Juliano Timm escreveu:

> Mas podia ter um recurso, via hardware para esse tipo de problema. E sim
> realmente em algumas situações é bem bacana. Ajuda um monte.

Concordo contigo. Pelo menos um daqueles famigerados "furinhos" pra vc
enficar um clips, como nos drives de mesa, devia existir. Um colega teve
de abrir o Mac dele pra tirar um DVD. Por "abrir" entenda-se desmontar o
gabinete do MacBook Pro (e adeus garantia).
> Pra mim  é um mega problema, eu penso em comprar um macbook, para instalar
> ubuntu nele. Agora utilize ele sem esse recurso dos dois dedos e sem o botão
> direito. Eu já não gosto de mouse. Mas usando o mac os x, a coisa não fica
> tão crítica, nesse ponto. :D. Mas é ruim. Hora é caro, e vem com um botão a
> menos!!! :D.

Mas, eu acho q o Ubuntu já reconhece a questão dos gestos (tenho de
confirmar). Senão, fica a alternativa de aperta a tecla da maçã e o
botão do touchpad (q realmente é sacal).
> Não sabia, achava que era só para windows. O grub, ou lilo não dão suporte a
> o dualboot ? Nos power pc, é outro gerenciado, agora não recordo o nome, mas
> nem ele fornece esse suporte? E o macbook black, realmente é bonito.

A questão é q a Intel adotou aquele esquema de boot
super-ultra-duper-moderno q, por enquanto, só a Apple parece ter adotado
pra valer no mercado "consumer". Em todos os how to q eu vi de "ubuntu
no mac" o cara instala o bootcamp logo lá no começo... :(

[ ]s,

olival.junior