorreu agora que eu talvez possa instalar o
Ubuntu 64 em uma VM no meu Note... se funcionar, instalo no HD.

Mas você levantou uma outra questão que eu não estava considerando: "Ainda
diria que se voce tem menos de 4G de RAM, que é duvidoso voce fazer
essa mudança porque será trocar 6 por meia-duzia e ter um consumo
maior de RAM."

Por que, exatamente? De fato, meu Note tem 2GB e desempenha todas as funções
(Desenvolvimento de software em Java e jogar Counter-Strike via wine) de
maneira satisfatória. Tendo um processador 64 bits (AMD Semprom 3500+),
tenho a impressão de estar perdendo algo com uma distribuição 32 bits
instalada. Procurei esse tipo de informação, análises comparativas entre
linux 32 x linux 64, mas não encontrei nada muito esclarecedor...

Então quer dizer que o upgrade de 32 para 64 do meu Ubuntu não representaria
necessariamente um ganho?

Obrigado,

Abraços,

FILIPE FEDALTO
Usuário Linux #76395
Linux Counter - http://counter.li.org

2008/12/16 hamacker 

> Eu nunca tentei, mas provavelmente funciona...
>
> Use o synaptic para salvar a lista dos pacotes instalados, salve-o num
> pendrive.
> Boot pelo LiveCD 64bits e tente importar a lista que está no pendrive
> usando o próprio synaptic, ele exibirá os pacotes não encontrados.
> As vezes, o pacote existe, no entanto, a semantica do nome foi
> alterado. Doravante, pode ser que sua lista atual tiver coisas
> instaladas em outros repositórios ou manualmente ele também não
> conseguirá encontrar ou pior simplesmente quebrar os pacotes.
>
> Isso é só uma simulação, porque de fato, não vai dar para instalar
> nada num livecd.
> Tenho usado AMD64 e não tenho tido falta de nada por enquanto. Ainda
> diria que se voce tem menos de 4G de RAM, que é duvidoso voce fazer
> essa mudança porque será trocar 6 por meia-duzia e ter um consumo
> maior de RAM.
>
> []'s e sucesso.
>
>
> 2008/12/16 Filipe Fedalto :
> > Bom dia a todos!
> >
> > Tenho o Ubuntu Hardy funcionando em meu notebook Compaq Presario v6210br,
> > perfeitamente, sem nada a desejar. Nadinha mesmo. Drivers de tudo, placa
> de
> > rede wireless (via ndiswrapper), leds do teclado, etc etc, tudo funciona
> > redondo.
> >
> > Entretanto, esse Notebook tem processador AMD 64 bits, mas meu Ubuntu é
> 32
> > bits. Gostaria de tentar fazer um upgrade (ou formatar e instalar) para
> 64
> > bits, mas não gostaria de perder todo esse tempo para depois descobrir
> que
> > alguns dos pacotes que tenho instalado via aptitude, em i386 atualmente,
> não
> > possuem equivalente para amd64.
> >
> > Assim sendo, gostaria de saber se há um comando que possa varrer minha
> lista
> > de pacotes instalados e procurar se tem equivalentes amd64. Mais
> > especificamente, gostaria mesmo de saber quais pacotes dentre os
> instalados
> > NÃO têm equivalentes para amd64, para estimar se a perda é contornável,
> ou
> > impeditiva.
> >
> > Não precisam me dar tudo de mão-beijada. Se não houver tal comando (e
> > imagino que não tenha mesmo), basta me explicarem como o apt se conecta
> aos
> > repositórios enumerados no sources.list e como ele pesquisa no
> repositório
> > apenas os pacotes apropriados para minha distribuição (hardy i386). Com
> > isto, creio que eu já consiga desenvolver um script que varra minha lista
> de
> > pacotes instalados, se conecte ao repositório e pesquise se tem
> equivalentes
> > em amd64...
> >
> > Muito obrigado pela ajuda! Estou meio perdido com esse lance do
> repositório,
> > pois tenho apenas 6 meses de Ubuntu, contra 11 anos de Slackware...
> >
> > Abraços,
> >
> > --
> > FILIPE FEDALTO
> > Usuário Linux #76395
> > Linux Counter - http://counter.li.org
> > --
> > Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
> >
> > Lista de discussão Ubuntu Brasil
> > Histórico, descadastramento e outras opções:
> > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
> >
>
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Quais pacotes instalados não têm e quivalente em amd64?

2008-12-16 Thread Filipe Fedalto
Lucas, boa tarde! Obrigado pela resposta!

Seguem os programas importantes que uso (importantes = no trabalho): Eclipse
Europa (JEE), Apache Tomcat, Apache, JBoss Application Server, VMWare
Server, Java JDK, Firefox, Skype, Pidgin, Wine, OpenOffice.org, Adobe
Reader, GIMP, F-Spot,  (gerenciador de fotos), Samba (client),
NetworkManager (para o wifi)... acho que estes são os principais, os
essenciais...

Abraços,

FILIPE FEDALTO
Usuário Linux #76395
Linux Counter - http://counter.li.org

2008/12/16 Lucas Souza 

> Filipe, eu passei por uma situação parecida,
> "migrei" do Ubuntu 8.10 32 bits para 6 Ubuntu 8.10 64 Bits, o processador é
> um Core 2 Duo, a principio todos os programas que havia usado no 32 bits
> tambem estavam disponiveis para o 64 bits...
>
> incluem estes programas que usei/ uso nas 2 versoes, Apache2, Apache
> TomCat,
> Eclipse J2EE, Umbrelo UML, Java JDK 6, etc... todos funcionaram idem...
>
> quais pacotes extras (os mais importantes), você instalou?
>
>
>
>
> 2008/12/16 Filipe Fedalto 
>
> > Bom dia a todos!
> >
> > Tenho o Ubuntu Hardy funcionando em meu notebook Compaq Presario v6210br,
> > perfeitamente, sem nada a desejar. Nadinha mesmo. Drivers de tudo, placa
> de
> > rede wireless (via ndiswrapper), leds do teclado, etc etc, tudo funciona
> > redondo.
> >
> > Entretanto, esse Notebook tem processador AMD 64 bits, mas meu Ubuntu é
> 32
> > bits. Gostaria de tentar fazer um upgrade (ou formatar e instalar) para
> 64
> > bits, mas não gostaria de perder todo esse tempo para depois descobrir
> que
> > alguns dos pacotes que tenho instalado via aptitude, em i386 atualmente,
> > não
> > possuem equivalente para amd64.
> >
> > Assim sendo, gostaria de saber se há um comando que possa varrer minha
> > lista
> > de pacotes instalados e procurar se tem equivalentes amd64. Mais
> > especificamente, gostaria mesmo de saber quais pacotes dentre os
> instalados
> > NÃO têm equivalentes para amd64, para estimar se a perda é contornável,
> ou
> > impeditiva.
> >
> > Não precisam me dar tudo de mão-beijada. Se não houver tal comando (e
> > imagino que não tenha mesmo), basta me explicarem como o apt se conecta
> aos
> > repositórios enumerados no sources.list e como ele pesquisa no
> repositório
> > apenas os pacotes apropriados para minha distribuição (hardy i386). Com
> > isto, creio que eu já consiga desenvolver um script que varra minha lista
> > de
> > pacotes instalados, se conecte ao repositório e pesquise se tem
> > equivalentes
> > em amd64...
> >
> > Muito obrigado pela ajuda! Estou meio perdido com esse lance do
> > repositório,
> > pois tenho apenas 6 meses de Ubuntu, contra 11 anos de Slackware...
> >
> > Abraços,
> >
> > --
> > FILIPE FEDALTO
> > Usuário Linux #76395
> > Linux Counter - http://counter.li.org
> > --
> > Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
> >
> > Lista de discussão Ubuntu Brasil
> > Histórico, descadastramento e outras opções:
> > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
> >
>
>
>
> --
> Lucas de Souza D'Ávila
> Graduando em Sistema de Informação - Escola Superior de Criciúma, ESUCRI
> (localizada em Criciuma, SC)
> CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9245658982061645
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Quais pacotes instalados não têm e quivalente em amd64?

2008-12-17 Thread Filipe Fedalto
Hamacker,

Só dando um depoimento: aqui na empresa temos como um dos servidores uma
máquina Dell Poweredge 2900, com dois processadores Intel Xeon Quad Core,
ambos de 64 bits. Este servidor é utilizado exclusivamente para
virtualização, contendo outras 5 VMs (VMWare Server) dentro.

Infelizmente, quando instalaram o SO do Host, instalaram um Ubuntu 7.10
Server de 32 bits. Depois, as VMs foram criadas, sendo algumas 32 bits, e
outras 64 bits. Provavelmente não há nenhuma  vantagem nisso, visto que o
host é 32 bits, mas funcionam sem problema algum.

Minha vontade (e mais ainda depois do ganho que você falou) é fazer um
backup full das VMs, apagar tudo, reinstalar no host o Ubuntu 64, e depois
reinstalar as VMs. Aí sim, talvez também experimente algum ganho...

Abraços,

FILIPE FEDALTO
Arquiteto de Integração - Java

2008/12/16 hamacker 

> Eu já usei ambas, eu como desktop não há muita diferença na performance.
> Com endereçamentos de 64bits, a escala de consumo de RAM aumenta
> porque um numero inteiro em 64bits é simplesmente maior.
>
> Com 2GB de RAM, não fará diferença na minha opnião. Em casa, eu uso
> 64bits com 1G e ainda sobra RAM, na média uso uns 890M de RAM. Se me
> faltasse RAM, com certeza pularia para o 32bits. Mas em casa não uso
> eclipse, java jdk, apache,... é bem desktop mesmo, por isso não tenho
> falta, só instalei 64bits para terminar o desenvolvimento do meu
> script, e estou com preguiça de voltar 32bits. Mas com voce pode ser
> diferente...
>
> Se usar o meu script, o ambiente 64bits ou 32bits, fica tudo igual.
> Experimenta e tire suas próprias conclusões.
>
> Salvo se eu estiver errado, se seu host for 32bits, voce não consegue
> criar uma Virtual Machine de 64bits. Mas pelos programas que voce
> descreveu, não há empecilhos de usar 64bits.
>
> []'s
>
> 2008/12/16 Filipe Fedalto :
> > Pessoal, obrigado pelas excelentes respostas recebidas até agora!
> >
> > Hamacker, interessante esta idéia... vou tentar fazer isto para ver o
> > resultado... Opcionalmente, me ocorreu agora que eu talvez possa instalar
> o
> > Ubuntu 64 em uma VM no meu Note... se funcionar, instalo no HD.
> >
> > Mas você levantou uma outra questão que eu não estava considerando:
> "Ainda
> > diria que se voce tem menos de 4G de RAM, que é duvidoso voce fazer
> > essa mudança porque será trocar 6 por meia-duzia e ter um consumo
> > maior de RAM."
> >
> > Por que, exatamente? De fato, meu Note tem 2GB e desempenha todas as
> funções
> > (Desenvolvimento de software em Java e jogar Counter-Strike via wine) de
> > maneira satisfatória. Tendo um processador 64 bits (AMD Semprom 3500+),
> > tenho a impressão de estar perdendo algo com uma distribuição 32 bits
> > instalada. Procurei esse tipo de informação, análises comparativas entre
> > linux 32 x linux 64, mas não encontrei nada muito esclarecedor...
> >
> > Então quer dizer que o upgrade de 32 para 64 do meu Ubuntu não
> representaria
> > necessariamente um ganho?
> >
> > Obrigado,
> >
> > Abraços,
> >
> > FILIPE FEDALTO
> > Usuário Linux #76395
> > Linux Counter - http://counter.li.org
> >
> > 2008/12/16 hamacker 
> >
> >> Eu nunca tentei, mas provavelmente funciona...
> >>
> >> Use o synaptic para salvar a lista dos pacotes instalados, salve-o num
> >> pendrive.
> >> Boot pelo LiveCD 64bits e tente importar a lista que está no pendrive
> >> usando o próprio synaptic, ele exibirá os pacotes não encontrados.
> >> As vezes, o pacote existe, no entanto, a semantica do nome foi
> >> alterado. Doravante, pode ser que sua lista atual tiver coisas
> >> instaladas em outros repositórios ou manualmente ele também não
> >> conseguirá encontrar ou pior simplesmente quebrar os pacotes.
> >>
> >> Isso é só uma simulação, porque de fato, não vai dar para instalar
> >> nada num livecd.
> >> Tenho usado AMD64 e não tenho tido falta de nada por enquanto. Ainda
> >> diria que se voce tem menos de 4G de RAM, que é duvidoso voce fazer
> >> essa mudança porque será trocar 6 por meia-duzia e ter um consumo
> >> maior de RAM.
> >>
> >> []'s e sucesso.
> >>
> >>
> >> 2008/12/16 Filipe Fedalto :
> >> > Bom dia a todos!
> >> >
> >> > Tenho o Ubuntu Hardy funcionando em meu notebook Compaq Presario
> v6210br,
> >> > perfeitamente, sem nada a desejar. Nadinha mesmo. Drivers de tudo,
> placa
> >> de
> >> > rede wireless (via ndiswrapper), leds do teclado, etc etc, tudo
> funciona
> >> > redondo.
> >> >
> >&g

Re: [Ubuntu-BR] Quais pacotes instalados não têm e quivalente em amd64?

2008-12-17 Thread Filipe Fedalto
Hamacker, boa tarde!

Utilizamos o VMWare Server.

Abraços,

-- 
FILIPE FEDALTO
Arquiteto de Integração - Java

2008/12/17 hamacker 

> Qual o virtualizador ?
> Pois o que eu testei -na época- foi o VirtualBox.
>
> 2008/12/17 Filipe Fedalto :
> > Hamacker,
> >
> > Só dando um depoimento: aqui na empresa temos como um dos servidores uma
> > máquina Dell Poweredge 2900, com dois processadores Intel Xeon Quad Core,
> > ambos de 64 bits. Este servidor é utilizado exclusivamente para
> > virtualização, contendo outras 5 VMs (VMWare Server) dentro.
> >
> > Infelizmente, quando instalaram o SO do Host, instalaram um Ubuntu 7.10
> > Server de 32 bits. Depois, as VMs foram criadas, sendo algumas 32 bits, e
> > outras 64 bits. Provavelmente não há nenhuma  vantagem nisso, visto que o
> > host é 32 bits, mas funcionam sem problema algum.
> >
> > Minha vontade (e mais ainda depois do ganho que você falou) é fazer um
> > backup full das VMs, apagar tudo, reinstalar no host o Ubuntu 64, e
> depois
> > reinstalar as VMs. Aí sim, talvez também experimente algum ganho...
> >
> > Abraços,
> >
> > FILIPE FEDALTO
> > Arquiteto de Integração - Java
> >
> > 2008/12/16 hamacker 
> >
> >> Eu já usei ambas, eu como desktop não há muita diferença na performance.
> >> Com endereçamentos de 64bits, a escala de consumo de RAM aumenta
> >> porque um numero inteiro em 64bits é simplesmente maior.
> >>
> >> Com 2GB de RAM, não fará diferença na minha opnião. Em casa, eu uso
> >> 64bits com 1G e ainda sobra RAM, na média uso uns 890M de RAM. Se me
> >> faltasse RAM, com certeza pularia para o 32bits. Mas em casa não uso
> >> eclipse, java jdk, apache,... é bem desktop mesmo, por isso não tenho
> >> falta, só instalei 64bits para terminar o desenvolvimento do meu
> >> script, e estou com preguiça de voltar 32bits. Mas com voce pode ser
> >> diferente...
> >>
> >> Se usar o meu script, o ambiente 64bits ou 32bits, fica tudo igual.
> >> Experimenta e tire suas próprias conclusões.
> >>
> >> Salvo se eu estiver errado, se seu host for 32bits, voce não consegue
> >> criar uma Virtual Machine de 64bits. Mas pelos programas que voce
> >> descreveu, não há empecilhos de usar 64bits.
> >>
> >> []'s
> >>
> >> 2008/12/16 Filipe Fedalto :
> >> > Pessoal, obrigado pelas excelentes respostas recebidas até agora!
> >> >
> >> > Hamacker, interessante esta idéia... vou tentar fazer isto para ver o
> >> > resultado... Opcionalmente, me ocorreu agora que eu talvez possa
> instalar
> >> o
> >> > Ubuntu 64 em uma VM no meu Note... se funcionar, instalo no HD.
> >> >
> >> > Mas você levantou uma outra questão que eu não estava considerando:
> >> "Ainda
> >> > diria que se voce tem menos de 4G de RAM, que é duvidoso voce fazer
> >> > essa mudança porque será trocar 6 por meia-duzia e ter um consumo
> >> > maior de RAM."
> >> >
> >> > Por que, exatamente? De fato, meu Note tem 2GB e desempenha todas as
> >> funções
> >> > (Desenvolvimento de software em Java e jogar Counter-Strike via wine)
> de
> >> > maneira satisfatória. Tendo um processador 64 bits (AMD Semprom
> 3500+),
> >> > tenho a impressão de estar perdendo algo com uma distribuição 32 bits
> >> > instalada. Procurei esse tipo de informação, análises comparativas
> entre
> >> > linux 32 x linux 64, mas não encontrei nada muito esclarecedor...
> >> >
> >> > Então quer dizer que o upgrade de 32 para 64 do meu Ubuntu não
> >> representaria
> >> > necessariamente um ganho?
> >> >
> >> > Obrigado,
> >> >
> >> > Abraços,
> >> >
> >> > FILIPE FEDALTO
> >> > Usuário Linux #76395
> >> > Linux Counter - http://counter.li.org
> >> >
> >> > 2008/12/16 hamacker 
> >> >
> >> >> Eu nunca tentei, mas provavelmente funciona...
> >> >>
> >> >> Use o synaptic para salvar a lista dos pacotes instalados, salve-o
> num
> >> >> pendrive.
> >> >> Boot pelo LiveCD 64bits e tente importar a lista que está no pendrive
> >> >> usando o próprio synaptic, ele exibirá os pacotes não encontrados.
> >> >> As vezes, o pacote existe, no entanto, a semantica do nome foi
> >> >> alterado. Doravante, pode ser que sua lista atual tiver coisas
>

Re: [Ubuntu-BR] FILIPE FEDALTO : VMWare Server, funciona bem ?

2008-12-17 Thread Filipe Fedalto
 neste
período todo.

Quanto aos discos virtuais... posso criá-los em arquivos de imagem no host,
ou conectar a um próprio dispositivo real do host (não recomendado,
principalmente para a partição de boot). Considerandoo-se que sempre sejam
utilizadas imagens em arquivos do host, tenho a opção de que o VMWare crie
uma imagem com todo o tamanho desejado já alocado, ou então que vá alocando
à medida que for utilizando. Igualmente, posso especificar que seja criado
um único arquivão, ou que ele vá dividindo em arquivos de 2GB.

Posso criar dispositivos virtuais de Rede, Disco (IDE e SCSI), CD/DVDROM,
Floppy, USB, Som, Porta Serial, Porta Paralela e SCSI genérico.

Tive um crash com uma VM Solaris uma única vez. Seu filesystem se corrompeu
após uma queda de energia. Mas não sei se foi o VMWare ou se foi burrada
minha (ao criar o filesystem ou ao tentar recuperá-lo), já que não sou nada
entendido no Solaris... De fato, eu tentei mover os arquivos desta VM no
disco do Host, o que pode ter causado toda a besteira...

Isto tudo é com a versão VMWare Server Open Source. Nem imagino o que mais
eu possa fazer com uma das versões pagas, tipo o VMWare Infrastructure, ou o
VMWare vCenter, etc.

Bem, é isso! Recomendo! Espero ter sido útil.

Igualmente, sinta-se livre para perguntar qualquer outra coisa, ou mesmo me
enviar um e-mail em PVT, se desejar.

Abraços,

-- 
FILIPE FEDALTO
Arquiteto de Integração - Java


2008/12/17 hamacker 

> Funciona bem ?
>
> Vou ter que parar um servidor com NT+MSSQL6.5 e tava pensando em
> virtualiza-lo.
> O sistema está sendo reescrito com outra base de dados, mas até lá
> gostaria de virtualiza-lo.
> Por isso minha pergunta.
>
> 2008/12/17 Filipe Fedalto :
> > Hamacker, boa tarde!
> >
> > Utilizamos o VMWare Server.
> >
> > Abraços,
> >
> > --
> > FILIPE FEDALTO
> > Arquiteto de Integração - Java
>
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


[Ubuntu-BR] Como funciona o pacote sudo-ldap

2008-12-30 Thread Filipe Fedalto
Prezados, bom dia!

Alguns servidores aqui da empresa (todos Ubuntu Dapper ou Ubuntu Gutsy)
fazem autenticação de usuários via PAM-LDAP.
Os usuários da empresa são todos cadastrados no LDAP. Alguns, os que têm
acesso ao unix, possuem a extensão Unix-user. Destes, alguns têm permissão
de administrador. Então, criei um grupo Unix-admin (GID 1500) em todas as
máquinas e adicionei a seguinte linha ao sudoers:

%unix-admin ALL=(ALL) ALL

Achei um trabalho meio idiota, mas, como não tinha conhecimento de nada
melhor, foi o que fiz há alguns meses.

Então, eis que hoje me deparo com o pacote sudo-ldap, desconhecido por mim
até então. O nome me sugeriu ser uma forma mais inteligente e menos
trabalhosa de definir quais dos meus usuários LDAP que tenham acesso ao Unix
podem ser administradores.

Entretanto, não achei no google um howto ou tutorial que me explicasse o
funcionamento deste pacote. Apenas achei sites de bug reports ou simples
descrições do pacote (do packages.ubuntu.com).

E esta é minha dúvida: alguém aí pode me explicar como funciona este pacote?
Ou então, sugerir alguma documentação online? Já verifiquei via apt que
realmente não o tenho instalado...

O que preciso saber é o que muda se eu instalar este pacote:
1. O que muda nos servidores que são LDAP-clients?
2. O que muda no cadastro dos usuários no LDAP? Mais especificamente, como
direi no LDAP que um usário X é membro do sudoers, e outros, não são?
3. Há algum outro impacto nos servidores LDAP-client?

Muito obrigado,

FILIPE FEDALTO
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] ajuda: procuro técnico para config urar meu pc em são paulo, capital

2009-01-15 Thread Filipe Fedalto
Que seja banido o flammer acima...

FIL



2009/1/15 Luiz Gustavo Câmara Franco 

> Must not feed the troll.
> Must resist the flame bait.
> Help, Father.
>
> Amém! :-D
>
> 2009/1/15 Iuri Diniz 
>
> > Acho que agora a discussão fugiu totalmente do tópico, que para mim
> deveria
> > ter apenas a primeira mensagem.
> >
> > *Do not feed* the *trolls*
> >
> > http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_(internet)
> 
>
>
>
>
> --
> Luiz Gustavo Câmara Franco
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Teclado padrão americado ć (ced ilha)

2009-01-22 Thread Filipe Fedalto
Boa tarde!

Após reconfigurar o teclado, conforme já foi orientado, se seu teclado for
mesmo padrão US, ou seja, sem cedilha, você pode colar sobre as teclas
desejadas adesivos de remapeamento.

Abraços,

FILIPE FEDALTO
ffeda...@eaibrasil.com.br
http://www.eaibrasil.com.br



2009/1/22 Iuri Diniz 

> Nós primórdios quando eu usava teclado us internacional e as distribuições
> passaram a usar UTF-8 por padrão (por volta de 2005), eu conseguia conserta
> isto nos programas GTK setando esta variável de ambiente:
>
> export GTK_IM_MODULE=cedilla
>
> ou trocando o sistema para ISO-8859-1
>
> hoje eu não uso mais teclados US, quem sabe alguém não dá um dica melhor
>
> tenta procurar no google
>
> "us international"+cedilla
> ou
> "us international"+cedilha
> ou
> cedilla x input module
>
> Um resultado:
> http://blog.klauskiwi.com/archives/13
>
> 2009/1/22 Adelson O. Junior 
>
> > Uso teclado US, não consegui o fazer o cedilha funcionar nem a pau.
> > Saí: ć ć ć ć.
> >
>
>
>
> --
> Iuri Diniz
> http://iuridiniz.com [Sou um agitador, não um advogado]
> http://blog.igdium.com [Linux on Limbo]
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Afinador para instrumentos musicais.

2009-01-30 Thread Filipe Fedalto
Olá, boa tarde!

Diapasão? É o melhor afinador que existe... o mais preciso...
Afinadores eletrônicos ou por software tem uma margem de imprecisão maior
que a do ouvido humano.

Abraços,

FILIPE FEDALTO


2009/1/30 Tiago Poiares 

> Esse topico já morreu a bastante tempo mas eu tava procurando um afinador
> pra afinar violão de ouvido tbm e achei um na web que funciona do jeito q
> eu
> queria... e acho q do jeito que o Salles queria tbm... entao ta no link aí
> embaixo...
> tem opção pra afinar violão de 12 cordas e tudo mais...
> http://www.cursodeviolao.net/afinador/||.._poiares..||<http://www.cursodeviolao.net/afinador/%7C%7C.._poiares..%7C%7C>
>
>
> 2008/3/18 Salles 
>
> > José Lera,
> >
> > No repositório do Ubuntu tem o fmit e o gtkGuitune, creio que funcionam
> > dessa forma.
> >
> > Abraços,
> >
> > Salles (Nethell)
> >
> > Em Ter, 2008-03-18 às 10:22 -0300, Jose Lera escreveu:
> > > Agora só está faltando dizer quais são os programas que funcionam com a
> > > recepção do som e
> > > indicador para a correção digital.
> > >
> > > []'s Lera
> > >
> > > Em 16/03/08, Salles  escreveu:
> > > >
> > > > Prezados amigos,
> > > >
> > > > Estou procurando um afinador para guitarras que apenas emita o som de
> > > > cada nota por clique ou seja, quero afinar "de ouvido" mesmo.
> > > > Todos os afinadores que encontrei funcionam com a recepção do som e
> > > > indicador para a correção digital.
> > > > Se alguém conhecer algum afinador deste tipo, agradeço a dica.
> > > >
> > > > Abraços a todos,
> > > >
> > > > Salles (Nethell)
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > --
> > > > Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
> > > > http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui  -
> > > > ubuntu-br mailing list
> > > > ubuntu-br@lists.ubuntu.com
> > > > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
> > > >
> > >
> > >
> > >
> > > --
> > > ---Alferes 3ª Grau da Federação Da Frota Estelar De São
> Paulo---
> > >  _ Jose Maria  Correa Lera
> > > \__(===/_=_/ .--'-`--.___correal...@gmail.com
> > >\ \   `,--,-.___.'Registered Linux User #136117
> > >  .--`\\--'../ A felicidade não depende do que nos
> falta,
> > > '---._.|]  mas do bom uso que fazemos do que temos.
> >
> >
> > --
> > Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
> > http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui  -
> > ubuntu-br mailing list
> > ubuntu-br@lists.ubuntu.com
> > https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
> >
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


[Ubuntu-BR] Fui hackeado??? LS_COLORS...

2009-02-06 Thread Filipe Fedalto
Prezados, bom dia!

Em minha empresa há um servidor que serve de gateway para a internet. Ele é
bilateral, ou seja, é tanto proxy (squid transparent proxy) da intranet para
a internet quanto serve de firewall da internet para a intranet, inclusive
fazendo DNAT para algumas páginas em servidores internos e Apache Proxy para
outros servidores HTTP internos.

Bem, quando eu entro no shell deste servidorvia SSH, algo está
desconfigurado. Não tenho mais as cores do shell e aparece uma mensagem
esquisita. Aparentemente, é só um desconforto visual, sem causar maiores
transtornos.

Entretanto, buscando informações e soluções na internet para o problema,
acabei lendo que isto poderia ser resultado de alguma invasão. Isto me
preocupou... Algo dizendo que talvez os meus binários (binutils) houvessem
sido trocados...

Sendo assim, como posso saber se fui ou não invadido? Não sei onde olhar...
sei que o log do firewall (Shoreline) realmente barra muitas tentativas de
utilização do meu Apache Proxy para proxiar acessos anônimos a outros sites
para fora (muitos mesmo, da net para a net). Mas não sei mais o que
procurar... meus olhos leigos não viram nada no syslog ou no auth.log, ou em
outro local...

Alguem pode me ajudar? Que arquivos eu preciso postar aqui para ajudar a
descobrir?

Não quero só que alguem chegue e me diga "é isto". Estou realmente disposto
a aprender a administrar melhor a segurança de meus servidores. Assim, além
de me ajudar a resolver este problema, quem pode me dar alguma dica? Há
algum e-zine sobre segurança, algum site, algo que eu deva ler ou deva
constantemente ir acompanhando? Achei muita coisa no google, mas não sei
discernir o que presta, o que não presta e o que pode inclusive estar
tentando me enganar a até fragilizar mais ainda a segurança...

Ah, sim, meu servidor em questão é Ubuntu Gutsy. Seguem alguns dados
iniciais:

fil...@eainet:/$ uname -a
Linux eainet 2.6.22-14-server #1 SMP Tue Feb 12 08:27:05 UTC 2008 i686
GNU/Linux

fil...@eainet:/$ cat /etc/lsb-release
DISTRIB_ID=Ubuntu
DISTRIB_RELEASE=7.10
DISTRIB_CODENAME=gutsy
DISTRIB_DESCRIPTION="Ubuntu 7.10"

E aqui está uma demonstração do problema:

fil...@eainet:/$ ls
ls: unrecognized prefix: do
ls: unparsable value for LS_COLORS environment variable
bin dev initrd.img  opt svn vmlinuz
bootetc lib procsys
cdrom   ftp lost+found  roottmp
corehomemedia   sbinusr
davhome initrd  mnt srv var

E o $LS_COLORS:

fil...@eainet:/$ env |grep LS_COLORS
LS_COLORS=no=00:fi=00:di=01;34:ln=01;36:pi=40;33:so=01;35:do=01;35:bd=40;33;01:cd=40;33;01:or=40;31;01:su=37;41:sg=30;43:tw=30;42:ow=34;42:st=37;44:ex=01;32:*.tar=01;31:*.tgz=01;31:*.arj=01;31:*.taz=01;31:*.lzh=01;31:*.zip=01;31:*.z=01;31:*.Z=01;31:*.gz=01;31:*.bz2=01;31:*.deb=01;31:*.rpm=01;31:*.jar=01;31:*.jpg=01;35:*.jpeg=01;35:*.gif=01;35:*.bmp=01;35:*.pbm=01;35:*.pgm=01;35:*.ppm=01;35:*.tga=01;35:*.xbm=01;35:*.xpm=01;35:*.tif=01;35:*.tiff=01;35:*.png=01;35:*.mov=01;35:*.mpg=01;35:*.mpeg=01;35:*.avi=01;35:*.fli=01;35:*.gl=01;35:*.dl=01;35:*.xcf=01;35:*.xwd=01;35:*.flac=01;35:*.mp3=01;35:*.mpc=01;35:*.ogg=01;35:*.wav=01;35:

Como podem ver, o sistema reclama que não entende o "do" no $LS_COLORS. Isto
começou a acontecer "do nada". Ou melhor, sem nenhuma intervenção de alguem
da empresa, ao menos.

Muito obrigado por tudo!!!

Abraços,

FILIPE FEDALTO
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Fui hackeado??? LS_COLORS...

2009-02-06 Thread Filipe Fedalto
Bom dia Danilo, obrigado por sua resposta.

"você comenta também que não houve intervenção intencional de ninguém
da empresa, mas por acaso o sistema está fazendo alguma atualização
automaticamente?"

Você se refere a atualizações automáticas do apt? Tipo, agendadas no
crontab, e etc? Não, bem, não que eu saiba. Nunca configurei atualizações
automáticas em nenhum servidor para que não aconteçam surpresas como esta...

De qualquer jeito, vou verificar tanto a questão dos alias, quanto as
tabelas crontab.

Obrigado!

FILIPE FEDALTO



2009/2/6 Danilo Magrini 

> -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
> Hash: SHA1
>
> 2009/2/6 Filipe Fedalto 
>
> É Filipe... complicado isso. Bom inicialmente, não sei se é o seu
> caso, mas vou colocar uma dica aqui muitas vezes negligenciada por
> muitos administradores. A maioria dos firewalls que vi até hoje, fazem
> log das tentativas de acesso não autorizados, alguns com informações
> detalhadíssimas sobre a possível origem das tentativas. Porém poucos
> são os firewalls que eu vi que também "logam" as tentativas BEM
> SUCEDIDAS pois são essas que são as perigosas! Nesse caso você tem
> sempre mais informações para avaliar.
>
> Bom dito isso vou tentar dar algumas opiniões sobre o que você enviou.
> Primeiramente eu acredito que você deveria, se possivel, isolar essa
> máquina... tanto de acesso externo quanto de interno. Depois tente
> baixar algum anti-rootkit para avaliar se algum foi executado ou
> deixado no seu sistema. Como você disse que seu sistema está com
> comportamentos estranhos podemos concluir que isso não foi ação de um
> "cracker profissional" k se é que isso existe. O que eu quero
> dizer é que se a invasão partiu de um cracker inteligente e que visa
> obter informações suas ele jamais iria "estragar" alguma coisa que
> seja visualmente perceptivel. Quando uma invasao ocorre e você tem
> dados excluidos ou qualquer coisa desse tipo, é bem provavel que é
> algum adolescente querendo fazer farra. Mas vamos aos fatos, vou
> tentar dar minha opinião sobre seu problema abaixo.
>
> E aqui está uma demonstração do problema:
>
> fil...@eainet:/$ ls
> ls: unrecognized prefix: do
> ls: unparsable value for LS_COLORS environment variable
> bin dev
> initrd.img  opt svn
>vmlinuz
> bootetc lib
>procsys
> cdrom   ftp lost+found
>  roottmp
> corehomemedia
>  sbinusr
> davhome initrd  mnt
>srv var
>
> E o $LS_COLORS:
>
> fil...@eainet:/$ env |grep LS_COLORS
>
> LS_COLORS=no=00:fi=00:di=01;34:ln=01;36:pi=40;33:so=01;35:do=01;35:bd=40;33;01:cd=40;33;01:or=40;31;01:su=37;41:sg=30;43:tw=30;42:ow=34;42:st=37;44:ex=01;32:*.tar=01;31:*.tgz=01;31:*.arj=01;31:*.taz=01;31:*.lzh=01;31:*.zip=01;31:*.z=01;31:*.Z=01;31:*.gz=01;31:*.bz2=01;31:*.deb=01;31:*.rpm=01;31:*.jar=01;31:*.jpg=01;35:*.jpeg=01;35:*.gif=01;35:*.bmp=01;35:*.pbm=01;35:*.pgm=01;35:*.ppm=01;35:*.tga=01;35:*.xbm=01;35:*.xpm=01;35:*.tif=01;35:*.tiff=01;35:*.png=01;35:*.mov=01;35:*.mpg=01;35:*.mpeg=01;35:*.avi=01;35:*.fli=01;35:*.gl=01;35:*.dl=01;35:*.xcf=01;35:*.xwd=01;35:*.flac=01;35:*.mp3=01;35:*.mpc=01;35:*.ogg=01;35:*.wav=01;35:
>
> Como podem ver, o sistema reclama que não entende o "do" no $LS_COLORS.
> Isto
> começou a acontecer "do nada". Ou melhor, sem nenhuma intervenção de alguem
> da empresa, ao menos.
> eu não acho que a reclamação é de não encontrar o "do" no LS_COLORS tá
> mais com cara de qua é um alias que foi criado para o "ls" e que está
> com algum problema. Já verificou o arquivo de criação de aliases do
> sistema?
> você comenta também que não houve intervenção intencional de ninguém
> da empresa, mas por acaso o sistema está fazendo alguma atualização
> automaticamente?
>
> - --
> Danilo G. Magrini
> danilo.magrini (AT) gmail (DOT) com
> GPG Key:
>
> http://keyserver.ubuntu.com:11371/pks/lookup?op=get&search=0x3EAD0BBAFDE75A11
> "Any fool can write code that a computer can understand. Good
> programmers write code that humans can understand." (Martin Fowler)
>
> -BEGIN PGP SIGNATURE-
> Version: GnuPG v1.4.9 (GNU/Linux)
> Comment: http://getfiregpg.org
>
> iEYEARECAAYFAkmMMfkACgkQPq0Luv3nWhHOlACg0kY1BsTb1ywwd+Fxqa1JysvL
> 2LgAoLERDSYZMm6kFwLdd6lQyoHGTsYG
> =NR1E
> -END PGP SIGNATURE-
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Reportagem com Linus Torvald (criador do Linux)

2009-02-10 Thread Filipe Fedalto
Pois é... e eu crente que era o bom e velho slackware...

FILIPE FEDALTO



2009/2/10 Ksatrya_Linux 

> Sacanagem!!! tinha que ser fedora a distro que ele usa
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] [Resolvido] Jogos para Linux

2009-03-12 Thread Filipe Fedalto
Luciana, pessoal, boa tarde!

Uma alternativa são jogos online, independente de plataforma.

A Jagex produz jogos online em Java, muito bons. Podem ser acessados em
http://www.runescape.com e http://www.funorb.com. O primeiro site é de um
jogo RPG 3D, muito bom mesmo. O jogo tem milhões de usuários. A qualquer
momento, tem mais de 10 jogadores jogando (isso mesmo, cem mil)
simultaneamente.

O segundo site é um portal de jogos menores online da mesma empresa, com
alguns hits bem interessantes. Sugiro jogar Arcanists, Pool, Armies of
Gielinor... e bem, de uma olhada em todos os outros, que valem a pena.

Como são em Java Applets, dispensam instalação. Basta abrir a página,
autorizar o aplicativo, e jogar.

Abraços,

FILIPE FEDALTO
ffeda...@eaibrasil.com.br
http://www.eaibrasil.com.br



2009/3/12 Ronaldo davi 

> A melhor forma de instalar varios jogos e aplicativos, e usar o PlayonLinux
>
> Ele instala varias coisas inclusive Netframework directx e etc.
>
> http://www.wine-reviews.net/playonlinux/playonlinux.html
>
> Atenciosamente,
> Ronaldo davi
> Consultor Tecnico
> Liga dos Dinos
>
> - Original Message -
> From: "Danilo Magrini" 
> To: "Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro" <
> ubuntu-br@lists.ubuntu.com>
> Sent: Thursday, March 12, 2009 8:40 AM
> Subject: Re: [Ubuntu-BR] [Resolvido] Jogos para Linux
>
>
> 2009/3/12 Luciana LCNRJ 
>
> >"O Linux é bom, mas ainda sou salva pelo windows!"
> > Eu mesma. Hahaha
> >
>
>
> ??
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
>
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Extensão pro Firefox que abre nova a ba ao lado

2009-03-13 Thread Filipe Fedalto
Boa tarde!

Tem sim! Usa o plugin Tab Kit, já no repositório de add-ons do Firefox.
Basta clicar no menu Ferramentas > Complementos, abrir a aba "Adicionar" e
digitar "Tab Kit" no campo de pesquisa, dar Enter e, quando aparecer, mandar
instalar.

Um outro de que gosto é o Colorful Tabs, que colore os Tabs com cores
diferentes, de acordo com seu servidor. É util para achar mais fácil o Tab
certo (para quem gosta de ter muitos tabs abertos).

Abraços,

FILIPE FEDALTO
ffeda...@eaibrasil.com.br
http://www.eaibrasil.com.br



2009/3/13 João Olavo Baião de Vasconcelos 

> Olá pessoal!
>
> Tava usando o IE7 e reparei que ele tem uma funcionalidade bem interessante
> que eu nunca havia pensado: ao abrir um link em uma aba nova, ao invés de
> jogar a aba lá pro final da lista, a aba é aberta ao lado da atual.
>
> Alguém conhece alguma extensão do Firefox que permite isso?
>
> Valeu!!
> --
> João Olavo Baião de Vasconcelos
> Bacharel em Ciência da Computação
> Analista de Sistemas - Infraestrutura
> joaoolavo.wordpress.com
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] [OFF TOPIC] Saiu o resultado do julgamento doThe Pirate Bay

2009-04-17 Thread Filipe Fedalto
Anderson, boa tarde!

Concordo plenamente com você! Vislubro duas possibilidades a partir deste
cenário (alternativas):
1. Com a popularização da internet, mais e mais pessoas vão comprar músicas
em sites como o iTunes, ou assinar sites como o saudoso Usina do Som (eu
pagava R$ 7,00 por mês na época para acessá-lo... valia a pena e era
barato), como efeito, as gravadoras podem acabar baixando os preços de CDs e
DVDs.

2. Com a popularização da internet, mais e mais pessoas vão comprar músicas
em sites como o iTunes, ou assinar sites como o saudoso Usina do Som. O
efeito, neste caso, pode ser negativo: estes serviços podem tender a subir
os preços também.

Abraços,

FILIPE FEDALTO
ffeda...@eaibrasil.com.br
http://www.eaibrasil.com.br



2009/4/17 Anderson Fraga 

> Acontece que é complicado comprar um cd por R$ 30~40, não acha?
> Para acabar com a pirataria, não basta o consumidor fazer algo, as
> gravadoras PRECISAM diminuir valores, achar alternativas (iTunes é um
> exemplo)...
>
>
> Sds,
> Anderson Fraga
> cont...@andersonfraga.net
> www.andersonfraga.net
> - Original Message -
> From: "Salles" 
> To: "Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro" <
> ubuntu-br@lists.ubuntu.com>
> Sent: Friday, April 17, 2009 4:59 PM
> Subject: Re: [Ubuntu-BR] [OFF TOPIC] Saiu o resultado do julgamento doThe
> Pirate Bay
>
>
> Em Sex, 2009-04-17 às 16:14 -0300, Andre Cavalcante escreveu:
> > 2009/4/17 JoaoFPR . :
> > > Eles foram condenados - acredito -, por que os juízes entendem que é
> > > eticamente errado a pirataria, porque pelo frio fio da navalha, pelo o
> > > que
> > > eu sei, não há nenhuma lei naquele país que os impedisse de atuar.
> >
> > Pelo que entendi do que li a respeito, eles foram condenadas apenas
> > por facilitar e incentivar a pirataria, não por pirataria em si. De
> > fato eles até se orgulham disso no site. Vejo este julgamento mais ou
> > menos como um espetáculo que as grandes gravadoras estão fazendo para
> > dizer às pessoas assim: tá vendo, quem faz pirataria pode ser julgado
> > por isso. O alvo creio nunca foi tirar o piratebay do ar; pelo menos
> > eles tem um certo "controle" do que rola lá dentro, se acabarem com o
> > site, sabe Deus o que outros 10 irão fazer...
> > André Cavalcante
>
> Bodes expiatórios... Não conheço as leis do país, mas acho que isso vai
> acabar num belo churrasco. Não acredito em punição por incentivo ou
> incitação se não houver um envolvimento direto com a ação em sí.
>
> Deviam caçar, sim, os que disponibilizam os produtos piratas e,
> principalmente, se houvesse um real interesse em extinguir a pirataria,
> colocar a mídia para trabalhar a seu favor junto aos consumidores.
> Correr atrás de camelôs, tomar DVDs piratas (que não sabemos para onde
> vão) ou fechar locadoras e sair multando x ou y não vai resolver nada.
> Conscientização do povo, este é o caminho correto mas ninguém quer
> investir nisto.
>
> Se cada um de nós ensinarmos aos nossos filhos e aos nossos próximos os
> caminhos corretos de forma coerente, eles os repassarão a outros e assim
> por diante. Alguns sairão da linha, mas serão poucos e terão menos
> adeptos às suas idéias.
>
> Salles (Nethell) Ubuntu User 24389
>
>
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
>
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


[Ubuntu-BR] Ubuntu no MacBook (Relato)

2009-05-19 Thread Filipe Fedalto
Pessoal, bom dia!
Escrevo só para dar um relato que, talvez, possa ser útil para mais alguém.
Sou usuário do Ubuntu há um ano e meio (antes disso, usei Slackware por 11
anos) e há uma semana comprei um MacBook. Como a arquitetura dos novos
MacBooks é intel (Intel Core 2 duo, 2GHz) e como já havia ouvido falar que
seria possível rodar o linux nele, hoje dei boot pelo CD do Ubuntu Jaunty
Desktop amd64 e, para minha surpresa, funcionou tudo perfeitamente,
inclusive a placa de rede Wireless. Não verifiquei se a WebCam funcionou,
mas se verificar depois, posto aqui.

É isso! Vou continuar usando o Mac OS X, porque, sinceramente, gostei pra
caramba (é unix), mas já sei que se precisar ou se não achar algum programa,
o Ubuntão está aí, mais disponível que nunca!

Abraços,

FILIPE FEDALTO
ffeda...@eaibrasil.com.br
http://www.eaibrasil.com.br
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br


Re: [Ubuntu-BR] Google lançará Chrome OS open sour ce

2009-07-08 Thread Filipe Fedalto
Linux é um Unix.
FILIPE FEDALTO
ffeda...@eaibrasil.com.br
http://www.eaibrasil.com.br



2009/7/8 Fábio Rabelo 

> Apenas reinterando :
>
> > Informe-se direito antes de espalhar desinformaçao 
>
> Jamais use "... SE NÃO ME ENGANO..." , como dizia minha falecida avó, "boca
> fechada não entra mosquito e não sai besteira" !
>
>
> Fábio Rabelo
>
>
> 2009/7/8 Petter Rafael Villa Real 
>
> > Dr. Fábio Rabelo, muito obrigado pela sua educação.
> > Reitero meus pedidos de desculpas a sua estimada pessoa.
> >
> > No mais, nobre colega, quando percebo que alguma pessoa cometeu um
> equívoco
> > (caso não tenha percebido, em minha mensagem original eu coloquei o
> > seguinte
> > trecho "... SE NÃO ME ENGANO...", isso significa que eu não tinha certeza
> > sobre o fato) eu apenas sinalizo e pronto, de forma educada, mas não tão
> > educada quanto a sua.
> >
> > Atenciosamente.
> >
> >
> --
> Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece
>
> Lista de discussão Ubuntu Brasil
> Histórico, descadastramento e outras opções:
> https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br
>
-- 
Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Lista de discussão Ubuntu Brasil
Histórico, descadastramento e outras opções:
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br