Na minha opinião:

-> Ubuntu eh uma das distros voltadas de fato para o ambiente desktop,
então vc vai encontrar todas as facilidades para configurá-lo para o uso
do dia-a-dia
-> Dentre as distribuições desktop, eh praticamente a mais popular, o
que significa que existe uma comunidade realmente sólida trabalhando no
projeto, garantindo a sua manutenção e evolução. Além disso, se vc
precisar de ajuda, com certeza vc vai ter a quem recorrer.

http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui