Meus pontos no esse condensado:

1) Nenhuma mapeadora e proprietário dos dados inserido no mapa, a mapa
pertence do comunidade inteiro.

2) Alterações, inclusões ou deletações da mapa preciso ser rastreável,
principalmente onde e diferente que fontes comum, como imagens da
Bing.

3) Fontes de dados e provas deve ser compartilhado com o comunidade.
Exemplos disso e compartilhar os trilhas GPS voce tem, principalmente
eles que voce usou ou vai usar para desenhar estradas, e postar seus
fotos georeferenciadas no Mapillary ou outro site similar.

4) OSM falta controle do qualidade (QA), o comunidade e pequeno e
somente um muito pequeno parte da comunidade tem a paciência, tempo,
forca, e o "knowhow" pra fazer isso. No momento pelo que saiba somos 3
pessoas fazendo isso, mas pode ser um pouco mais. QA e muito
importante para confidencia da mapa fora do comunidade

5) Onde nao ha acordo dentro o comunidade e importante ter discussões,
mesmo se o assunto parecendo bobagem ou minúsculo.

6) Lembra se que tudo trabalho feito no OSM e voluntário, quando
encontro problemas complicado (como o Márcio me apontando com o
roteamento urbano no Vila Velha em vez do contorno com o BR-101) não
podemos cobrar um "solução para amanha". Eu não dizendo isso para
defender porque ainda não resolvi o problema no exemplo.

7) OSM tem algum regras principais, e o mais importante e o "ground
truth", não devemos inserir dados errados para resolver problemas fora
do banco dados (rendericado errado, roteamento que faz bobagem, etc)