André,

Marco Civil não tem objetivo evitar monopólios. Tem apenas o objetivo de
legislar sobre o que as operadores de internet podem e não podem.

Não podemos confundir uma coisa com outra.

Há de haver lei numa sociedade civilizada. Independente de termos 1 ou 3037678
empresas elas precisam seguir leis.

E não podemos ficar apenas na mão do judiciário. O judiciário não tem função de
legislar.

Nem mesmo o povo tem obrigação de passar a existência inteira trocando de
provedor. Há de haver leis e pagamos muito bem nossos legisladores.

Obs. lembro que houve clamor popular por portabilidade numérica por anos. E
"lei do Deus Mercado" nenhuma garantiu esse direito.