Gosto muito de ver todos querendo colaborar.. Mas nao acho uma boa
ideia a criacao de um novo CD.. seja ele adicional ou contendo tudo..
a ideia do ubuntu é ser utilizavel por qualquer pessoa na sua lingua
natal.. perferia que todos contribuissem para que o ubuntu funcione
nativamente em portugues, do q ficar fazendo forks e CDs adicionais..

Tb acho que a ideia de fazer ele nativo em portugues muito importante. Mas
acredito que esse é só um passo, e digamos assim, miúdo. Nao estou
desmerecendo o trabalho de ninguem, sei que vc e mais um monte de gente
dedica boa parte do seu tempo com isso e todos nós somos muito gratos à
isso.

Mas eu tambem acho que alguns passos sao interessantes serem tomados. Eu sei
que é complicado, nao é facil, mas eu, inicialmente, quando escrevi a
mensangem no outro topico, visava um outro tipo de solucao para os usuarios
aqui do Brasil.

As traducoes sao importantes, e até acho que sao o primeiro passo, pois sem
elas nem CD teremos. Mas o proprio projeto de se termos um "CD
personalizado" poderia atrair mais gente e mais tradutores para o ubuntu,
alem de ajuda em outras áreas.

No presente momento, o LoCoTeam Brasileiro nao tem nenhum projeto
visando uma distribuicao nacional (forK) do ubuntu.. Nao temos os
recursos necessarios para isto.. E no momento também não temos a
intenção de tal projeto.

Eu acho que seria interessante, pelo menos, comecarmos a cojitar um projeto
desse. Ou pelo menos trabalhar aos poucos nele. Eu tenho muita intencao de
participar de algo do genero. Acho que é por ai que vamos conquistar nosso
usuarios no Brasil, pq sinceramente, nao vejo as pessoas aqui botarem muita
fé nele não.

Nao to falando de uma personalizacao gigante, to falando de comecar com uma
coisa pequena. Adicionar alguns pacotes e personalizar 1 ou 2 coisas. Depois
a gente vai adicionando mais. É claro, sem mudar o objetivo do Ubuntu, sem
mudar as diretrizes do projeto. Sempre em cima da distro corrente, e sempre
seguindo os padroes.

Assim, a gente montava um .iso ou alguns pacotes que permitiriam o update do
sistema. Em vez de baixar o Ubuntu, ele baixaria nossa .iso . Mais tarde, a
gente pediria link para Universidades, UOL, etc. Assim a gente nao
precisaria de uma banda absurda e isso reduziaria nossas despesas.

Eu acho que é um projeto ambicioso, mas pode dar certo. Pode ajudar muito o
Ubuntu e contribuir para todos nós.
Já temos tb gente interessada em ajudar e isso é importante. Vamos ver no
que isso da.

--
[]'s

Lucas Arruda