> 2. Se não existe mais a estrutura (prédio) onde funcionava a estação,
> usa-se a tag abandoned:railway=station

No abandoned o prédio ainda existe, mas em estado de muita má
conversação (um prédio que ficou exposto ao tempo e ficou bem
danificado, por exemplo)

Se for representar um prédio que não existe mais seria o prefixo demolished:

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Lifecycle_prefix#Common_lifecycle_prefixes_in_chronological_order

> 3. Se a estrutura tem um valor histórico, deve-se informar a fonte
> (source) de sua importância histórica (lei de tombamento histórico,
> por exemplo); e, usar a tag historic:railway=station +
> railway:historic=station (já que a wiki não é bem clara, usar as duas)

Nenhuma das duas :-)

Repare que em
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Railway_stations#Stations_and_sites_which_are_not_currently_in_operation
elas não são propostas como indicativas de historicidade, mas sim de
"estações que não são mais utilizadas".

É o mesmo caso em
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Talk:Tag:railway%3Dstation#Former_stations
(onde dá para entender um pouco do rolo de tanta forma de tentar
representar uma estação sem uso)

Objetos históricos (com significância histórica) são representados
pela chave "historic".

Há 197 objetos com historic=railway_station (eu utilizaria essa para
representar estações com valor histórico)

Ou, pelo menos, historic=yes (que pode ser utilizada em qualquer tipo
de objeto, para indicar que este possui relevância histórica)

> É preciso de voluntários para fazer as devidas correções. O ideal é
> que quem for editar cada estado(s), conheça a realidade atual da malha
> ferroviária do local. Alguém se candidata?

Quer talvez criar um MapRoulette para isso?

Dá para tirar o peso de coordenação do trabalho: cada interessado pega
uma tarefa (uma estação, no caso), verifica e envia; pode marcar que
não consegue resolver também (por faltar conhecimento local, por
exemplo). Também diminui a chance de duas pessoas mexerem no mesmo
lugar.

Seria só deixar um texto bem explicado na tarefa, dizendo que, se
houver qualquer tipo de dúvida do local, não faça modificações
duvidosas.