Sem a menor dúvida: Python.

Com pyGTK você consegue escrever aplicações que rodam no Windows, Linux
e até outros dispositivos mais esquisitos (como Maemo).

Para desenhar a sua interface gráfica, utilize o programa Glade. Este
programa salva um arquivo xml com a sua interface gráfica, que deverá
ser importado pelo seu programa python.

Tá tá, o GTK é biblioteca do Gnome. Mas roda em interface KDE (QT)
também (se tiver a biblioteca instalada) e no Windows (idem).
Existe a pyQT também, mas eu nunca vi nenhum trecho de código usando-a.

Existe uma outra biblioteca gráfica chamada Thinker. Ela vem instalada
em todo pacote python, e funciona com a cara padrão em qualquer sistema
operacional que você esteja (se estiver no Linux+Gnome ela vai ter cara
de Gnome, se estiver no KDE ela vai ter cara de KDE, se estiver no
Windows ela vai ter cara de Windows.) Porém é meio podre na manipulação
de componentes.

Tem o wxPython. Funciona em Windows e Linux. Diz a lenda que ela é
poderosa porém complicada. Sinceramente eu não sei pois nunca usei.

O que eu recomendo: GTK.
O suporte é bom, e a sua interface (aquele arquivo xml que falei) pode
ser usava em outros programas feitos em outras linguagens (C, C++,
Haskell, Java, C#, Ruby, etc etc etc), o que é muuito legal.

Alguns links legais para você:

http://www.pygtk.org
http://www.cin.ufpe.br/~cinlug/wiki/index.php/Mantendo_A_Sanidade_Com_O_Glade

É isso,