Assim, colocando um pouco de lenha na fogueira...

Eu imagino que é muito mais fácil de juntar as partes de caminhos quebrados
do que o contrário. Atualmente as ferramentas que temos a disposição para
processar geometrias torna isso bem tranquilo.

É uma questão de conceito mesmo. Eu preferio ter o átomo (trecho de
logradouro), pois o agregado sai fácil. Se eu tiver N trechos, posso
uni-los com base em suas características (trechos da av. fulano com 2
pistas). Agora quebrar já é um problema bem mais complexo, pois você
precisa não só do dado que você quer fatiar, mas também dos dados do
entorno. Nelson, onde não conseguimos unir os diversos trechos?

Uma vantagem do OSM em favor do argumento do "trecho quebrado" é que toda a
edição é topológica, ou seja, você trabalha com um nó amarrado. Se mexer no
trecho quebrado, as duas partes dele continuarão juntas.

Falando especificamente do meu problema, vou fazer alguns testes para
"nodar" as vias que estou fazendo download, mas acho que vai ser complicado
num cenário JavaScript. Já olhei o Turf.js e sei que ele não vai me dar as
funcionalidades que preciso para quebrar os trechos. Estou achando que
terei de pré-processar isso em Python.

Outra coisa: estamos discutindo sobre algo que não existe uma guideline,
correto?

> naturalmente. Até onde eu sei, todos os outros sistemas de mapeamento
> colaborativo quebram segmentos automaticamente.
>
> Eu já não consigo ver vantagem nisso :-)
>
> Uma que vai gerar um objeto para cada pedaço (imagina o tanto de
> objetos que seriam criados no mundo apenas para quebrar as vias).
> Outra que também não ajudaria na hora de mapear: você vai selecionar
> todo um trecho de rodovia para definir a superfície, número de faixas,
> nome, etc. Vai precisar clicar em trecho por trecho, segurando Shift,
> para selecionar todos?

> [...]

George R. C. Silva
Sigma Geosistemas LTDA