O MapFactor Navigator encontra as cidades citadas e pontos de
interesse dentro delas sem problemas. Como ele é um aplicativo feito
na República Checa, ele não subdivide por estado e apenas mostra a
região admin_level=7 em que a cidade se encontra (se esta estiver
mapeada). Deve ser algo que usam por lá. Então Erechim aparece como
pertencente à Microrregião de Erechim, enquanto que Florianópolis não
pertence a nada que seja level=7 (porque não mapearam as microrregiões
em SC ainda). Esse detalhe não torna o programa inutilizável pra mim.

As duas coisas (rio e limite) são separadas quando há motivos
especiais (como quando vieram de fontes diferentes, ou quando sua
definição legal não coincide). Mas quando a própria definição do
limite é "o rio" em si (como no caso do rio Uruguai), não tem por que
separar - não tem por que não reaproveitar a linha. Exceto a
dificuldade de se usar relações. E as aplicações devem suportar
relações, especialmente relações de limites (que existem há muito
tempo no OSM).

Realmente o caminho mais rápido para solucionar o seu problema é
contatar diretamente o autor do mkgmap, e não questionar a  forma de
mapeamento do OSM. Ela está correta (segundo os parâmetros da
comunidade do OSM, não os dos criadores do mkgmap), e várias pessoas
já verificaram isso (vê as primeiras respostas à sua pergunta
original). Se o autor der uma olhada nos dados, ele pode descobrir o
"problema": pode ser algum detalhe no mapa que pareceu insignificante
a todos nós, ou pode ser um bug no programa que o autor não previu.

> Fernando,..que podem ser podem, más que não é consenso, isso não é.. veja os
> exemplos abaixo, em vários Países...
>
> http://www.openstreetmap.org/edit#map=17/51.40620/19.88883
>
> http://www.openstreetmap.org/edit#map=18/51.27264/21.85430
>
> http://www.openstreetmap.org/edit#map=19/49.98848/17.84027
>
> http://www.openstreetmap.org/edit#map=17/46.08847/-107.49096
>
> Por curiosidade, consulta no teu GPS cidade do RS como aparecem pra vc no
> GPS
>
> Exemplo:
>
> Erechim,Viadutos,Áure,Canela..Que estão elas aparecem na tela..
> [...]

"Nullius in verba."