Re: [Zope-pt] Formulario para Login na página?

2005-08-23 Thread Fernando Paiva
Obrigado pela atenção, mas eu pesquisei e não encontrei nada sobre o
'cookie crumble', vc ja usou ? pode ser mais expecifico ?

Obrigado.
  
  
Em Ter, 2005-08-23 às 09:50, Rodrigo Braga escreveu:
> PythonDeveloper
> 
> Realmemte a escolha do ZPT foi acertada :-)
> 
> Em relação a autenticação e etc. dê uma olhada no
> produto cookie crumble! Ele faz todo o trabaho "sujo"
> pra você
> 
> 
> --- pythondeveloper <[EMAIL PROTECTED]>
> escreveu:
> 
> >  Saudações galera.
> >   Eu sou noobie no Zope e não manjo nada de
> > programação pra web, mas
> > manjo de Python. Tenho uma página inicial no Zope
> > com um formulário
> > dois campos e um botão: usuário senha e o botão
> > login. Como eu faço
> > para saber se o usuário e a senha estão cadastrados
> > na tabela do banco
> > de dados? E fazer o teste se estiver cadastrado ele
> > redireciona para a
> > página seguinte se não ele redireciona para uma
> > outra página com a
> > mensagem de erro "usuário ou senha inválidos" ?
> > 
> >   Como eu disse não manjo nada do conceito de
> > programação pra web,
> > então sendo assim onde eu encontro documentação do
> > uso de formulários?
> > 
> > obs: Estou optando por usar ZPT, que andei lendo ser
> > melhor que DTML.
> > 
> > obrigado!
> > 
> > 
> > 
> > 
> > 
> > Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
> > Para desistir envie uma mensagem em branco para:
> > [EMAIL PROTECTED] 
> > Links do Yahoo! Grupos
> > 
> > 
> > 
> > http://br.yahoo.com/info/utos.html
> > 
> >  
> > 
> > 
> > 
> > 
> 
> 
> 
>   
>   
> 
> ___ 
> Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. 
> Instale o discador agora! http://br.acesso.yahoo.com/
> 
> 
> Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
> Para desistir envie uma mensagem em branco para:
> [EMAIL PROTECTED]
> 
> 
>   Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:
> 
> 
> __
> Links do Yahoo! Grupos
>   * Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
> http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/
>   
>   * Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
> [EMAIL PROTECTED]
>   
>   * O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do
> Serviço do Yahoo!.
> 



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [Zope-pt] PUTA QUE PARIU DO PLONE!!!

2006-01-19 Thread Fernando Paiva
Com leituras e pesquisas vc vai ver que falou besteira e ira pedir
desculpas todos da lista, nós entendemos sua posição de ao ter um
obstáculo jogar tudo pra cima e gritar PQP !!! Quem nunca fez isso que
atire a primeira pedra, mas faça isso em OFF, pois ninguém aqui tem
culpa dos seus erros. Todos nós um dia fomos noobies, eu msm desenvolvo
em python para desktop a 2 anos e ainda dou umas barbeiradas, estamos
aqui para tentar ajudar e no que pudermos iremos ajudar. 

Se vc esta começando em PZP e ta sentindo dificuldades em entender
alguma coisa mas ja tem conceito de programação web, va até o
tchezope.org e leia as traduções ou va até o fabiorizzo.com e leia
alguns artigos sera de grande utilidade, você ira ver que em poucas
horas estara conseguindo algum progresso em PZP.

Veja, eu sou programador python para desk como ja havia mensionado
antes, não tenho nenhum conceito de programação pra web, então resolvi
procurar ajuda, pois estava cansado de apanhar. Quando você programa
para desk é dificil migrar pra web, e muita gente não entende isso,
então resolvi pedir ajuda ao Fabio Rizzo pedi a ele que me desse um
treinamento online, ele concordou, vou começar agora dia 23/01 serão 2
semanas de treinamento, seria bom vc fazer algo assim tbm. O curso que
vou fazer é expecifico para desenvolvimento de sistemas web.

flw.





Em Qua, 2006-01-18 às 20:56, Fernando Alexandre escreveu:
> 2 horas porque você é consultor senior... Se fosse aprendiz júnior
> então...
> Não consigo entender como tem gente que faz um portal inteiro no Plone
> em menos de 2 horas... Deve ser mágica...
> 
> Hugo Ramos <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> 2 horas pra mudar uma imagem numa pasta
> Plone va pra puta que pariu!!!
> 
> E nao me respondam sequer pra nao haver mortos...
> 
> Era so um desabafo!
> 
> 
> --
> Hugo Ramos - [EMAIL PROTECTED]
> Consultor Sénior Zope
> 
> 
> 
> __
>  Yahoo! doce lar. Faça do Yahoo! sua homepage.
> 
> Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
> Para desistir envie uma mensagem em branco para:
> [EMAIL PROTECTED]
> 
> 
>   Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:
> PUBLICIDADE
>
> 
> __
> Links do Yahoo! Grupos
>   * Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
> http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/
>   
>   * Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
> [EMAIL PROTECTED]
>   
>   * O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do
> Serviço do Yahoo!.
> 



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 





Re: [Zope-pt] E-mail gerado automático pelo servidor Zope

2006-02-25 Thread Fernando Paiva
Realmente essa é muito interessante, seria como um site de banco qdo seu 
correntista esta para fazer aniversário eles mandam um cartão.

Breno Alvernaz escreveu:
> Olá Companheiros,
>  
> /_Esta dúvida é muito interessante!!! Pode ser útil a muitas pessoas!!!_/
>  
> É possível receber um e-mail automático do servidor Zope em uma data e 
> hora programada? (como se fosse um lembrete)
>  
> Ex.: Crio um evento no Plone como Data/Hora, quando a Data/Hora do 
> servidor for igual ao do evento, o servidor Zope envia um e-mail (um 
> e-mail qualquer) avisando sobre o evento. (tudo automático, sem ação 
> humana)
>  
> Será que existe um Script ou um Produto que realiza esta tarefa?
>
> 
> Yahoo! Acesso Grátis
> Internet rápida e grátis. Instale o discador agora! 
> 
>  
>
>
> Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
> Para desistir envie uma mensagem em branco para: 
> [EMAIL PROTECTED]
>
>
> *Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:*
> PUBLICIDADE
>
>
> 
> *Links do Yahoo! Grupos*
>
> * Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
>   http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/
>
> * Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
>   [EMAIL PROTECTED]
>   
>
> * O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do
>   Serviço do Yahoo! .
>
>



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [Zope-pt] Plone 2.1 tradução para por tuguês brasil, pt-br

2006-03-03 Thread Fernando Paiva
No quickinstaller instala o plonelanguagetool e escolha o pt-br

leonardosantagada escreveu:
> É impressão minha ou o Plone 2.1 não vem com tradução pra pt-br?
> Existe em algum lugar os arquivos pra isso?
>
>
> obs: de preferência mande uma cópia da resposta pro meu email.
>
>
>
>
>
> Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
> Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
> Links do Yahoo! Grupos
>
>
>
>
>  
>
>
>
>
>   



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [Zope-pt] PloneWebMail

2006-05-16 Thread Fernando Paiva



Eu instalei o PloneWebMail em
Python2.3.5
Zope2.8
Plone2.1.2
Funcionou bem, mas muito lento.
Eu aconselho vc a usar uma outra solução para webmail
Eu optei por UebiMiau, no site "www.fabiorizzo.com" eu escrevi um 
caminho das pedras de como instalar esse software...

[]'s
Fernando Paiva

lopeslinux escreveu:
> Olá à todos,
> sou um novo utilizador de plone, e gostaria de saber se o
> PloneWebMail, está funcionando normalmente, pois tentei intala-lo mas
> deu erro.:
>
> Install log for PloneWebMail
> Back to Add/Remove Products
>
> Status
> new
> Error
> There were Errors during install, check Transcript 
>
> Transcript
>
> 2006-05-16 13:22:58
> failed:
> Traceback (most recent call last):
>
>   File
> "/var/lib/zope2.8/instance/plone-site/Products/CMFQuickInstallerTool/QuickInstallerTool.py",
> line 320, in installProduct
> res=install(portal)
>
>   File
> "/usr/lib/zope2.8/lib/python/Products/ExternalMethod/ExternalMethod.py",
> line 225, in __call__
> try: return f(*args, **kw)
>
>   File
> "/var/lib/zope2.8/instance/plone-site/Products/PloneWebMail/Extensions/Install.py",
> line 151, in install
> addNavigationTransitions(self)
>
>   File
> "/var/lib/zope2.8/instance/plone-site/Products/PloneWebMail/Extensions/Install.py",
> line 109, in addNavigationTransitions
> form = portal_prop.form_properties
>
> AttributeError: form_properties
>
> Alguém pode me dar uma ajuda ?
>
> Obrigado desde já.
>
> Eduardo Lopes
>
> [EMAIL PROTECTED]
>
>
>
>
>
>
> Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
> Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
> Links do Yahoo! Grupos
>
>
>
>
>  
>
>
>
>   







Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED]





  




  
Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:
  
  
PUBLICIDADE




  
  



  




  
Links do Yahoo! Grupos

Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/ 
Para sair deste grupo, envie um e-mail para:[EMAIL PROTECTED] 
O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do Serviço do Yahoo!.












Re: [zope-pt] Plone - Script para e-mail

2006-05-31 Thread Fernando Paiva



Veja e adapte a sua necessidade...


 Sugestão
   
 
enctype="text/html">
   
 sugestão
 críticas
 
   
 
   

Python - enviar_py
# Import a standard function, and get the HTML request and response 
objects.
from Products.PythonScripts.standard import html_quote
request = container.REQUEST
RESPONSE =  request.RESPONSE

#assunto,mensagem
mailhost = context.MailHost
assunto=request['assunto']
mensagem=request['mensagem']
portal='Portal'

mail_to = "fernandopaiva_nospam_domain_com_br
mail_subj = assunto
mail_from = '%s <%s>' % (portal,assunto)
mail_msg = mensagem

mailhost.send(mail_msg, mail_to, mail_from, mail_subj)

print "Obrigado por participar"

return printed


[]'s
Fernando Paiva


gabrieldesouzza escreveu:
> Bom dia pessoal,
>
> Bom estou montando um site e gostaria, que ao invés de ter que fazer
> uma página só para ter um link para enviar por e-mail, a página
> fizesse um redirecionamento direto como o a href="" faz.
>
> Vou tentar explicar melhor é assim tenho uma página que quero quando o
> visitanto clicar ao invés de carregar o conteúdo, redirecione direto
> para mandar um e-mail.
>
> Não tenho certeza se fui claro vou ver se consigo diponibilizar umas
> print screen em algum site para mostrar melhor que quero fazer.
>
> Grato pela Atenção,
>
> Gabriel
>
>
>
>
>
>
> Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
> Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
> Links do Yahoo! Grupos
>
>
>
>
>  
>
>
>
>   







Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED]





  




  
Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:
  
  

PUBLICIDADE




  
  



  




  
Links do Yahoo! Grupos

Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/ 
Para sair deste grupo, envie um e-mail para:[EMAIL PROTECTED] 
O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do Serviço do Yahoo!.












Re: [zope-pt] Instalação ZOPE/PLONE Ubunt u

2006-06-10 Thread Fernando Paiva
Borga, essa lista naum é voltada pra ensinar a instalar Zope/Plone, para 
isso procure no tchezope.org ou no fabiorizzo.com que tem várias 
matérias ensinando a instalar e configurar seu Zope, bem como outros 
produtos como Plone.
Se você acaba de sair do windows para o linux é necessário saber pelo 
menos o básico da plataforma, pois só assim você irá conseguir instalar 
e configurar seu Zope com eficiência. Para saber mais sobre Linux de uma 
googlada.


[]'s
Fernando Paiva


Borga escreveu:
> Primeiramente, gostaria de agradecer ao meu "professor" e amigo, 
> Luciano Ramalho por estar participando desta lista, pois, foi com ele 
> que conheci e aprendi Zope.
>
> Migrei para a plataforma Linux hoje. Finalmente deixei o w...
> Instalei o Ubuntu, a mais nova versão, gostaria de saber como faço 
> para instalar pzp - python, zope e plone no mesmo.
>
> Agradeço a todos que me ajudarem.
>
> Obrigado.
>
> -- 
> Ricardo Soares Borghetti
> www.GuairaNaBalada.com <http://www.GuairaNaBalada.com>
> GNB Internet Solutions  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [zope-pt] Problemas com as imagens no Zope

2006-06-12 Thread Fernando Paiva
Bruna Sodré.

Pelo que entendi do seu post, você está querendo exibir as imagens em 
tamanho miniaturas. Para conseguir esse resultado basta você colocar o 
modo de exibição como "visão de miniaturas". Eu tive um problema 
parecido com o seu e resolvi isso com o PIL msm, teste o produto 
ATPhoto, ele pode ajudar.

[]'s
Fernando Paiva


Bruna Sodré escreveu:
> Pessoal...
>
> bom, continuando a saga das fotos no Zope. Antes, postei uma questão
> sobre o recurso álbum de fotos. Instalamos o PIL. Mas... nada mudou.
>
> O que eu notei é que o buraco é ainda mais embaixo. Vai além do álbum
> de fotos.
>
> O normal seria que, ao clicarmos em uma imagem qualquer, o Plone
> gerasse uma miniatura dela com o link: "Clique para ver a imagem no
> tamanho inteiro — Tamanho:: tautau kb". Mas ele não gera essa
> miniatura, e só visualizamos a imagem no tamanho inteiro.
>
> Então, não é um problema só do álbum de fotos. É um problema com
> todas as imagens no Plone. Ele não gera as miniaturas, em nenhuma
> circunstância.
>
> Como disse, já instalamos o PIL, reiniciamos o servidor, mas não
> mexemos em nenhuma configuração da Library. Isso pode ser apenas uma
> questão de configuração? O que exatamente temos que configurar?
> Nunca havia mexido com esse tipo de coisa antes, então, se alguem
> puder dar uma força... tá bem difícil por aqui...
>
> Abs
> Bruna Sodré
>
>
>
>
>
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 





Re: [zope-pt] Album de Imagens ?

2006-06-13 Thread Fernando Paiva
Grande Nuno, eu parei de mexer com esse album voltei agora, to mexendo 
com isso e com o rss que tbm ta me tirando o sono kra.

Obrigado pela atenção.

[]'s
Fernando Paiva

Nuno Teixeira escreveu:
> Olá Fernando!
>
> Ainda às voltas com o este album? :)
>
> Parece-me que estás no bom caminho. Só q sugiro que coloques:
>   
> tal:attributes="href
> string:${here/absolute_url}/${template/id}?destaque=${foto/UID}"
>
> Agora só terás de obter o valor q passas no destaque. Algo do género:
>
>tal:condition="destaque">
>   
> 
>   
> 
>
> e colocas este div juntamente com o teu código
>
> Espero que tenhas entendido a ideia
>
> []s
>
> pythondeveloper wrote:
> > Salve salve galera.
> > Eu fiz o seguinte código, para pegar as imagens em "tile".
> >
> > 
> >   
> > The title
> >   
> >   
> >  >tal:define="fotos
> > python:here.portal_catalog.searchResults(portal_type='Image',
> >   sort_on='Date',
> >   sort_order='reverse',
> >   review_state='visible')[:5];"
> >   tal:condition="fotos">
> > 
> >
> > 
> > 
> >>  tal:attributes="href
> > string:${here/absolute_url}?destaque=${foto/id}">
> > 
> >   
> >   
> > 
> > 
> > 
> >
> > 
> >   
> > 
> >
> > Esse código me retorna em um  os "tile" das imagens em
> > link, como eu faço para quando eu clicar nessa imagem ela seja exibida
> > do lado direito no tamanho original ?
> >
> > []'s
> > Fernando Paiva
> >
> >
> >
> >
> > 
>
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 





Re: [zope-pt] Import/Export

2006-06-13 Thread Fernando Paiva
Borga, seja mais expecífico na sua pergunta.

Borga -> A importação de arquivos (no caso, do curso ZTS que fiz em 
Brasília) para o Zope não está funcionando
Fernando Paiva -> Importação de quais arquivos ?

Borga -> Será que tem alguma coisa a ver com a plataforma
Fernando Paiva-> De qual para qual plataforma ?

Borga -> (exportei os arquivos no windows e to tentando importar no linux)
Fernando Paiva -> Exportei quais arquivos ? O que deseja fazer ? Qual o 
resultado que espera ?

Não precisa ficar repetindo ( o treinamento que fiz em Brasília ) apenas 
faça a pergunta.

[]'s
Fernando Paiva


Borga escreveu:
> Caros amigos,
>
> A importação de arquivos (no caso, do curso ZTS que fiz em Brasília) 
> para o Zope não está funcionando!
> Será que tem alguma coisa a ver com a plataforma? (exportei os 
> arquivos no windows e to tentando importar no linux)
>
> Espero uma ajuda.
>
> []'s
>
> -- 
> Ricardo Soares Borghetti
> www.GuairaNaBalada.com <http://www.GuairaNaBalada.com>
> GNB Internet Solutions  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [zope-pt] Re: Text-decoration em links

2006-06-22 Thread Fernando Paiva
Bruna, vc precisa saber qual a classe que quer mudar isso

tipo.

#portal-siteactions li a{
   text-decoration:none;
}

#portal-siteactions li a:hover{
  text-decoration:underline;
}

ai eu mudei o siteactions

[]'s
Fernando Paiva


Bruna Sodré escreveu:
> Sério,
>
>   já coloquei "text-decoration:none;" em todos os buracos possíveis e
> ele continua sublinhando
> Botei no Plone Custom e nada.
>
> Mesmo assim, por ter o estilo definido no próprio template já era pra
> funcionar.
>
> Sinistro...
>
>
>
>
> --- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, Leandro Zanuz <[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> >
> >
> > coloca algo assim em seu ploneCustom:
> >
> > a { text-decoration: none; }
> >
> >
> > Bruna Sodré escreveu:
> >
> > > Pessoal,
> > >
> > > criei alguns templates e estilos próprios. O fato é que, mesmo nesses
> > > templates, os links estão vindo sublinhados. Já rodei o portal-skins
> > > todo atrás de algo que esteja forçando isso. Já botei
> > > "text-decoration: none;" no estilo, no template, e até no parágrafo.
> > >
> > > Alguém sabe porque isso acontece?
> > >
> > >
> > >
> > >
> > > 
> >
> >
> >
> > --
> > Leandro Zanuz
> > Núcleo de Processamento de Dados
> > Universidade de Caxias do Sul
> > E-mail: [EMAIL PROTECTED]
> > Fone: [54] 3218-2198
> >
>
>
>
>
>
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 





Re: [zope-pt] livro zope

2006-08-18 Thread Fernando Paiva
Acesse aqui:
http://www.tchezope.org/traducoes/

Leia o livro do Zope primeiro, depois os outros.

[]'s
Fernando Paiva

yothimer escreveu:
> Ol'a pessoal sou novo em zope/plone.
> Alguem poderia me dizer algo (se 'e legal ou nao) o unico livro
> que conheco em portugues, Zope: Kit de Construção de Aplicativos de Web..
> Alguem j'a vou esse livro?
>
> Obrigado a todos.
>
>
>
>
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 





Re: [zope-pt] Resultado ZSql com string ?

2006-09-15 Thread Fernando Paiva
Opa Castardo, eu ja estou fazendo isso mas como eu disse ele traz a 
string no retorno da zsql só que ao colocar no tal:attributes ele mostra 
a string mas não processa.

tipo:




  
 
  




Quando passo o mouse ensima do link ele me mostra a string 
(string:${context/absolute_url}/meuzpt) que esta gravada no banco, onde 
o correto seria (http://ip:8080/portal/meuzpt), ou seja ele não esta 
processando a string .

[]'s
Fernando Paiva



Rodrigo Castardo escreveu:
> > pq fazendo essa atribuicao o zope vao reenderizar o resultado dela e 
> jogar o >resultado da expressao pra dentro da variavel :)
>
> dela = da expressao!
>
> On 9/15/06, *Rodrigo Castardo* <[EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> wrote:
>
> Fala Fernando,
>
> o q resolve seu caso eh armazenar o resultado dessa expressao numa
> variavel e passar essa variavel como parametro da invocacao da query!
>
> pq fazendo essa atribuicao o zope vao reenderizar o resultado dela
> e jogar o resultado da expressao pra dentro da variavel :)
>
> Abraco!
>
>
> On 9/15/06, *pythondeveloper* < [EMAIL PROTECTED]
> <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> wrote:
>
> Salve galera,
>
> Seguinte, eu tenho um cadastro onde gravo uma string em um SGBD.
> Ex:
>   string:${context/absolute_url}/meuzpt
>
> Negocio é que ao colocar o retorno da zsql em tal:attributes não
> consigo fazer com que seja interpretado minha string.
> Ex:
>   tal:define="link resultadosql/meulink"
>   tal:attributes="href link"
>
> Ao invés do Zope me trazer o endereco tipo
> (http://ip:8080/plonesite/meuzpt),
> <http://ip:8080/plonesite/meuzpt%29,> ele me traz
> (string:${context/absolute_url}/meuzpt).
>
> Alguma sugestão de como resolver isso ?
>
> []'s
> Fernando Paiva
>
>
>
>
>
>
>
>
> -- 
> Castardo
> ThreePointsWeb
> [EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>
> +55 61 8166-4109
>
>
>
>
> -- 
> Castardo
> ThreePointsWeb
> [EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>
> +55 61 8166-4109  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [zope-pt] Resultado ZSql com string ?

2006-09-15 Thread Fernando Paiva
Antes que alguem me corrija, esqueci de colocar "href" no attributes do 
post anterior.




  
 
  




[]'s
Fernando Paiva

Fernando Paiva escreveu:
> Opa Castardo, eu ja estou fazendo isso mas como eu disse ele traz a
> string no retorno da zsql só que ao colocar no tal:attributes ele mostra
> a string mas não processa.
>
> tipo:
>
> 
> 
> 
>   
>  
>   
> 
> 
> 
>
> Quando passo o mouse ensima do link ele me mostra a string
> (string:${context/absolute_url}/meuzpt) que esta gravada no banco, onde
> o correto seria (http://ip:8080/portal/meuzpt), 
> <http://ip:8080/portal/meuzpt%29,> ou seja ele não esta
> processando a string .
>
> []'s
> Fernando Paiva
>
>
>
> Rodrigo Castardo escreveu:
> > > pq fazendo essa atribuicao o zope vao reenderizar o resultado dela e
> > jogar o >resultado da expressao pra dentro da variavel :)
> >
> > dela = da expressao!
> >
> > On 9/15/06, *Rodrigo Castardo* <[EMAIL PROTECTED]
> > <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> wrote:
> >
> > Fala Fernando,
> >
> > o q resolve seu caso eh armazenar o resultado dessa expressao numa
> > variavel e passar essa variavel como parametro da invocacao da 
> query!
> >
> > pq fazendo essa atribuicao o zope vao reenderizar o resultado dela
> > e jogar o resultado da expressao pra dentro da variavel :)
> >
> > Abraco!
> >
> >
> > On 9/15/06, *pythondeveloper* < [EMAIL PROTECTED]
> > <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> wrote:
> >
> > Salve galera,
> >
> > Seguinte, eu tenho um cadastro onde gravo uma string em um SGBD.
> > Ex:
> >   string:${context/absolute_url}/meuzpt
> >
> > Negocio é que ao colocar o retorno da zsql em tal:attributes não
> > consigo fazer com que seja interpretado minha string.
> > Ex:
> >   tal:define="link resultadosql/meulink"
> >   tal:attributes="href link"
> >
> > Ao invés do Zope me trazer o endereco tipo
> > (http://ip:8080/plonesite/meuzpt), 
> <http://ip:8080/plonesite/meuzpt%29,>
> > <http://ip:8080/plonesite/meuzpt%29,> ele me traz
> > (string:${context/absolute_url}/meuzpt).
> >
> > Alguma sugestão de como resolver isso ?
> >
> > []'s
> > Fernando Paiva
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> > --
> > Castardo
> > ThreePointsWeb
> > [EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>
> > +55 61 8166-4109
> >
> >
> >
> >
> > --
> > Castardo
> > ThreePointsWeb
> > [EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>
> > +55 61 8166-4109 
>
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 





Re: [zope-pt] Resultado ZSql com string ?

2006-09-15 Thread Fernando Paiva
Fala Deo, ta sumido mano. Ruda Porto tava precisando falar com você.

[]'s
Fernando Paiva


Dorneles Treméa escreveu:
> Opa Fernando,
>
> > Seguinte, eu tenho um cadastro onde gravo uma string em um SGBD.
> > Ex:
> >   string:${context/absolute_url}/meuzpt
> >
> > Negocio é que ao colocar o retorno da zsql em tal:attributes não
> > consigo fazer com que seja interpretado minha string.
> > Ex:
> >   tal:define="link resultadosql/meulink"
> >   tal:attributes="href link"
> >
> > Ao invés do Zope me trazer o endereco tipo
> > (http://ip:8080/plonesite/meuzpt), 
> <http://ip:8080/plonesite/meuzpt%29,> ele me traz
> > (string:${context/absolute_url}/meuzpt).
> >
> > Alguma sugestão de como resolver isso ?
>
> simples, usa uma das funções adicionais disponíveis para expressões
> Python TALES: string, path, exists e nocall.
>
> No teu caso, 'string' dá conta do recado:
>
>   tal:define="link resultadosql/meulink"
>   tal:attributes="href python:string(link)"
>
> Mas tu tens que retornar '${context/absolute_url}/meuzpt' em 'link',
> ou seja, sem o prefixo 'string:'... ;-)
>
> HTH,
>
> -- 
>
> Dorneles Treméa
> X3ng Web Technology
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [zope-pt] Passando variavél de um zpt para um Script python

2006-09-16 Thread Fernando Paiva
Opa Guto, blzera ?

Uma maneira mais simples de se fazer isso seria dando um return para o 
seu Zpt.

Ex:
Pyscript
return context.zpt(parametro=result)

E no seu Zpt vc pega com "options" ao inves "request".

Zpt
tal:content="options/parametro"

[]'s
Fernando Paiva


Carlos Augusto Pacheco escreveu:
> Salve galera!
>
> To com uma dúvida aqui.
>
> tenho um Template q por algum motivo, defini uma variavel chamada
> rocks (tal:define rocks blalbalbal)
> este template é um formulário q chama um script python no submit.
> (input type = "submit" name:py_script:method) blablabla
>
>
> como recupero esta variavél no script python.
>
>
> pelo request.get('rocks') naum pega, creio q é por causa q ele não é
> enviado pelo formulário..
>
> obrigado!
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [zope-pt] Passando variavél de um zpt para um Script python

2006-09-16 Thread Fernando Paiva
Fernando Paiva escreveu:
> Opa Guto, blzera ?
>
> Uma maneira mais simples de se fazer isso seria dando um return para o
> seu Zpt.
>
> Ex:
> Pyscript
> return context.zpt(parametro=result)
>
> E no seu Zpt vc pega com "options" ao inves "request".
>
> Zpt
> tal:content="options/parametro"
>
> []'s
> Fernando Paiva
>
> Carlos Augusto Pacheco escreveu:
> > Salve galera!
> >
> > To com uma dúvida aqui.
> >
> > tenho um Template q por algum motivo, defini uma variavel chamada
> > rocks (tal:define rocks blalbalbal)
> > este template é um formulário q chama um script python no submit.
> > (input type = "submit" name:py_script:method) blablabla
> >
*Nao entendi bem, pq primeiro tu falow que era um formulario
(este template é um formulário q chama um script python no submit.)
> > como recupero esta variavél no script python.
> >
> >
> > pelo request.get('rocks') naum pega, creio q é por causa q ele não é
> > enviado pelo formulário..
> *Aqui tu fala que não é enviada pelo formulario ?
 > obrigado!

Bem! Mas respondendo a isso tente usar o "Parameter List" do seu 
py_script, definindo o que ele vai receber, ou seja os valores dos 
. Ai vc naum irá precisar do request.get('rocks')

Sobre o que postei antes, nada a ver com a resposta ao seu post. Mas ja 
fica na lista no caso de alguem futuramente precisar. ;)

[]'s
Fernando Paiva

> > 
>
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [zope-pt] Problemas ao gravar registro?

2006-09-18 Thread Fernando Paiva
Opa,

Como eu disse eu criei um Zsql que da um INSERT em uma tabela, e criei o 
form no CPT, quando gravo um registro pelo CPT/CPY ele grava assim 
"Previsão de Grãos", ja quando eu gravo pelo Zsql diretamente pela 
aba Test, grava normal.

Quando mando o CPY imprimir o valor do  ele tbm imprime normal. Tipo:

variavel = request.get('variavel')
print variavel
return printed

Isso imprime "Previsão de Grãos".

[]'s
Fernando Paiva

Breno Alvernaz escreveu:
> Fernando,
>
> Você está gravando o registro no BD pelo ZSQL -> BD ou pelo Python 
> Script -> ZSQL -> BD?
> Eu aconselho à usar o Python Script -> ZSQL -> BD.
>
> Breno.
>
> */pythondeveloper <[EMAIL PROTECTED]>/* escreveu:
>
> Salve galera.
>
> Estou tendo um problema ao gravar um registro no SGBD, quando tento
> gravar toda a string é alterada ficando assim "Previsão de
> Grãos".
> O mais estranho é que quando mando gravar diretamente pela ZSql grava
> blzinha, mas pelo Plone não. O plone esta usando no default-charset
> "utf-8".
>
> Estou usando:
> Python2.3.5
> Zope2.8
> Plone2.1
> PostgreSql7.4.1
>
> Alguma sugestão ?
>
> []'s
> Fernando Paiva
>
>
>
>
> 
> Yahoo! Search
> Música para ver e ouvir: You're Beautiful, do James Blunt 
> <http://us.rd.yahoo.com/mail/br/tagline/search/video/*http://br.search.yahoo.com/search/video?p=james+blunt&ei=UTF-8&cv=g&x=wrt&vm=r&fr=intl-mail-br-b>
>  
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [zope-pt] Javascript + Python

2006-09-19 Thread Fernando Paiva
Opa Carlos.

Tente isso:


function Remover(){
  if (confirm("Deseja remover esse registro ?")){
 return true;
  }else{
 return false;
  }
}



ou


[]'s
Fernando Paiva


Carlos Santos escreveu:
> Olá pessoal,
>
> Estou criando um page template que tem um botão de remoção.
> Eu gostaria de antes de remover o objeto em questão aparecesse um 
> alerta de confirmação.
> Minha rotina de deleção no banco de dados é feita por meio de um 
> script python.
> Tem um modo de fazer algo desse tipo?
> Exemplo:
>
> 
>
> Talvez essa dúvida fuja um pouco do propósito do grupo, desculpem-me 
> se for o caso.
> Desde já agradeço qualquer tipo de ajuda (ou indicação de onde posso 
> obter esse tipo de informação).
>
> Carlos
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 





Re: [zope-pt] Retorno para um zpt ?

2006-10-11 Thread Fernando Paiva
Opa Zé.

Sim, é ele msm.

[]'s
Fernando Paiva



José Henrique escreveu:
> Esse script que você quer executar não é o que está definido no action
> de seu form?
>
> Zénrique.
>
> Em 11/10/06, pythondeveloper<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> > Salve galera.
> >
> > Eu tenho um zpt que imprimo em uma  os resultados retornados de
> > um script python onde todo o sql se baseia em datas. Preciso fazer com
> > que ao renderizar o zpt ele ja me traga essas informacoes.
> > Estou tentando fazer assim:
> >
> > #Zpt
> > 
> > 
> >
> >Data Inicial:
> >  > onkeypress="FormataData('dataI',event);" maxlength="10" size="10"
> > style="font-size:7pt;">
> >Data Final:
> >  > onkeypress="FormataData('dataF',event);" maxlength="10" size="10"
> > style="font-size:7pt;">
> > > type="submit" value="Processar" name="">
> >
> > 
> > 
> > 
> > > tal:content="python:context.ZopeTime(data).strftime('%d/%m/%Y')"/>
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> >
> > 
> > 
> > 
> > 
> >
> > #PY
> > data_inicial = request.get('dataI',"")
> > data_final = request.get('dataF',"")
> >
> > if data_inicial == "" and data_final == "":
> > data_zope = context.ZopeTime().strftime('%Y/%m/%d')
> > data_inicial = DateTime(data_zope) - 15
> > result =
> > context.zsql_select_pluviometria(dataI=data_inicial,dataF=data_zope)
> > else:
> > dataI = data_inicial.split("/")
> > dataF = data_final.split("/")
> > data_I = dataI[2]+"/"+dataI[1]+"/"+dataI[0]
> > data_F = dataF[2]+"/"+dataF[1]+"/"+dataF[0]
> > result = context.zsql_select_pluviometria(dataI=data_I,dataF=data_F)
> > return context.pluviometria(parametro=result)
> >
> > Ou seja, a primeira vez em que o zpt for renderizado ele devera
> > processar o pyscript com as datas vazias trazendo as informacoes.
> > Depois de renderizado ira bastar o usuario informar a datainicial e a
> > final para processar novamente e trazer as datas referentes a data que
> > o usuário informou.
> >
> > Tentei colocar a execucao do pyscript no , tentei assim:
> > .
> > Mas não tive sucesso.
> >
> > Alguma sugestão ?
> >
> > []'s
> > Fernando Paiva
> >
> >
> >
> >
> >
> > Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
> > Para desistir envie uma mensagem em branco para: 
> [EMAIL PROTECTED]
> > Links do Yahoo! Grupos
> >
> >
> >
> >
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 



Re: [zope-pt] Pergunta de novato

2006-10-16 Thread Fernando Paiva
Bem-vindo ao Zope.

O resultado que você está procurando, não tem nada a ver com o zope. O 
resultado que você procura pode ser conseguido usando JavaScript ou Ajax.

Veja: http://www.grupocampofert.com.br/fale_conosco

Se for isso que procura, me mande um email em pvt que te mando o código.

[]'s
Fernando Paiva


geeko.suse escreveu:
> Ola a tds,
>
> Saudacoes de portugal...
>
> tou a iniciarme no zope, so a alguns dias e tenho algumas duvidas q
> gostaria ver respondidas por algum de vos. tou farto de procurar e nao
> encontro nada que resolva o meu problema.
>
> Aqui vai:
>
> 1) tenho 1 formulario com 2 combo boxes(drop downs) e gostaria de ver
> o 2º combobox preenchido de acordo com a seleccao que fiz no 1º isto
> e' possivel usando zope?
>
> 2) este relaccionada com a 1ª pergunta - como posso detectar a
> alteracao de 1 campo do formulario?
>
> Mto Obrigado
>
>
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 



Re: [zope-pt] [ off-topic ] Zope Freak Show - manipulando datas

2006-10-18 Thread Fernando Paiva
Opa Braga.

Eu ja passei por esse problema com ZopeTime e DateTime e resolvi facil 
facil...

Ex:
Zpt consulta


Py.
#formato /mm/dd
dataH = request.get('data').split("/")
dataProcessada = dataH[2]+"/"+dataH[1]+"/"+dataH[0]

Para exibir o resultado no zpt fiz assim.
Ex:
#formato dd/mm/
tal:define="dataH request/data;
  dataProcessada python:str(dataH)"
tal:content="python:dataProcessada[8:10]+'/'+dataProcessada[5:7]+'/'+dataProcessada[:4]"

Tenta isso, aqui eu fiz e ta funcionando blzinha :D

[]'s
Fernando Paiva

Dorneles Treméa escreveu:
> Opa Braga,
>
> > Passei por uma situação curiosa envolvendo datas e estou relatando por
> > dois motivos, pode auxiliar outras pessoas no futuro e pode também
> > surgir uma solução mais interessante.
> >
> > Ocorre o seguinte, eu gravo uma data no banco e depois ela é colocada em
> > um textbox em uma janela de edição de dados e etc.
> >
> > Ao carregar essa data (em um ZPT) o Zope simplemente subtrai um dia, sem
> > perguntar religião, time que torce e etc., ele subtrai e pronto.
>
> isso está seriamente cheirando a algo relacionado com a mudança de
> timezone, ou seja, para nós o famigerado horário de verão...
>
> > a solução sugerida foi a seguinte:
> >
> > tal:attributes="value 
> python:DateTime(*MinhaData.parts()[:3]).strftime('%d/%m/%Y')"
> >
> > onde eu "recrio a data" e posteriormente formato, ao tentar formatar
> > diretamente a data é subtraída em um dia.
> >
> > Caso alguém queira acrescentar algo naturalmente será deveras
> > interessante :D
>
> Seria interessante você tentar produzir um trecho mínimo de código
> onde o problema possa ser reproduzido para darmos uma olhada.
>
> []'s
>
> -- 
>
> Dorneles Treméa
> X3ng Web Technology
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 



Re: [zope-pt] Varios valores em um

2006-10-27 Thread Fernando Paiva
Salve Castardo.

Como ja havia dito a vc pelo msn, consegui fazer. Mas essa sua solução é 
muito melhor e fácil de manter...Da maneira que eu fiz, ia ter que 
duplicar Zpt e ainda fiz altas manobras com script py.

Obrigado mais uma vez.

[]'s
Fernando Paiva

Rodrigo Castardo escreveu:
> Opa!
>
> On 10/27/06, *pythondeveloper* <[EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> wrote:
>
> Salve galera.
>
> Eu tenho um "page template" que renderiza um outro "page template"
> para consultas. Então vou nomear de Zpt1 e Zpt2.
>
> O Zpt1 renderiza o Zpt2 por um javascript (window.open) que traz os
> resultados de uma consulta de um zsql, os resultados são exibidos em
> forma de link, quando eu clico em um link do Zpt2 envio os resultados
> ao Zpt1 fechando o Zpt2...Isto ja esta funcionando bem.
> O que preciso agora é que o  que recebe o valor da consulta do
> Zpt2 tenha mais de um valor, ou seja, a cada vez que o usuário fizer a
> consulta será exibido o valor que o usuário escolheu, sendo 1 valor ou
> mais...Tipo: 1,30,10,300.
>
> Ja tentei fazer isso com uma lista no Zpt1 onde os valores recebidos
> do Zpt2 dão um append, mas não tive resultados.
>
> Zpt1
> 
>   
>name="cliforn_fantasia">
>   
>size="30"  style="text-align:right;" readonly rows="1">
>onClick="Abrir('consulta_cliente',500);">
>   
>
>   
>  tal:attributes="value
> python:items['fpd_perfil']"
> 
> tal:content="python:items['fpd_descricao']"/>
>   
>   
>   
> 
>
>
> Zpt2
> 
> function updateForm(codigo, nome){
> wd = window.opener;
> cliforn_usuario = wd.document.getElementById("cliforn_usuario");
> cliforn_fantasia = wd.document.getElementById("cliforn_fantasia");
> cliforn_usuario.value = codigo;
> cliforn_fantasia.value = nome;
> window.close();
> }
> 
>
> 
> tal:condition="exists:items"
>tal:repeat="resultados items">
>
>tal:attributes="bgcolor python:test(pintar, '#F0F8FF',
> '#FF')">
>   tal:content="resultados/codigo">Codigo
>   tal:content="resultados/nomefantasia">Nome 
>  
> 
> 
>
> Alguma sugestão ?
>
>
> eu tenho, eu tenho :)
>
> pra implementar uma lista de valores como valor de um input tu deve 
> usar o ":list"
>
> []'s!
>
> 's
> Fernando Paiva
>
>
>
>
>
>
> -- 
> Castardo
> ThreePointsWeb
> [EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>
> +55 61 8166-4109  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 



Re: [zope-pt] Como tornar uma notícia do si te Plone a notícia central ("chamada") do site?

2006-11-23 Thread Fernando Paiva
Opa Jogibaab.

Para isso crie uma consulta ao catalogo trazendo apenas (a noticia mais 
recente). Depois traga apenas a quantidade de trecho que precisa.

Exemplo simples para isso é:



Noticia


[]'s
Fernando Paiva


jogibaab escreveu:
>
> Turma, tenho uma dúvida: como posso tornar uma das notícias publicadas
> em um site Zope/Plone a notícia central (também conhecida
> como "chamada") do site? Para um exemplo de "chamada" ver a notícia em
> destaque no site http://www.mpm.gov.br <http://www.mpm.gov.br>
>
>  



Re: [zope-pt] Dúvida no Plone (Usuári os)

2006-11-23 Thread Fernando Paiva
Opa Borga.

Eu ja vi algumas dúvidas sobre isso aqui na lista. Procure nos históricos.

Uma boa leitura para sacar como funciona o esquema de permissões no 
Zope/Plone é.

http://www.tchezope.org/traducoes/gdp/ch9.rst/document_view
http://www.tchezope.org/traducoes/lz/Security.html

[]'s
Fernando Paiva


Borga escreveu:
>
> Seguinte galera,
>
> Estou com uma pequena dúvida:
>
> No meu portal, quero criar um usuário que só publique notícias. Não 
> estou conseguindo isso nem na bala!
> Alguém pode me ajudar?
>
> PS: Já tentei criar um user folder na pasta news, mas não deu certo. 
> Outra coisa, depois de criado este usuário, ele vai se "logar" no site 
> para publicar notícias pela interface do site (clicando no link 
> "acessar") ou pela interface do zope/plone (/manager)? Quem estiver 
> disposto a me dar uma ajuda neste sentido, ficarei muito grato.
>
> []s
>
> -- 
> Ricardo Soares Borghetti
> www.GuairaNaBalada.com <http://www.GuairaNaBalada.com>
> GNB Internet Solutions
>
>  



Re: [zope-pt] Menu em JavaScript e CSS em um site Plone que não funciona bem!

2006-11-23 Thread Fernando Paiva
Opa Jogi

Eu também criei um menu como esses.

veja:
www.grupocampofert.com.br
http://fernandopaiva.objectis.net

Perceba que no grupocampofert ele funciona como deve em todos os 
navegadores, ja no fernandopaiva.objectis.net não funciona apenas no 
(IEca). Fiz isso propositalmente pois o fernandopaiva.objectis.net é 
feito em SL para SL.

Se quiser posso te mandar o código do menu. Mas acredito que seja 
problema com o seu CSS. No portal do "Maujor.com" tem um bom exemplo de 
como se criar menus dropdown com CSS e JS.

[]'s
Fernando Paiva


jogibaab escreveu:
>
> Pessoal, tenho um problema: desenvolvi um menu drop-down lateral que
> foi colocado em um portlet à esquerda em um site Plone, porém o menu
> não funciona direito! Quando passo o mouse em cima do menu, os sub-
> menus que abrem aparecem transparentes sobre o site, quando não
> deveria haver transparência alguma! Desse modo, o menu não consegue
> funcionar direito, desaparecendo antes que alguma opção do sub-menu
> seja escolhida. Como faço para remover esta "transparência" do menu e
> fazer o mesmo funcionar? Agradeço qualquer ajuda.
>
>  



Re: [zope-pt] Anomalias plone! ou Não?

2006-11-23 Thread Fernando Paiva
Salve Wilton.

Seguinte! Eu ja tive problemas parecidos com esses que você está 
relatando, e o mais engraçado foi que pensei a mesma coisa "Anomalia do 
Plone". Conversei com alguns amigos aqui da lista que também nunca 
haviam visto o problema que eu estava tendo, então reportei o erro e me 
responderam que também não havia problema.

Então adivinhe! Resolvi atualizar alguns produtos que estava usando e 
tudo voltou a funcionar como deve. ;-). Fiz muta festa.

Bem! Talvez esse não seja o seu caso, mas tente isso, talvez você também 
festeje bastante.

[]'s
Fernando Paiva


xiru escreveu:
>
> Você comentou sobre cache do apache... hummm... mal sinal.
>
> Há algumas versões de Apache 2 que tem, de fato, o mod_cache bugado. 
> Isso foi corrigido no apache 2.0.52 (se não me engano), mas cá entre 
> nós: apache não é feito para fazer cache; para isso existe squid.
>
> Fora isso, se fosse dar um palpite, olharia no portal_transforms. Se o 
> que você edita no kupu tem qualquer diferença em relação ao que você 
> vê na página, um palpite interessante seria olhar a transformação 
> safe_html. O unico detalhe é que toda vez que você mexe na 
> configuração de uma transformação, tem que resetar a instancia ou ao 
> menos esvaziar o cache do zodb (ta escrito na página que configura a 
> transformação, mas as vezes as pessoas não leem).
>
> Fora isso... "works for me" :-)
>
> On 11/23/06, *Wilton Alencar* <[EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> wrote:
>
> Senhores
> gostaria de reportar anomalias que estou vivendo em alguns sites
> plone 2.5 (cache fu e apache)etc.
> Em alguns momentos alguns links são montados com ../../ pelo ie e
> não pelo FF, porém parece que o código foi alterado (o editor jura
> que não) pelo plone (eles usam Kupu e FCK)
> Outro ponto são páginas sendo carregadas com códigos estranhos ao
> invés do HTML (parece algo como abrir um arquivo zip em um notepad
> ou algo assim)
> Reportei que poderia se algo relativo a cache do apache e mudamos
> alguns headers.
> Alguém já passou por isso?
> Obrigado.
>  
> Abraços
> TOM
>
>
> -- 
> Att,
> Wilton Souza Alencar
> www.tom.pro.br <http://www.tom.pro.br>
>  
>
>
>
>
> -- 
> Fabiano Weimar dos Santos (xiru)
> Weimar Consultoria
>
> Migre para o Provedor PyTown.com e
> concorra a 1 iPod nano 2 GB!
> http://www.pytown.com <http://www.pytown.com>
>  



Re: [zope-pt] zope + fedora

2006-11-23 Thread Fernando Paiva
Salve Alexandre.

A melhor maneira de solucionar isso é sempre optar por pacotes Tarball. 
Eu pessoalmente ja rodei Python/Zope em quase todas as grandes 
distribuições Linux: Debian, Gentoo, Slackware, RedHat Enterprise AS, 
Fedora Core, Mandriva Enterprise,  Suse Enterprise, Conectiva e também 
em FreeBSD e OpenBSD...Todos instalados com sucesso. Fiz testes também 
com backups onde peguei o Data.fs e o Products de uma distro e testei em 
outra, inclusive entre Linux e BSD, todos os testes com sucesso.

Para facilitar minha vida, criei um pacote que instala o 
Python2.3.5/Zope2.8.0/Plone2.1(que eu uso) apartir de um único script 
shell, onde verifico a existencia de alguns pacotes necessários para 
instalação.

Para o backup, criei um script shell que compacta incrementalmente o 
Products e o Data.fs todos os dias as 12:00 e 00:00hs. Após compactar, 
ele testa os arquivos compactados e me envia uma cópia dos backups por 
FTP juntamente com um email dos testes realizados para verificar a 
integridade dos arquivos compactados.

Aos fins de semana, um outro script faz todo o backup da semana, testa 
os arquivos, grava em um CDRW e me envia a copia da semana por FTP e 
também um email sobre a integridade dos arquivos compactados.

Aparentemente pacotes Tarball são assustadores, difíceis de instalar, 
resolver dependencias e ainda fazem muita gente desistir e apelar para 
os pré-compilados: .deb, .rpm etc...isso quando não usam aplicativos 
como APT, RPM, EMERGE, PORTS etc...

Acredite, pacotes Tarball são a melhor opção.

[]'s
Fernando Paiva
http://fernandopaiva.objectis.net



Alexandre Souza escreveu:
> Caros colegas,
>  
> Existe alguma diferença dos pacotes que tenho instalados no debian 
> para com o fedora?
>  
> acabei de descompactar apenas o python2.4.3, zope2.9.3 e plone2.5
>  
> Eu poderia instalá-los no fedora?
>  
> Obrigado.
>  
> Alexandre Chagas
>  



Re: [zope-pt] zope + fedora

2006-11-27 Thread Fernando Paiva
Salve Vince.

Claro. Envie um email para fernandopaivabr[arroba]gmail.com, que lhe 
envio os exemplos.

[]'s
Fernando Paiva

Vincenzo Tozzi escreveu:
>
> Oi Fernando,
>
> Il giorno ven, 24/11/2006 alle 00.07 -0200, Fernando Paiva ha scritto:
> > Salve Alexandre.
> 
> > Aos fins de semana, um outro script faz todo o backup da semana,
> > testa
> > os arquivos, grava em um CDRW e me envia a copia da semana por FTP e
> > também um email sobre a integridade dos arquivos compactados.
>
> tem como postar em algum lugar estes script?
>
> valeu,
> Vince
>
>  



Re: [zope-pt] Dúvidas

2006-12-01 Thread Fernando Paiva
Opa Vinicius.

Para alterar essa parte do portal, customize o template "footer" que 
está em >portal_skins>plone_templates. Para colocar a barra para ele, 
basta ir até o ploneCustom.css e alterar a classe css #portal-footer{} 
da maneira que precisar.

Omitir a publicação de página acredito que seja quem criou, horas e dia 
? Se o seu objetivo é omitir isso, vá até a raiz do seu Plone Site, em 
portal_properties>site_properties e desmarque o checkbox 
"allowAnonymousViewAbout".

Espero que seja esse seu objetivo.

[]'s
Fernando Paiva


guimavini escreveu:
>
> Olá Pessoal,
>
> Alguém sabe como faço para alterar aquela barra que fina no final de
> uma pagina no zope/plone? Pretendo colocar o endereço da empresa.
> ***
> O Plone® CMS, um sistema de código aberto para gerenciamento de
> conteúdo, tem direitos reservados © 2000-2006 pela Fundação Plone
>
> E como faço para omitir a informação sobre a publicação de um pagina?
> ***
> por Administrador — Última modificação 30/11/2006 18:52
>
> Muito Obrigado pela ajuda - Vinicius
>
>  



Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Para desistir envie uma mensagem em branco para: [EMAIL PROTECTED] 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/zope-pt/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 


Re: [zope-pt] Ajax/Prototype enviando variaveis para um Script.py

2006-12-07 Thread Fernando Paiva
Opa Zé. Realmente a função com o mesmo nome da variavel estava dando 
problemas. Agora ja acertei e esta funcionando blzinha.

Obrigado.

[]'s
Fernando Paiva


José Henrique escreveu:
>
> Bem, vejo dois problemas aqui;
>
> 1. Você tem uma função e uma variável com o mesmo nome (Vincula).
> Isso com certeza causa problemas.
> 2. Onde é que você trata o resultado da chamada ao script? Eu não
> consegui encontrar isso no seu código.
>
> Zénrique.
>
> Em 07/12/06, pythondeveloper<[EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:fernandopaiva%40bmonline.com.br>> escreveu:
> > Estou tentando sem sucesso, enviar parâmetros para um script.py usando
> > Prototype. Não sei o que está acontecendo, pois não tenho nenhum erro
> > de retorno...apenas não consigo enviar os parâmetros.
> >
> > Estou tentando assim.
> > 
> >
> > 
> > function Vincula(nfazenda, codcli, codcpr){
> > if (confirm("Deseja vincular ?")){
> > var matricula = window.prompt("Informe a matricula da fazenda");
> > var url = 'vincula_fazenda_py';
> > var pars = 'numerofazenda=' +nfazenda+ '&codigocliente=' +codcli+
> > '&codigocpr=' +codcpr+ '&matricula=' +matricula;
> > var Vincula = new Ajax.Request(url,{method: 'get',
> >
> > parameters: pars});
> > }
> > }
> > 
> >
> > 
> >  > tal:content="items/codigo_fazenda">
> > 
> > 
> >
> > #Py
> > # parametros = numerofazenda, codigocliente, codigocpr, matricula
> >
> > return numerofazenda
> >
> > Alguma sugestão ?
> >
> > []'s
> > Fernando Paiva
> >
> >
> >
> > Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br 
> <mailto:zope-pt%40yahoogrupos.com.br>
> > Para desistir envie uma mensagem em branco para: 
> [EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:zope-pt-unsubscribe%40yahoogrupos.com.br>
> > Links do Yahoo! Grupos
> >
> >
> >
>
>  



Re: [zope-pt] Re: Retornando uma coluna de valores ?

2006-12-18 Thread Fernando Paiva
Opa Zénrique.

Eu ja fiz isso várias vezes, e sem sucesso. Neste exemplo que você 
sugeriu, o alert nem é exibido.
Eu estou usando prototype.js, nesse exemplo vc se baseia em prototype ou 
mochikit ?

Obrigado.

[]'s
Fernando Paiva


José Henrique escreveu:
>
> Tente essa variação:
>
> function mostraResposta(resposta) {
> result = eval(resposta.responseText);
> for (i in result)
> alert(result[i].nomefazenda);
> }
>
> Zénrique.
>
> Em 15/12/06, pythondeveloper<[EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:fernandopaiva%40bmonline.com.br>> escreveu:
> > Zé, as keys do dic{} saum lower e os values saum upper tipo:
> > {'nomefazenda':'MYNHA FAZENDA'}.
> >
> > Ja tentei dessas maneiras.
> > function mostraResposta(resposta){
> > result = eval(resposta.responseText);
> > alert (result); // nao exibe resultado, nem chega a exibir o alert.
> > }
> >
> > function mostraResposta(resposta){
> > result = resposta.responseText;
> > alert (result); // exibe todas as keys com seus values.
> > }
> >
> > function mostraResposta(resposta){
> > result = eval(resposta);
> > alert (result.responseText); // exibe todas as keys com seus values.
> > }
> >
> > function mostraResposta(resposta){
> > result = eval(resposta);
> > resultados = result.responseText;
> > alert (resultados.nomefazenda); // exibe a mensagem "undefined"
> > alert (resultados.cidade); // exibe a mensagem "undefined"
> > }
> >
> > function mostraResposta(resposta){
> > result = resposta.responseText.nomefazenda;
> > alert (result); // exibe a mensagem "undefined".
> > }
> >
> > Alguma sugestão ?
> >
> > []'s
> > Fernando Paiva
> >
> >
> >
> >
> >
> > []'s
> > Fernando Paiva
> >
>
>  



Re: [zope-pt] Re: Retornando uma coluna de valores ?

2006-12-18 Thread Fernando Paiva
Zénrique

Consegui fazer funcionar, o problema era com o return do script python 
que estava colocando L(long) na frente de campos inteiros. tipo 4L 
etc...Alterei isso no ZSQL com CAST e ficou blzinha.
Para preencher a tabela naum vou conseguir apenas pelo id da tag, então 
vou ter que preencher a cada passagem pelo for. Aff, mas suadeira a vista :D

Obrigado Zénrique e Pythonwarrior pela ajuda.

[]'s
Fernando Paiva


José Henrique escreveu:
>
> Nenhum dos dois, "fiz na unha" mesmo :-). Veja o exemplo abaixo:
>
> 
>
> var request = false;
> try {
> request = new XMLHttpRequest();
> } catch (trymicrosoft) {
> try {
> request = new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP");
> } catch (othermicrosoft) {
> try {
> request = new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP");
> } catch (failed) {
> request = false;
> }
> }
> }
>
> if (!request)
> alert("Error initializing XMLHttpRequest!");
>
> function getCustomerInfo(codigo) {
> var url = "script_py?cod_atendimento=" + escape(codigo);
> request.open("GET", url, true);
> request.onreadystatechange = updatePage;
> request.send(null);
> }
>
> function updatePage() {
> if (request.readyState == 4) {
> if (request.status == 200) {
> var response = request.responseText;
> alert(response);
> result = eval(response);
> for (i in result) {
> alert(result[i].des_atendimento);
> }
> } else
> alert("status is " + request.status);
> }
> }
>
> 
>
> Zénrique.
>
> Em 18/12/06, Fernando Paiva<[EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:fernandopaiva%40bmonline.com.br>> escreveu:
> > Opa Zénrique.
> >
> > Eu ja fiz isso várias vezes, e sem sucesso. Neste exemplo que você
> > sugeriu, o alert nem é exibido.
> > Eu estou usando prototype.js, nesse exemplo vc se baseia em prototype ou
> > mochikit ?
> >
> > Obrigado.
> >
> > []'s
> > Fernando Paiva
> >
> >
> > José Henrique escreveu:
> > >
> > > Tente essa variação:
> > >
> > > function mostraResposta(resposta) {
> > > result = eval(resposta.responseText);
> > > for (i in result)
> > > alert(result[i].nomefazenda);
> > > }
> > >
> > > Zénrique.
> > >
> > > Em 15/12/06, pythondeveloper<[EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:fernandopaiva%40bmonline.com.br>
> > > <mailto:fernandopaiva%40bmonline.com.br>> escreveu:
> > > > Zé, as keys do dic{} saum lower e os values saum upper tipo:
> > > > {'nomefazenda':'MYNHA FAZENDA'}.
> > > >
> > > > Ja tentei dessas maneiras.
> > > > function mostraResposta(resposta){
> > > > result = eval(resposta.responseText);
> > > > alert (result); // nao exibe resultado, nem chega a exibir o alert.
> > > > }
> > > >
> > > > function mostraResposta(resposta){
> > > > result = resposta.responseText;
> > > > alert (result); // exibe todas as keys com seus values.
> > > > }
> > > >
> > > > function mostraResposta(resposta){
> > > > result = eval(resposta);
> > > > alert (result.responseText); // exibe todas as keys com seus values.
> > > > }
> > > >
> > > > function mostraResposta(resposta){
> > > > result = eval(resposta);
> > > > resultados = result.responseText;
> > > > alert (resultados.nomefazenda); // exibe a mensagem "undefined"
> > > > alert (resultados.cidade); // exibe a mensagem "undefined"
> > > > }
> > > >
> > > > function mostraResposta(resposta){
> > > > result = resposta.responseText.nomefazenda;
> > > > alert (result); // exibe a mensagem "undefined".
> > > > }
> > > >
> > > > Alguma sugestão ?
> > > >
> > > > []'s
> > > > Fernando Paiva
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > []'s
> > > > Fernando Paiva
> > > >
> > >
> > >
> >
> >
> >
> > Para enviar uma mensagem: zope-pt@yahoogrupos.com.br 
> <mailto:zope-pt%40yahoogrupos.com.br>
> > Para desistir envie uma mensagem em branco para: 
> [EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:zope-pt-unsubscribe%40yahoogrupos.com.br>
> > Links do Yahoo! Grupos
> >
> >
> >
>
>  



Re: [zope-pt] Re: Retornando uma coluna de valores ?

2006-12-18 Thread Fernando Paiva
Para fechar esse post, vou colocar o código que fiz para resolver o 
problema de retorno do script python para o javascript. Caso alguém 
futuramente precise.

# ZPT + Ajax.

function Processar(){
   codigocpr = $F('codigo_cpr');
   if (codigocpr == ""){
   alert ('Por favor, consulte');
   }else{
   url = 'consulta_fazendas_vinculadas_cpr_py';
   pars = 'codigo='+codigocpr
   myAjax = new Ajax.Request(url,
 {method:'post',
 parameters:pars,
 onComplete: mostraResposta
 });
   }  
}

function mostraResposta(resposta){
   tabela = $('tabela_fazendas');
   LimpaTabela(tabela);
   result = eval(resposta.responseText);
   for (x=0;x<result.length;x++){
   var linha = tabela.insertRow(1);
   var coluna = linha.insertCell(-1);
   coluna.innerHTML = result[x].nomefazenda;
   var coluna = linha.insertCell(-1);
   coluna.innerHTML = result[x].inscricao;
   var coluna = linha.insertCell(-1);
   coluna.innerHTML = result[x].cidade;
   var coluna = linha.insertCell(-1);
   coluna.innerHTML = result[x].estado;
   }
}

function LimpaTabela(tabela){
//Removendo as linhas da tabela
totLinhas = tabela.rows.length;
for(i=1;i<totLinhas;i++){
//Seleciona a segunda linha para ser excluida
// para que não seja removido o cabeçalho
tabela.deleteRow(1);
}   
}


[Processar]


  
Nome Fazenda
Inscrição
Cidade
U.F
  


# Script Python
# parametro codigo
consulta = context.zsql_fazenda(codigo=codigo).dictionaries()
return consulta

# ZSql Method.
# parameter codigo
SELECT CAST(faz_id AS INTEGER),
   CAST(faz_numero AS INTEGER),
faz_nome AS "nomefazenda",
faz_inscricao AS "inscricao",
faz_cidade AS "cidade",
faz_uf AS "estado"
       WHERE codigo_cpr =  // 
Essa conversão com o CAST foi o grande "tchara" do negócio.


[]'s
Fernando Paiva



Fernando Paiva escreveu:
>
> Zénrique
>
> Consegui fazer funcionar, o problema era com o return do script python
> que estava colocando L(long) na frente de campos inteiros. tipo 4L
> etc...Alterei isso no ZSQL com CAST e ficou blzinha.
> Para preencher a tabela naum vou conseguir apenas pelo id da tag, então
> vou ter que preencher a cada passagem pelo for. Aff, mas suadeira a 
> vista :D
>
> Obrigado Zénrique e Pythonwarrior pela ajuda.
>
> []'s
> Fernando Paiva
>
> José Henrique escreveu:
> >
> > Nenhum dos dois, "fiz na unha" mesmo :-). Veja o exemplo abaixo:
> >
> > 
> >
> > var request = false;
> > try {
> > request = new XMLHttpRequest();
> > } catch (trymicrosoft) {
> > try {
> > request = new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP");
> > } catch (othermicrosoft) {
> > try {
> > request = new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP");
> > } catch (failed) {
> > request = false;
> > }
> > }
> > }
> >
> > if (!request)
> > alert("Error initializing XMLHttpRequest!");
> >
> > function getCustomerInfo(codigo) {
> > var url = "script_py?cod_atendimento=" + escape(codigo);
> > request.open("GET", url, true);
> > request.onreadystatechange = updatePage;
> > request.send(null);
> > }
> >
> > function updatePage() {
> > if (request.readyState == 4) {
> > if (request.status == 200) {
> > var response = request.responseText;
> > alert(response);
> > result = eval(response);
> > for (i in result) {
> > alert(result[i].des_atendimento);
> > }
> > } else
> > alert("status is " + request.status);
> > }
> > }
> >
> > 
> >
> > Zénrique.
> >
> > Em 18/12/06, Fernando Paiva<[EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:fernandopaiva%40bmonline.com.br>
> > <mailto:fernandopaiva%40bmonline.com.br>> escreveu:
> > > Opa Zénrique.
> > >
> > > Eu ja fiz isso várias vezes, e sem sucesso. Neste exemplo que você
> > > sugeriu, o alert nem é exibido.
> > > Eu estou usando prototype.js, nesse exemplo vc se baseia em 
> prototype ou
> > > mochikit ?
> > >
> > > Obrigado.
> > >
> > > []'s
> > > Fernando Paiva
> > >
> > >
> > > José Henrique escreveu:
> > > >
> > > > Tente essa variação:
> > > >
> > > > function mostraResposta(resposta) {
> > > > result = eval(resposta.responseText);
> > > > f

Re: [zope-pt] Re: codificação de acentos no ZPT

2007-01-05 Thread Fernando Paiva
No seu post você não informou que esses dados vinham de um SGBD, e 
também não informou se é um ZPT simples ou se é um que usa a macro 
"master" do plone ?

Se for um ZPT simples o "", resolve entre .

Se for um ZPT que preenche o slot "main", ai sim, precisa de um 
malabarismo. Isso pq o plone usa 'utf-8' e os resultados estão vindo em 
'latin-1' ou outra codificação diferente da do plone.

Exemplo.
tal:content="python:resultado_banco['campo'].decode('utf-8').encode('latin-1')"
ou
tal:content="python:resultado_banco['campo'].encode('latin-1')"
ou
tal:content="python:resultado_banco['campo'].encode('utf-8')"

Antes de tudo, execute seu ZSQL de consulta, verifique como a ZMI está 
exibindo os resultados. Verifique também a codificação do seu banco, 
normalmente alguns "DBA's" quando criam seus bancos, não setam uma 
codificação e é exatamente esse o problema.
Quando acontece isso é preciso gravar de uma maneira e ler de outra, ou 
seja, gravar em 'latin-1' e ler como 'utf-8' (que é a codificação padrão 
do plone).

Como ja havia dito antes, eu passei por isso e fiquei mais ou menos 1 
semana pesquisando uma maneira de contornar esse problema até que alguns 
amigos aqui da lista, me ajudaram a encontrar uma solução, que é esta 
que estou te propondo.

Uma última nota é: "Nem pense em alterar a codificação do plone, dá o 
maior problema".

[]'s
Fernando Paiva


Thiago M. Figueredo escreveu:
>
> valew pela dica mais não entendi muito o que você quiz disser com usar 
> o  decode ...
>
> Usando o: 
>
> não rola
> Muito obrigado
>
> */pythondeveloper <[EMAIL PROTECTED]>/* escreveu:
>
> Salve Thiago.
>
> Eu ja passei por isso. Resolvi da seguinte maneira.
>
> 
>
> Se estiver recebendo as informações acentuadas de um SGBD, você irá
> precisar usar "encode" e "decode" ou converter seu SGBD para UTF-8 o
> que eu não recomendo.
>
> []'s
> Fernando Paiva
>
> --- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br
> <mailto:zope-pt%40yahoogrupos.com.br>, "Thiago M. Figueredo"
> <[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> >
> > Opa galera blz?
> > Ae to com um problema em relação a codificação de acentos no ZPT
> já tentei usar ISO-8859-1 e UTF-8 mais não rolou usei da seguinte
> forma:
> > 
> > e com o ISO-8859-1 e não rolo alguém já passo por isso?
> > Ate mais, Muito Obrigado!
> >
> >
> > 
> > Thiago M. Figueiredo
> > E-Mail: [EMAIL PROTECTED]
> > Google talk: [EMAIL PROTECTED]
> > MSN: [EMAIL PROTECTED]
> > Skype: thiagunix
> >
> > http://output.zoping.com.br <http://output.zoping.com.br>
> > 'Open Source' o conhecimento é do mundo! :P
> > Usar software proprietario R$ 450,00 com MasterCard, usar software
> livre não preço :D
> > __
> > Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
> > http://br.messenger.yahoo.com/ <http://br.messenger.yahoo.com/>
> >
>
>
>
>
> 
> Thiago M. Figueiredo
> E-Mail: [EMAIL PROTECTED]
> Google talk: [EMAIL PROTECTED]
> MSN: [EMAIL PROTECTED]
> Skype: thiagunix
>
> http://output.zoping.com.br
> 'Open Source' o conhecimento é do mundo! :P
> Usar software proprietario R$ 450,00 com MasterCard, usar software 
> livre não preço :D
>
> __
> Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
> http://br.messenger.yahoo.com/
>
>  



Re: [zope-pt] PloneFormGen + mySQL + relações m:n

2007-01-16 Thread Fernando Paiva
Sobre as cardinalidades, eu ja fiz e não tem segredo.

Bem! Eu criei um esquema para locadora, onde eu posso ir adicionando 
filmes, e aos filmes eu posso ir adicionando outros atributos, como: 
atores, comentarios etc... Mas isso não tem nada a ver com plone e seus 
produtos de forms, e sim como você modelou sua base de dados.

Usar stored procedures, é sempre bom, pois você apenas manda os 
parâmetros e a function retorna o que você mandou retornar, isso sem 
contar o ganho de processamento pois é o servidor quem faz todo o 
trabalho. Mas para o que você quer fazer, da para ser com ou sem 
stored's. Repetindo: "Isso depende da maneira como você modelou sua base 
de dados".

Sobre o esquema de ir adicionando  ao , acredito ser meio 
trabalhoso; Mas sim! É possível.

[]'s
Fernando Paiva


Paul Eipper escreveu:
>
> Voltei com meus problemas de iniciante :P
>
> Alguém aí usa o PloneFormGen com formulários complexos? Digo,
> formulários de uma página que tenham subformulários que entram dados
> em diversas tabelas do mySQL.
>
> Por exemplo, eu tenho algo assim:
> [ tabela ( campos ) ]
> Pessoa ( ID, Nome, Endereco )
> Telefone ( ID, IDpessoa, Numero )
> Contribuintes ( ID, Nome )
> Pessoa_tem_Contribuintes ( IDpessoa, IDcontribuinte, Valor )
>
> Ou seja, tenho uma relação 1:n (um para muitos) de Pessoa para
> Telefone, e uma relação m:n (muitos para muitos) de Pessoa e
> Contribuintes.
>
> Preciso de um só formulário pra entrar com todos esse dados e
> salvá-los no mySQL. Será melhor fazer essa lógica na aplicação Plone
> ou com funções no mySQL?
>
> Além disso, os campos para Telefone e Contribuintes devem ter um botão
> que adiciona campos extras se o usuário precisar (javascript). Tem
> como fazer isso com o PloneFormGen?
>
> Alguém tem experiência com formulários assim em Plone?
>
> Agradeço qualquer ajuda :)
>
> --
> Paul Eipper
>
>  



Re: [zope-pt] Disponibilizar foto do usuário

2007-01-29 Thread Fernando Paiva
você se esqueceu de usar "structure".
Veja:



Se você estiver tentando colocar o usuário que postou a notícia eu tenho 
um ZPT pronto que construi para isso, se quiser posso te arrumar o código.

[]'s
Fernando Paiva


Luis Paulo Passari Marui escreveu:
> Boa tarde pessoal!
>  
> Estou tentando fazer aparecer a foto de usuários cadastrados (neste 
> caso, joaquim) no portal Plone usando o seguinte:
>  
> 
>  
> Mas quando testo, aparece o seguinte na interface:
>  
>  http://localhost:8080/Plone/portal_memberdata/portraits/ 
> <http://localhost:8080/Plone/portal_memberdata/portraits/>joaquim 
> alt="" title="" height="120" width="90" />
>  
> ao invés da imagem(foto).
>  
> Algum help??
>  
> obrigado
>  Luis Paulo
>  



Re: [zope-pt] Como redimensionar o tamanho da imagem exibida

2007-01-31 Thread Fernando Paiva
Opa L.P.

Ao invés de usar "replace" usa "attributes".

veja:


[]'s
Fernando Paiva

Luis Paulo Passari Marui escreveu:
> Boa tarde a todos!
>  
> Estou exibindo fotos utilizando o seguinte código no meu template:
>  
> 
>  
> 
>  
> Mas estas imagens são exibidas no seu tamanho original. Gostaria de 
> formatar isso, de forma a exibi-las todas num mesmo tamanho que eu 
> definir... Alguém sabe como fazer isto??
>  
> obrigado
> Luis Paulo
>  



___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/
 



Re: [zope-pt] Como redimensionar o tamanho da imagem exibida

2007-01-31 Thread Fernando Paiva
Vlw Luciano, esqueci de falar sobre os efeitos do "replace".
Luis Paulo, no livro do zope e do plone tem é também uma boa literatura 
para você sacar a causa efeito disso :)

[]'s
Fernando Paiva



Luciano Ramalho escreveu:
>
>
>
> On 1/31/07, *Joao Paulo Carusi* <[EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> wrote:
>
> 
>  
> 
>
>
> Isso não vai funcionar, porque o comando tal:replace vai sobrescrever 
> completamente o elemento img, incluindo seus atributos.
>
> O melhor caminho é o sugerido pelo Fernando Paiva. Uma alternativa que 
> pode ser útil em alguns casos é usar o método tag da classe Image (dá 
> uma olhada no help embutido no Zope, em Zope API, classe Image).
>
> [ ]s
> Luciano
>
>  



___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/
 



Re: [zope-pt] Nova Janela

2007-02-08 Thread Fernando Paiva
Opa Samuel.
Para isso não tem segredo, basta usar uma "function" javascript com 
"window.open" tranquillamente.
Veja:


function Abrir(url){
 window.open(url,"_blank","width=100,height=100")
}

Clique aqui

Mas como hoje em dia os navegadores bloqueiam "popup", seria 
interessante você usar "div flutuante".

[]'s
Fernando Paiva


samuel_ufmg escreveu:
>
> Pessoal,
>
> Como faço para inserir um link na página principal que abre numa nova
> janela? Gostaria de fazê-lo, utilizando javascript no plone.
>
> Normalmente, eu faria assim:
> 
> 
> function MM_openBrWindow(theURL,winName,features) { //v2.0
> window.open(theURL,winName,features);
> }
> 
> 
>
> E adiciono o link assim:
>
>  onClick="MM_openBrWindow('pagina.html','','toolbar=yes,location=yes,status=yes,menubar=yes,scrollbars=yes,resizable=yes,width=700,height=500')">nome_do_link
> 
>
> Porém, não sei onde acrescentar essas linhas, utilizando o plone.
> Alguém pode me dar uma mão?
>
> Muito obrigado,
>
> Samuel
>
>  






___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/


Re: [zope-pt] UPDATE flexível em ZSQL methods

2007-02-09 Thread Fernando Paiva
Acredito ser mais fácil, mais produtivo, mais seguro e, menos sujeito a 
problemas de performance se você fizer isso no próprio SGBD, usando 
"Functions".
Com script python, daria para fazer isso tranquilamente, mas antes você 
precisa dar um select no banco, pegar os valores e comparar com suas 
variaveis causando problema de performance.
No seu algoritmo ficaria assim:
informacoes para o script python -> 1 select ZSQL retornando informacoes 
para o script python -> compara variaveis com o return do select no 
script python-> retira as que naum foram alteradas -> ZSQL grava as 
alteradas

Agora se fizer isso no próprio banco é a function criada que irá fazer 
todo o processamento para você e retornar o resultado.
Com isso quem faz todo o processamento é o próprio SGBD, e não o Zope. É 
como os antigos Client/Server da vida.
No meu algoritmo ficaria assim:
informacoes para script python -> ZSQL que envia as informacoes para a 
function no SGBD -> function que compara/grava no SGBD -> retorno para 
script python

[]'s
Fernando Paiva


Paul Eipper escreveu:
>
> Olá!
>
> Estou fazendo um formulário para atualizar os dados no banco de dados.
> O form passa as alterações para um script Python que por sua vez deve
> chamar os métodos ZSQL adequados.
>
> O problema é que não estou conseguindo flexibilizar os métodos ZSQL
> como eu queria.
>
> Algo assim:
>
> A pessoa altera os campos nome e endereço em uma tabela com diversos
> campos. Eu queria fazer a comparação no Python para ver que estes
> campos foram alterados e mandar o ZSQL alterar somente eles, algo
> assim:
>
> orig = dados do formulário originais
> dados = dados novos
>
> for key in orig.keys():
> if not dados[key] == orig[key]:
> dados['campo'] = key
> context.zsql_update_campo(dados)
>
> Mas não consigo fazer um ZSQL que faça UPDATE no campo variável ali.
> Alguém tem alguma idéia?
>
> Algo como:
> UPDATE tabela SET  =  
> type=string>
>
> Mas acho que não funciona assim, heh.
>
> A alternativa de ter um ZSQL para cada campo é horrível e, portanto,
> impensável :-P
>
> --
> Paul Eipper
>
>  



___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor op��o para voc�! 
Experimente j� e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/


Re: [zope-pt] Zope, Plone e FreeBSD

2007-02-14 Thread Fernando Paiva
Salve Daniel.

Vejamos, se o Zope está "ok" na porta 8080 então o plone deve estar 
também, pois o plone é apenas um "big produto" para Zope e é ele o 
servidor de applicação, não o plone.

Provavelmente você está confundindo, e muito, as coisas. Vi que você é 
novo no Zope/Plone, então leia alguns howto ou faqs de como fazer todo o 
processo de instalação e running, nos sites "fabiorizzo.com e 
tchezope.org" tem alguns artigos de como instalar e tals isso sem contar 
o "Big Brother Google" :).

Sobre o FreeBSD eu uso em casa e em alguns clientes e aqui mesmo na 
empresa onde trabalho. Por isso se você já leu e seguiu algum howto de 
como fazer as coisas, deverá funcionar blzinha.

Por isso, boa leitura e boa sorte.

[]'s
Fernando Paiva


Daniel Magalhães Bicalho escreveu:
>
> Sou novo no uso do Zope/Plone.
> Instalei no FreeBSD 6.2, consegui rodar na porta 8080 e na porta 80
> paralelamente. Eu adiciono o portal Plone e não consigo fazer com que
> o Plone rode na porta 80, sendo que a página do Quick Start do Zope
> inicia nas duas portas. Alguém sabe como posso fazer o Zope rodar na
> porta 8080 e o Plone na porta 80?
> Valeu
>
>  



___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/


Re: [zope-pt] Para quem gosta de trabalhar na ZMI

2007-02-15 Thread Fernando Paiva
hehe! Eu uso esse produto na ZMI, é bem legal msm :D

[]'s
Fernando Paiva


Clayton Caetano escreveu:
> Instalei aqui na minha instacia funciona direitinho
>
> http://www.zope.org/Members/pfurman/ZopeEditArea 
> <http://www.zope.org/Members/pfurman/ZopeEditArea>
>
>
> abrs,
>
>
> Clayton
>
> __
> Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
> http://br.messenger.yahoo.com/
>  



___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/
 



Re: [zope-pt] Parâmetros GET

2007-02-16 Thread Fernando Paiva
Não sei se entendi direito. Mas uma maneira de passar parâmetros para o 
ZPT assim como scripts Python seria essa.




Para pegar a variavel no index_html:


   


Espero que seja essa sua dúvida.

[]'s
Fernando Paiva


ra023332 escreveu:
>
> Olá pessoal,
>
> Gostaria de passar parâmetros GET para uma index_html. Tentando
> explicar melhor: quando o usuário clica em uma pasta no portlet de
> navegação, a página a ser aberta é a index_html. Para que essa página
> possa ser carregada preciso utilizar alguns parâmetros que eu passaria
> pelo link da pasta. Como posso fazer isso? Alguma idéia?
> Obrigado pela atenção.
>
> Carlos
>
>  



___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/
 



Re: [zope-pt] Codificação em ZPT no F S?

2007-02-20 Thread Fernando Paiva
Opa Dirceu, sumido mano.

Funcionou blzinha.

Obrigado.

[]'s
Fernando Paiva


Dirceu Pereira Tiegs escreveu:
>
> Em 20/02/07, pythondeveloper<[EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:fernandopaiva%40bmonline.com.br>> escreveu:
> > Salve Senhores(a).
>
> Olá Ferinando,
>
> > Criei um produto e adicionei os Page Template no Filesystem, isto
> > funciona blzinha. O problema é com a codificação.
> >
> > Ex:
> > Últimas Notícias, é exibido -> #ltimas Not#cias
> > (# è apenas ilustração para o problema, que exibe um "nem sei o que
> > é"). :-D
> [corta]
>
> Para evitar esse tipo de problema, use HTML entities no lugar de
> caracteres não-ascii. Por exemplo:
>
> Ú = Ú
> í = í
> ç = ç
>
> E assim por diante. Isso elimina vários problemas de encoding.
>
> Um abraço,
> -- 
> Dirceu Pereira Tiegs - http://dirceu.info/ <http://dirceu.info/>
> Weimar Consultoria
>
> Hospedagem Plone, Zope e Python
> http://www.pytown.com <http://www.pytown.com>
>
>  



___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/
 



Re: [zope-pt] Codificação em ZPT no F S?

2007-02-20 Thread Fernando Paiva
Of Course Yes Nuno, principalmente pq eles pegam a codificação do 
default_charset no portal_properties.
Mas esse post já está fechado, ja resolvi com a dica do Dirceu.

Obrigado

[]'s
Fernando Paiva


Nuno Maltez escreveu:
>
> Olá,
>
> On 2/20/07, pythondeveloper <[EMAIL PROTECTED] 
> <mailto:fernandopaiva%40bmonline.com.br>> wrote:
> > Alguma sugestão? E o porque acontece isso no FS e na ZMI não ?
> >
> > Obs: lembrando que o sitecustomize.py, já está com "utf-8" para o
> > default e no zope.conf ja alterei todas as entradas para "utf-8" também
>
> A pergunta pode ser demasiado óbvia, mas de certeza que estás a gravar os
> ficheiros no FS em utf-8 e não noutra codificação como iso-8859-1?
>
> Nuno
>
>  



___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/


Re: [zope-pt] Ser ou não ser ?

2007-03-08 Thread Fernando Paiva
Opa Joel.

Eu aconselho você a começar a ler algumas literaturas, como o "Livro do 
Zope" por exemplo. Eu já instalei o Database Adapter para Firebird no 
Zope, e não encontrei mutas dificuldades, mas como já faz um 
tempinho mais ou menos 1 ano e 1/2 atrás, não vou poder ajudá-lo, pois 
nem me lembro como fiz :-))).

Treinamentos de Zope/Plone, se você tiver grana pra pagar, pode ser uma 
boa. Aqui mesmo na lista tem uma galera que trabalha ou até mesmo são 
proprietários de empresas que fazem isso. Senhores se manifestem :-D.

Quando comecei a brincar com Zope/Plone apanhava bastante, ainda apanho 
as vezes, e olha que já brincava com Python a um bom tempo. Tenha em 
mente que é mais fácil você aprender Python que aprender Zope/Plone, 
assim como, é mais fácil você aprender Java que aprender a mexer com 
JSP, J2EE, J2SE, J2ME etc...Claro que a curva de aprendizado do Java é 
BE maior que a curva com o Python. Em Python com 2 horas de boa 
leitura em materiais de primeira você já consegue fazer algo, já em Java 
é outros 500 ou talvez outros 50...

Concluindo, minha sugestão é que você insista em Zope/Plone e para ter 
um sucesso nessa caminhada, principalmente sozinho,  tem algumas 
receitas infalíveis como: Ler, Pesquisar, Perguntar, Trocar Idéias e o 
mais importante disso tudo é Não Desistir :-))).

Alguns bons lugares para pesquisas em pt-br são: www.tchezope.org(la vc 
encontra algumas traduções de livros) e no  www.fabiorizzo.com

Espero ter ajudado.
Se quiser trocar idéias sobre Zope/Plone comigo(que não sou nenhum guru, 
mas gosto muito de pzp), estou sempre online no messenger: 
fernandopaiva_br[AT]yahoo.com.br

[]'s
Fernando Paiva


Joel escreveu:
>
> No ano de 2000, eu programava em Clipper, e precisava decidir por uma
> linguagem para Windows.
> Ai então optei pelo Delphi, porque era, e é, uma das linguagens com
> maior suporte, tutoriais, cursos e mão de obra disponível.
> Agora estou precisando optar por uma ferramenta para a Web, e estava
> pensando em utilizar o Zope/Python, mas tenho encontrado
> dificuldades em relação a cursos que na minha região não existe.
> Eu trabalho com o banco de dados FireBird, e agora não estou conseguindo
> instalar o KInterBasDB no ZOPE para conseguir
> trabalhar com o FB.
> Será, que terei que utilizar o Java só porque ele tem mais cursos,
> tutoriais e até mesmo mão de obra ?
> O Zope/Python me parece mais simples, no entanto eu preciso de uma ajuda
> para começar, e não estou conseguindo encontrar.
> O que vocês me sugerem ?
> Trabalhar dobrado com o Java mesmo, ou ficar me batendo e me batendo
> atrás de ajuda para começar com o Zope/Python ?
>
> Obrigado.
>
>  






___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/


Re: Res: [zope-pt] Dúvida de iniciante ( oreia)

2007-03-09 Thread Fernando Paiva
Fred, isso é simples.

Vamos imaginar o seguinte esquema.
2ZPT, 2ZSQL, 1ScriptPy

ZPT1 > Onde o usuário e senha, irá ser informado para pesquisa e irá 
enviar as informações para o ZPT2
ZPT2 > É onde tudo acontece.
1Script Python > Irá verificar e redirecionar.
ZSQL > São as consultas que você precisa.

Agora vamos la:
No ZPT1 crie os campos de entrada dados e envie esses dados para o ZPT2.
Assim:

   
   


No ZPT2 pegue esses valores, execute o script python e faça a consulta 
ZSQL para preencher os campos do form:
Assim:

   
  Title
  



   Nome: 
   Endereco: 




   
Obs: Vc irá conseguir usar esse msm ZPT2 tanto para inclusão como para 
update.

Script Python:
##parameters=usuario, senha
#Aqui é onde vc irá testar se existe o usuario e senha usando o ZSQL1; 
Se existir o ZPT2 será exibido com as informações preenchidas nos input, 
se não redireciona novamente para o ZPT1 com a mensagem de "usuário não 
encontrado".

Espero que entenda o esquema, qquer coisa estou no msn: 
fernandopaiva_br[AT].yahoo.com.br ou no canal irc #zope-pt no freenode.net

Boa sorte!

[]'s
Fernando Paiva


Fred escreveu:
> Bem, não é isso..
> passo como parametro o id do cara (url/pesquisa?id=2)
> Como pego esse parametro e passo na chamada do zsql
> 
> Eu tenho um sql +/- assim:
>  
> Select * from pessoas where id = 
>  
> quero pegar esse retorno e preencher o formulário. Não estou 
> conseguindo fazê-lo na chamada dentro da page template. Tem alguma tag 
> tipo  para passar como parametro de pesquisa?
>  
> Att.,
> Fred
>
> - Mensagem original 
> De: Dorneles Treméa <[EMAIL PROTECTED]>
> Para: zope-pt@yahoogrupos.com.br
> Enviadas: Quinta-feira, 8 de Março de 2007 19:31:58
> Assunto: Re: [zope-pt] Dúvida de iniciante (oreia)
>
> Opa Fred,
>
> > Pessoal, passei um longo tempo sem mexer com PZP e voltei a mexer esses
> > dias atrás, to querendo saber o seguinte.
> > Tenho um z sql method que faz a pesquisa pelo id, chamo esse cara na
> > page template, porém não está certo, dá erro a todo momento, pois quero
> > pegar o objeto de retorno e jogar num formulário para a alteração de 
> dados.
> > Gostaria de saber se tem como eu jogar na session e buscá-la através do
> > python e pegar na page template, ou fazer direto na chamada da z sql
> > method na page template.
>
> não esqueça que o resultado do ZSQLMethod é uma lista onde cada
> elemento contém o conjunto dos campos envolvidos. Dessa forma,
> para acessá-los num PageTemplate, bastaria algo como:
>
> 
> 
> 
> 
>
> HTH,
>
> -- 
>
> Dorneles Treméa
> X3ng Web Technology
>
>
>
> __
> Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
> http://br.messenger.yahoo.com/
>  






___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/


Re: [zope-pt] Dúvida de iniciante (orei a) - Combo

2007-03-09 Thread Fernando Paiva
Para isso você pode usar tal:attributes.


   





Fred escreveu:
> Foi mal, funcionounão acreditei pois é muito fácil esse código, 
> achei seria algo mais complexo.
> Agora outra dúvida, tenho um combo que pega um zsql method para 
> preencher a lista de chefes das pessoas.
> Pesquisei a pessoa e trago a foreign key do chefe, como eu faço para 
> deixar o chefe dela já selecionado? sei que é usando o selected.
> Será que dentro da condition tem como fazê-lo?
>
> - Mensagem original 
> De: Fred <[EMAIL PROTECTED]>
> Para: zope-pt@yahoogrupos.com.br
> Enviadas: Sexta-feira, 9 de Março de 2007 9:31:55
> Assunto: Res: [zope-pt] Dúvida de iniciante (oreia)
>
> Bem, não é isso..
> passo como parametro o id do cara (url/pesquisa? id=2)
> Como pego esse parametro e passo na chamada do zsql
> 
> Eu tenho um sql +/- assim:
>  
> Select * from pessoas where id = 
>  
> quero pegar esse retorno e preencher o formulário. Não estou 
> conseguindo fazê-lo na chamada dentro da page template. Tem alguma tag 
> tipo  para passar como parametro de pesquisa?
>  
> Att.,
> Fred
>
> - Mensagem original 
> De: Dorneles Treméa <[EMAIL PROTECTED] com.br>
> Para: [EMAIL PROTECTED] .com.br
> Enviadas: Quinta-feira, 8 de Março de 2007 19:31:58
> Assunto: Re: [zope-pt] Dúvida de iniciante (oreia)
>
> Opa Fred,
>
> > Pessoal, passei um longo tempo sem mexer com PZP e voltei a mexer esses
> > dias atrás, to querendo saber o seguinte.
> > Tenho um z sql method que faz a pesquisa pelo id, chamo esse cara na
> > page template, porém não está certo, dá erro a todo momento, pois quero
> > pegar o objeto de retorno e jogar num formulário para a alteração de 
> dados.
> > Gostaria de saber se tem como eu jogar na session e buscá-la através do
> > python e pegar na page template, ou fazer direto na chamada da z sql
> > method na page template.
>
> não esqueça que o resultado do ZSQLMethod é uma lista onde cada
> elemento contém o conjunto dos campos envolvidos. Dessa forma,
> para acessá-los num PageTemplate, bastaria algo como:
>
> 
> 
> 
> 
>
> HTH,
>
> -- 
>
> Dorneles Treméa
> X3ng Web Technology
>
>
>
>  _ _ _ _ __
> Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
> http://br.messenger .yahoo.com/
>
>
> __
> Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
> http://br.messenger.yahoo.com/
>  






___ 
Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você! 
Experimente já e veja as novidades. 
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/


Re: Res: [zope-pt] Divulgar Pytho n Zope Plone em Brasília

2007-03-09 Thread Fernando Paiva
Fred, em partes eu discordo.

O Java hoje, tem grandes patrocínios e grandes casos de sucesso como: 
IBM, Oracle, RedHat, Coca-Cola, SAP e outras, até a própria Microsoft 
com seu .Net apesar de suas eternas brigas com a SUN divulga o Java, 
isso faz a linguagem com suas plataformas ganharem valor no mercado e 
isso torna a procura por essa técnologia maior, tanto pelas empresas 
pequenas/médias/grande porte como pelos desenvolvedores, pois quem não 
quer ganhar dinheiro ?

Sessenta por cento das vagas de empregos para empresas em sites de 
empregos é para: JDeveloper, JSP, J2EE, J2ME seguido de PHP, ASP, 
Oracle, SQLServer etc; Todos esses você consegue encontrar ótimas 
literaturas em PT-Br.

Ao meu ver, o que falta para o Python e suas plataformas Zope, Django, 
Turbogears, wxPython, PyGTK, PyQT etc, realmente vencerem essa batalha, 
é "Literatura", literaturas de qualidade, do tipo: "Livro do Zope", 
"Guia definitivo do Plone", "Desenvolvendo aplicações e websites 
dinâmicos com Zope", "Desvendando o Zope/Plone", "Archetypes sem 
Mistério", "Desenvolvendo aplicações com Zope e Postgresql", "Criando 
aplicações para web com Zope", "O futuro da web2 com Django", "Criando 
aplicações com wxPython", etc. Claro, alguns dados aqui são ficticios.

Veja o caso do Ruby on Rails, que está chegando por nossas bandas e já 
tem Literatura muiiito boa, como a escrita pelo Fábio Akita, que por 
sinal esta esgotado nas livrarias. Veja aqui: 
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=4029. O pessoal da 
E-Genial que também está com algumas coisas legais para Ruby. Um outro 
exemplo sobre isso é o Ajax, que já se consegue encontrar 5 literaturas 
em pt-br boas no mercado. E o Python e suas plataformas, onde estão as 
literaturas ?

Para entender melhor o que eu estou dizendo, vá até alguma livraria 
virtual ou mesmo física e procure Livros em Português de Python/Zope e 
outros, você vai encontrar o Zope Kit, alguns pockets para Python e o 
Mergulhando no Python, ai procure por "Java", "PHP", "ASP", você irá 
encontrar 15 livros no minimo.

Eu recebo emails e converso com muiita gente que me diz o seguinte: 
"Tudo bem que o Python é melhor que o Java, porém o Java tem mais 
mercado e ainda tem mais literatura para eu aprender" ou ainda, "Eu 
comecei a estudar Python/Zope, mas não encontrei grandes literaturas em 
Português, por isso comprei o livro Aprendendo PHP".

Para PHP e ASP é a mesma coisa, você encontra boas literaturas que te 
ensinam diretamente o caminho das pedras. É mais difícil, complicado e 
chato desenvolver com Java, PHP e ASP ? Sim, é! Mas eu encontro 
literaturas que me auxiliam para isso, dizem alguns desenvolvedores que 
converso sempre.

Lembre-se, que nem todos tem condições financeiras para fazer cursos de 
inglês e muiito menos treinamentos de Zope, mas esses são bons 
desenvolvedores: Delphi, VB, Clipper, Cobol, PHP, ASP, Java etc.. que 
aprenderam comprando literaturas em PT-Br, esses desenvolvedores ganham 
seus 800 a 1000 reais no mês, e ainda tem familia pra criar.

Esses desenvolvedores, por mais que digamos que com Python é tudo mais 
simples e fácil e eles se convençam disso, ficam em suas plataformas, 
não por que gostam mas sim por que quando precisam encontram suporte em 
literaturas e documentação de qualidade em sua lingua mãe.

Fica a dica ae TOM, "Literaturas urgentes para Python e suas plataformas."

[]'s
Fernando Paiva


Fred escreveu:
> Bem, conheço o Tom, as palestras dele são muito boas.
> Semanas atrás recebi um telefonema pedindo um profissional experiente 
> em PZP, porém não tenho essas qualidades todas, sou um programador 
> Java, que está cansado de sua improdutividade e dificuldade de 
> programar nessa linguagem, que cada dia se pede mais e mais...
> Vejo que o mercado, especialmente de TI, quer resultados em curtos 
> prazos, algumas empresas do DF já estão se mobilizando para arrumar 
> alternativas à Java, muitas recorrem a dotNet, porém, como os maiores 
> clientes são membros do governo e este está praticando iniciativas de 
> corte de gastos e o relacionamento com a microsoft está arranhado, 
> vejo que PHP e seus correlatos está à frente de PZP por estar mais 
> difundido e ter mais mídia em cima deles, mas PZP é mais valorizado 
> financeiramente.
> Porém, PHP está se tornando uma nova espécie de Java, é minha opinião.
> PZP é muito mais simples de se construir aplicações, é bem dividido, 
> uma espécie de 3 camadas obrigatória.
> Acho que se o governo tomasse partido de utilizar o linux em massa, e 
> realmente combatesse a pirataria, creio que PHP e PZP ganhariam muito 
> mercado Java e dotNet.
>  
> Relembrando que é apenas minha visão de mercado.
>  
> Att.,
> Fred
>
>
> - Mensagem original 
> 

Re: [zope-pt] Sr. Moderador da Lista

2007-03-15 Thread Fernando Paiva
Não vejo problema algum em fazer propaganda de treinamentos e ou empregos nesta 
lista, claro sempre referente a python/zope/plone, como é o caso da simples 
consultoria, threepoints e outras; Quanto mais treinamentos e mais literatura, 
mais a plataforma cresce e ganha mercado, assim chegará um dia que ela estará 
mais forte e quem sabe o salário melhora :).

As muitas vezes em que vi propagandas de treinamentos aqui, algumas vezes 
indiquei a amigos iniciantes que procuravam locais de treinamentos, e não 
sabiam onde e quando encontrar treinamentos para Zope/Plone.

Faço parte de outras listas de discussão como exemplo: Java, Python, Oracle, 
Postgresql, Javascript, Ajax, etc..Nestas listas essa prática é muito bem 
vinda, melhor bem vinda que flood, trolls e spams.

Uha! Zope/Plone.

[]'s
Fernando Paiva



  - Original Message - 
  From: Luciano Ramalho 
  To: zope-pt@yahoogrupos.com.br 
  Sent: Thursday, March 15, 2007 7:26 PM
  Subject: Re: [zope-pt] Sr. Moderador da Lista


  On 3/15/07, Luiz Melo <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Estou vendo inúmeras ofertas de treinamento na lista zope-pt

  Depois de responder ao seu questionamento, fiz uma rápida pesquisa pelo 
histórico da lista (procurei "treinamento" e depois "curso" via Gmail), mas não 
achei "inúmeras ofertas de treinamento", portanto este não me parece um 
problema real, Luiz. 

  Por sinal, em que empresa você trabalha? Os treinamentos que vocês oferecem 
são de Plone, Zope ou Python, ou têm outros temas?

  [ ]s
  Luciano







   

Re: [zope-pt] Livro de Python

2007-04-13 Thread Fernando Paiva
Livro de Python em portuga, vc pode ler o "Mergulhando no Python", eu tenho e 
gostei muito. Agora esse negócio que você falow sobre compatibilidade com 
Zope/Plone, ficou meio vago. Defina "compatibilidade com Zope/Plone", pq Python 
é 100% compativel com zope/plone, tanto que zope/plone foi escrito em python. 
:-)

Veja aqui o livro: http://www.linuxmall.com.br/?category=livros_python

[]'s
Fernando Paiva




  - Original Message - 
  From: jgbalb 
  To: [EMAIL PROTECTED] 
  Sent: Friday, April 13, 2007 5:24 PM
  Subject: [zope-pt] Livro de Python


  Alguém teria alguma indicação de um bom livro de Python (de 
  preferência em português), que trabalhasse bem a compatibilidade com o 
  Zope/Plone (se possível com muitos exemplos) e fosse bastante 
  abrangente?



   

Re: [zope-pt] Re: Livro de Python e Código compatí vel com Zope/Plone

2007-04-14 Thread Fernando Paiva
João

Acho que vc está precisando antes de tudo estudar um pouco de html, para sacar 
como funciona os  passando dados para um script py, a técnica é a mesma 
para PHP, ASP etc... No site www.fabiorizzo.com, tem alguns exemplos que podem 
te ajudar.
Um exemplo simples é:



   
 My first submit
   

   
   
 
 
   
   



# script python "meu_py" para o Joao, que recebe os valores do form
request = context.REQUEST
entrada = request.get('entrada')
print entrada
return printed

[]'s
Fernando Paiva


  - Original Message - 
  From: jgbalb 
  To: [EMAIL PROTECTED] 
  Sent: Saturday, April 14, 2007 8:59 PM
  Subject: [zope-pt] Re: Livro de Python e Código compatível com Zope/Plone


  Quando falo em compatibilidade com Zope/Plone quero dizer exemplos de 
  código em que html interaja com python dentro do Zope/Plone. Um 
  exemplo importante seria uma tela de entrada de dados em html em que 
  os dados entrados seriam posteriormente manipulados pelo python 
  gerando um novo conjunto de dados, dados estes que seriam usados para 
  gerar uma nova tela (em html) como uma resposta para o usuário, ok? 
  Você tem alguma dica de livro com um exemplo destes?

  Agradeço qualquer ajuda

  João

  ---

  --- Em [EMAIL PROTECTED], "Fernando Paiva" 
  <[EMAIL PROTECTED]> escreveu
  >
  > Livro de Python em portuga, vc pode ler o "Mergulhando no Python", 
  eu tenho e gostei muito. Agora esse negócio que você falow sobre 
  compatibilidade com Zope/Plone, ficou meio vago. 
  Defina "compatibilidade com Zope/Plone", pq Python é 100% compativel 
  com zope/plone, tanto que zope/plone foi escrito em python. :-)
  > 
  > Veja aqui o livro: http://www.linuxmall.com.br/?
  category=livros_python
  > 
  > []'s
  > Fernando Paiva
  > 
  > 
  > 
  > 
  > - Original Message - 
  > From: jgbalb 
  > To: [EMAIL PROTECTED] 
  > Sent: Friday, April 13, 2007 5:24 PM
  > Subject: [zope-pt] Livro de Python
  > 
  > 
  > Alguém teria alguma indicação de um bom livro de Python (de 
  > preferência em português), que trabalhasse bem a compatibilidade 
  com o 
  > Zope/Plone (se possível com muitos exemplos) e fosse bastante 
  > abrangente?
  >



   

Re: [zope-pt] zopebrasil

2007-05-09 Thread Fernando Paiva
Opa Ramalho, explica melhor o "A Zope Corp. historicamente tem agido
contra sites que usam domínios com sua marca registrada sem autorização"
Ela estaria "agindo" contra os sites que levam o nome "zope" em seu
"domain" ?

[]'s
Fernando Paiva



Em Ter, 2007-05-08 às 23:23 -0300, Luciano Ramalho escreveu:
> tem agido contra sites que usam domínios com sua marca registrada sem
> autori