Quando uma via com tag source é modificada, todas as chances são de que
a tag source permaneça a mesma; eu certamente já modifiquei vias com
source=IBGE sem mexer na tag.  Portanto, na prática a única forma
confiável de determinar que tal via não corresponde mais ao dado
original do IBGE é a (ausência de) tag source nos meus changesets.

Outro ponto, relevante para questões de atribuição, é que nada garante
que a tag source não vá ser modificada ou removida no futuro.  Eu
entendo que é por isso que a comunidade insiste em adicionar a tag
source no changeset e não nos nós e vias quando se faz uma importação.

Pode ser verdade que nenhuma ferramenta disponível atualmente permita
fazer um uso muito prático do source de changesets.  Essa dificuldade
com JOSM poderia ser resolvida facilmente: ao baixar a história de uma
via, o JOSM poderia exibir as tags dos changesets correspondentes;
visualizar os respectivos comentários também seria útil.  (A propósito,
qual aplicativo vocês usam para visulizar o histórico de edições em uma
dada área?)

Talvez os editores pudessem insistir que uma tag source seja dada a cada
changeset, assim como insistem em que se forneça um comentário.  Isso
provavelmente teria mais valor didático que a mera presença de tags
sources em diversos elementos.  (Aliás, notei também que o iD adiciona
uma tag imagery_used em cada changeset, que na prática é similar a dizer
source=Bing).