Usando pesos (que pode ser pedaços de madeira) e cola branca comprada numa
embalagem econômica, você pode colar camadas de papelão, conseguindo peças
grossas, uniformes, rígidas e resistentes. Isso pode até substituir o MDF.
Eu tenho uma "prateleira" feita assim. Fiz sob medida para adaptar uma
escrivaninha (móvel antigo) para uma posição de teclado (de computador)
menos não ergonômica.

A melhor forma de cortar papelão é com o estilete afiado, e também usando-o
na posição de serra.

Alexandre Magno