Pois é. A regra que eu adotei (que era pra ser simples no início) tem
algumas exceções:

1. Se o nome é no formato "Rua/Avenida/etc. + [número]", considero que
se trata da numeração inicial que antecede uma denominação específica,
então registro com dígitos na tag name (ex.: "Rua 123") e coloco o
nome por extenso ("Rua Cento e Vinte e Três") na tag alt_name. Os
usuários podem buscar por qualquer das 2 versões, mas a versão curta é
a que aparece no mapa e é a que consta nas listagens de apps mais
simples. Nesse caso faço isso independente do formato que consta na
fonte dos dados, não confio muito na capacidade de padronização das
fontes brasileiras, por experiência.

2. Se o número é expresso com numerais romanos em placas e/ou em
documentos oficiais (ex.: "Praça XV"), mantenho esse formato e uso as
tags loc_name e alt_name para expressar o nome por extenso e o com
dígitos (uma pessoa pode então buscar por qualquer das 3 versões). (Dá
pra usar official_name/reg_name/etc. ao invés de loc_name.)

3. Se envolver algum número mas não se encaixar nos formatos acima
(ex.: "Estrada das Três Meninas"), pesquiso pra saber qual o formato
tipicamente adotado pelas pessoas (com palavra ou com dígitos).

Esse último caso é mais chato, mas também é bem raro; Porto Alegre,
por exemplo, só tem uns 3 casos assim.

Assim como algumas pessoas "se acostumaram" a pesquisar pelo nome com
números por extenso, podem se acostumar a procurar por números com
dígitos caso percebam esse padrão no OSM. Também acho que
provavelmente vão preferir assim porque é menos trabalho pra digitar,
seja ao pesquisar no site, ou ao procurar ruas na lista de um GPS ou
ao ler os nomes das ruas numa listagem em papel. Esse formato também
facilita a construção de um algoritmo de ordenação da lista de nomes,
basta usar "natural sorting".

Notem que isso tudo é consistente com a nomenclatura das rodovias.
Caso contrário, o "correto" seria escrever Bê Erre Cento e Um e não
BR-101. ;-)

Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"Nullius in verba."