Em 30 de junho de 2015 20:49, Fernando Trebien <fernando.treb...@gmail.com>
escreveu:

> Duna tracktype4:
>
> http://www.praiasecia.com.br/images/stories/rj_1024/rj-cabo-frio-praia-das-dunas-030.jpg
> Duna tracktype5:
>
> http://2.bp.blogspot.com/-Vj7CvAA_cdE/UCQPkC3zS6I/AAAAAAAAAKI/QdFdzrGJW-E/s1600/dunas.jpg
>
> *[...]*
>
> Um caminho por "dentro" de uma duna talvez seja algo assim:
>
> https://aventuresedotcom.files.wordpress.com/2013/04/trilha-pelas-dunas-florianopolis.jpg

Isso.

Tenhamos o Morro do Careca como ponto de partida para eu exemplificar sobre
o que eu perguntava:

O morro em si, é um caminho de areia muito largo. Vai de uma praia a outra.
Interditado. Mas carro não subiria, é claro, devido à inclinação ser muito
acentuada.

Quase toda essa praia que está no centro da foto, e toda a praia de trás, é
área militar. O trânsito por lá já foi mais fácil. Eu conheço. Quando a
maré está baixa, a praia é de pedras. Quando a maré está cheia, "não há
praia"; mas, para quem gosta de perigo, existe um caminho "paralelo", de
encosta, a mais ou menos 3 ou 5 metros acima da batida das ondas. A praia
lá de trás parece cena de filme — deserta, bonita, preservada, selvagem.

Estou mostrando essa foto específica também para observar o seguinte:

Na área verde que está no centro, há (ou havia) uma teia de trilhas abertas
a facão. Mata fechada. Quase sempre o solo é de folha, realmente como se
fosse floresta. Mas em vários cantos o solo é areia branca, limpa, apesar
do caminho ser muito estreito. É como 1/3 — ou até 1/6! — da largura do
caminho que está na foto de seu último link acima
<https://aventuresedotcom.files.wordpress.com/2013/04/trilha-pelas-dunas-florianopolis.jpg>
.

Espero que tais exemplos tenham alguma utilidade para a discussão em curso.

Alexandre Magno