Leandro, valeu pelas informações. Desde que enviei o e-mail li quase tudo
que tem na wiki sobre os mapas cicloviarios, mas uma coisa eu fiquei na
dúvida.
Em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Bicycle#Cycle_tracks fala dos diversos
tipo de vias para bicicletas, inclusive das ciclyng frendly streets, que são
as ruas que não possuem ciclovia ou ciclofaixa mas são tranquilas para
pedalar.
Como no Brasil praticamente não temos ciclovias o que constará no mapa que
quero fazer é basicamente definir as ciclyng frendly streets.
mas ai que entra a dúvida, as tags referentes as ciclyng frendly streets,
pelo meu entendimento, não identificam que ali é tranquilo para pedalar. os
critérios definidos como largura da via, velocidade maxima e tipo de via não
são fatores determinantes para que ao se traçar uma rota do ponto A ao ponto
B aquela via seja privilegiada. Sei lá, acho que deveria ter uma tag
referente a ciclyng frendly streets ou ao menos bicycle=yes. Não sei se
colocar a tag bicycle=yes vai causar algum problema e nem se isso vai fazer
com que a rota seja traçada por aquela via.

Key Value Purpose  *width
<http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:width>=** <width
of road in metres> Indicate a wide single lane road or a squeeze point  *
maxspeed <http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:maxspeed>=** <speed
limit> Roads
with lower speed limits tend to be less crowded by cars.
*source:maxspeed<http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:source:maxspeed>
=** <residential,urban,...> On countryside streets tend to be less crowded
from cars (at least for lanes=2)
*lanes<http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:lanes>
=** <total number of lanes making up the way> Single lane wide roads with
low speed limits tend to be low-stress routes (but may increase stress for
cyclists that want to cycle fast)
o que você acha?

ah. Algumas ruas não são totalmente ciclaveis, apenas um pedaço dela que é,
desta forma, eu tenho que divir a rua em pedaços e identificar aquele que me
interessa?

E as calçadas, como traço rotas de pedestres e calçadas compartilhadas?

abraço,
Yuriê