> Sim, mas frontend não uma interface ncurses(aptitude) usando os comandos
do
> apt em background não.

O aptitude já foi ncurses no Debian 2.0.
Hoje ele é um front-end que usa a lib.

> O programa faz, usando a lib. :-)
tudo bem... que seja.

> Não, o dpkg é o sistema de gerencimanto de pacotes do Debian. O  apt como
> proprio nome diz é uma ferramenta.

Tudo bem, podemos dizer assim.
Mas aí o apt seria um front-end do dpkg, o que não é verdade.
Então vou concordar com você, o sistema é o dpkg mas o apt é quem gerencia
as dependências nos pacotes e ajuda na hora das instalações, remoções e
buscas.

> Não,  por exemplo, o apt-get não instala pacotes recomendados, ele não
> remove coisas do seu sistema só porque você não está usando.. entre outras
> coisas que o aptitude faz.

Trecho da página man do aptitude:

       -R, --without-recommends
              Do not treat recommendations as dependencies when installing
new
              packages  (this  overrides  settings  in  /etc/apt/apt.conf
and
              ~/.aptitude/config).

              This corresponds to the  configuration  option
Aptitude::Recom-
              mends-Important

       -r, --with-recommends
[...]

Logo, repito, dá na mesma, apt ou aptitude, aptitude é só um front-end.
Vai do jeito que cada um usa, quais as preferências pessoais e quais as
necessidades.

> Um exemplo disso, o individuo que instalar o webmim, o webmim tem servidor
> web proprio, mas o apache é recomendado para ele, se vc instalar pelo apt,
> ele instala o webmim, enxuto, se vc instalar pelo aptitude, ele instala o
> apache e outras tranqueiras, o que é bem perigoso.

Vide trecho da página man acima.

Apenas chegando à pergunta inicial do nosso amigo lá atrás, que queria saber
as diferenças, a resposta deve ser simples e direta:
O aptitude é uma interface mais amigável e um front-end do apt, com as
configurações em forma de menu ao invés de linha de comando.

> ufa!
> /me cansou de escrever

Quê isso meu! A discussão foi boa e aposto que todo mundo aprendeu com
ela!!!

Obrigado e um abraço!
Flavio.