> Pra ser sincero não sei por que o OSM não quebra segmentos de rua
> naturalmente. Até onde eu sei, todos os outros sistemas de mapeamento
> colaborativo quebram segmentos automaticamente.

Eu já não consigo ver vantagem nisso :-)

Uma que vai gerar um objeto para cada pedaço (imagina o tanto de
objetos que seriam criados no mundo apenas para quebrar as vias).
Outra que também não ajudaria na hora de mapear: você vai selecionar
todo um trecho de rodovia para definir a superfície, número de faixas,
nome, etc. Vai precisar clicar em trecho por trecho, segurando Shift,
para selecionar todos?

Caminhos completos permitem processamento posterior, se necessário (é
possível quebrá-los automaticamente nas interseções, se alguma
aplicação assim quiser).
Mas a volta nem sempre é garantida: unir automaticamente os trechos
quebrados não é possível em vários casos.