Oi Claiton

2013/2/6 Claiton Neisse <claiton.nei...@gmail.com>

> O OSM é uma base de dados com informações cartográficas.

Sim, que só tomam vida e forma no momento em que são usados e mostrados ;)

A gente  faz dados para serem usados, não para ficarem enterrados e
perdidos numa base :) Por isto a gente precisa pensar em como serão usados
ou interpretados, não dá para fugir disto.

> Então não acho interessante simplificar as classificações, como li em
> alguma mensagem. Pelo contrário, devemos inserir o máximo possível de
> informações sobre um determinado elemento.

Classificar as vias e inserir o máximo de informação são coisas distintas.

Uma classificação mais simples e objetiva ajuda a manter uma consistência
entre os dados. Isto não impede em momento nenhum que se adicione o máximo
de informação através das tag apropriadas.

Infelizmente, hoje no mapeamento do Brasil não acontece nem uma coisa e nem
a outra.

> Não podemos classificar os elementos em função do renderizador ou em
> função de usuários de mapas rodoviários.

Eu usei o o exemplo do mapnik apenas para ilustrar que seria equivocado
classificar uma rodovia de pista simples como trunk. Não estou propondo
nada em função deste ou aquele renderizador.

Sem querer ofender, mas ignorar os renderizadores acho meio ingênuo. Afinal
os renderizadores são a cara pública do OSM. Agora, o que eu concordo
totalmente é que não se deve mapear para *um* renderizador em particular,
isto seria improdutivo.

O que o renderizado (qualquer que seja) precisa é de dados que sejam
*consistentes
entre si*. Nós não temos isto hoje.

Uma classificação confusa e sem objetividade não atende a ninguém,
incluindo aos usuários de mapas rodoviários.

abraço

Gerald