Gostaria de registrar aqui que o Gabriel entrou em contato comigo. Ele
relatou poder ter cometido alguns erros (falou de forma abrangente,
não da específica que estamos tratando aqui). Eu não insisti na
pergunta, até porque não cabe ao julgado criar provas contra si mesmo.
Procurei incentivar a permanência dele no OSM, bem como passando links
de como usar a camada do IBGE para mapear nomes de ruas (uma coisa tão
simples e que dispensa aquela consulta no tão-presente Google Maps
goela-abaixo em nossas vidas).

Ele disse ter pouco conhecimento do sistema de mensagens. E pelo o que
o @thundercel relatou de uso indevido da conta, que não teria sido
ele, é bem provável que possa ter sido outra pessoa que porventura
compartilhe o computador com ele.

Também tenho notado que ele tem excluído as coisas "indevidas". Como
este objeto (http://www.openstreetmap.org/node/4472678103/history). Só
que claro que só isso não adianta, objeto vai ser excluído da base de
dados do OSM de modo que não seja possível restaurá-lo e nem ver no
histórico que este objeto em dado momento recebeu este nome.

@naoliv, você tem entrado em contato com a comunidade internacional
sobre o caso? Formas mais práticas de revisão? Uma query no overpass
não poderia trazer os dados editados por ele para se criar uma camada
de revisão?