2018-05-24T15:26:51+0200 jorgesu...@freakspot.net wrote:
> Hace poco descubrí que Menéame contiene código de rastreo oculto que
> contradice la licencia libre AGPLv3. Más detalles en el artículo
> «Menéame contiene código de rastreo oculto y contradice su
> licencia». Mi deseo es que dejen de engañar a la gente haciéndole
> pensar que su código es libre, que cambien la licencia para no engañar
> a nadie o que liberen el código. Se os ocurre formas de acción a parte
> de la difusión del problema y el boicot, no estoy segura de si se
> pueden realizar acciones legales por engañar como hacen.

Agora respondendo ao assunto em si.

Creio ser prudente saber todos os donos/proprietários envolvidos, tanto
do trabalho em questão, quanto de suas dependências, caso dois ou mais
destes estejam sob AGPL ou GPL, entrar em contato com os respectivos
descrevendo o problema e tentando provar que realmente existe uma
violação da licença[1].

Além disso, notei pela história de Menéame que tinha a participação de
Ricardo Galli e se este foi esperto e não transferiu seu /copyright/ a
uma organização com fins lucrativos, então o nome dele ainda tem valor
na proteção do projeto sob a AGPL. O que quero dizer é que: se no
período em que Ricardo Galli participou o projeto já estava sob AGPL e
não apresentava tal problema, então vais ter que convencer Ricardo a
agir de modo a agir a favor da comunidade em tal violação (não no
sentido de abrir processos judiciais, mas sim de que o projeto entre em
conformidade de forma amigável).

Esta tática de não litigação e de contato amigável primeiro é uma das
bases para os princípios de reforço à GPL (ou ao /copyleft/) orientado à
comunidade (do inglês: /principles of community-oriented GPL/copyleft
enforcement/).

Além disso, a Software Freedom Conservancy talvez possa ajudar aqui, mas
até onde sei apenas Ricardo Galli ou outro dono/proprietário afetado
podem escolher usar da ajuda de tal organização. Por "outro
dono/proprietário afetado" também me refiro àqueles que possuem projetos
sob GPL ou AGPL e que são dependências do Menéame.

Espero ter ajudado.

[1] http://www.gnu.org/licenses/gpl-violation.html . Esta página também
menciona a AGPL.

Responder a