Olá Fabrício!

   pois é, eu também tenho amigos que sofrem com a falta de um lugar
amigável para consultar as linhas de onibus.
   a procura de alguma coisa melhor acabei por encontrar este site [1] que
usa o OSM como base dos mapas, porém como o próprio aviso no site diz, é um
sistema experimental... e só com algumas linhas cadastradas.
   já tentei entrar em contato com quem fez o site para ver se poderia
ajudar no site, porém não obtive resposta.

   Sobre a licença, bem... de acordo com o acesso livre a informação...
devemos conseguir isto sem muito problema juntamente com o IPPUC.
   Vou me informar mais sobre isto nesta semana para ver se consigo alguma
informação a respeito.

[1]  http://www.onibuscuritiba.org/sitc-webapp/index.html

Bruno Augusto Mühlenhoff