Allison Almeida escreveu:
> Caros.
>

> Não sei se é OFF-TOPIC, mas com relação ao Banco do Brasil, parece que
> apesar de funcionar no linux, tem uma restrição para contas PJ que só
> permite acesso através de máquinas cadastradas. E para cadastrar você
> precisa ir a uma "agência" do banco!  :(
>
> Qual é a mobilidade de ter que ir à agência informar  o computador de onde
> vou acessar a internet?! Se estiver na mongólia acessando de um cybercafé ou
> de uma máquina em um hotel?!

Isso não é só em relação a contas PJ. É em relação a QUALQUER conta.
Chama-se cadastramento de computador. Você precisa cadastrar-se na
agência e obter uma senha. A partir dela você cadastra seu computador em
casa, de modo que sua conta só poderá ser acessada a partir daquele
computador (ou daquele domínio, se for  uma empresa). Em relação a
empresas existe (mas vai deixar de existir nos próximos dias) uma
restrição extra: todas as transações precisam ser feitas através de um
conjunto de aplicativos fornecidos pelo BB (o Gerenciador Financeiro). A
partir dos próximos dias, com o lançamento do novo Portal BB vai ser
possível fazer ALGUMAS transações PJ fora do Gerenciador Financeiro.

Tá certo que é um método arcaico, mas tem por objetivo diminuir os
riscos de roubo de identidade: mesmo que consigam capturar sua senha ela
só poderá ser usada no seu computador. Tá certo que podem conseguir
acabar com essa proteção -- mas é pelo menos uma camada a mais que o
hacker terá que arrancar.

O Banco do Brasil desencoraja o uso de cybercafés para acessar a conta
devido aos riscos de segurança envolvidos. Em minha modesta opinião, no
estágio em que atualmente está a segurança dos computadores, já está
muito bom poder acessar de casa.

E não custa lembrar aos desavisados: o Banco do Brasil não envia emails.
A ninguém. Em hipótese alguma (é que tem muita mensagem falsa circulando
por aí para tentar roubar senhas de incautos).

Não tenho certeza, mas me parece que esse sistema é compatível com
notebooks usando Wi-Fi (se o notebook estiver cadastrado ele rodará de
qualquer lugar).

O que sei é que o sistema não é baseado em cookies pois a partir de
minha casa eu acesso a minha conta usando todos os navegadores (testei
no Opera, no Konqueror, no Mozilla SeaMonkey, no Firefox, no Galeon e,
por via das dúvidas, no Epiphany também). Só não testei no Dillo, no
Lynx e no Links porque esses não carregam applets em Java...

Quanto à questão da mobilidade, tudo que vc faz via internet pode ser
feito via Central de Atendimento (0800-729-0001 ou 4004-0001, dependendo
da localidade). Não funcionará na Mongólia, mas todo o território
nacional já tá bom... ;-)

Desculpem toda essa propaganda, mas acho que é assunto de interesse da
comunidade.

José Geraldo