Caro Andre

Em sistemas unix utilitários para este fim não são necessários visto que o
sistema de arquivos eh construído de uma forma diferente..

Na verdade o próprio sistema operacional faz essa checagem de forma
automatizada..

Enquanto que em um sistema fat [ win98 ] temos apenas índices para áreas de
disco que de fato contêm os arquivos, em sistemas ext3 ou reiserfs [
geralmente os mais usados em sistemas unix ] a construção eh totalmente
diferente..

O sistema reiserfs se destaca por ter um desempenho um pouco acima do ext3
por ser construído em cima de uma estrutura de dados que se chama 'árvore'..
garante o lado bom que eh o acesso rápido mas tem um pequeno detalhe: Não
suporta journaling [ pelo menos não nativamente ].

Sistemas ext3 não são assim tão rápidos mas têm suporte nativo à
journaling.. o que significa dizer que se alguém, por engano, tropecar no
fio da tomada do computador, pouco provavelmente você terá perda de dados..
o journaling eh justamente isso.. uma camada que recebe dinâmicamente dados
que estão em memória para que, caso a memória venha a falhar [ por falta de
energia por exemplo ] seus dados sejam preservados.

Lembrando que a diferença de velocidade hoje, entre eles, eh extremamente
pequena.

Bom, mas voltando à pergunta inicial:

Não existem desfragmentadores justamente porque durante a própria montagem
das partições, periódicamente e automaticamente, eh feita uma checagem da
estrutura o disco [ erros ] e na própria checagem já eh feito o trabalho que
faria o desfragmentador.

Já deves ter observado mensagens ao estilo: "/home --> check in 3 mounts" ou
então "/dev/hdb1 -> 8% non contiguous" ou algo parecido..

No primeiro caso eh uma indicação de que a partição onde está o /home [ caso
ela esteja em uma partição separada do / ] será checada após as 3 próximas
montagens.. e no segundo caso uma mensagem parecida com a que o
'desfragmentador' do sistema traz: 8% dos dados não estao / estavam
contíguos ou 'próximos'.. não estavam 'lado a lado' como deveriam estar afim
de facilitar o acesso sem muitos movimentos desnecessários da cabeça do
disco...

Cara, acho que eh mais ou menos isso.. Se não me engano são 20 ou 30
montagens entre uma checagem e outra do disco..

Em caso de dúvidas, entre em contato.

Um abraço

Bohrer

On 9/1/07, Andre Scaldaferri <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Pessoal
>
> O Ubunto tem algum utilitário para desfragmentação dos discos rígidos ou
> isso é uma tarefa não necessária?
>
> Obrigado

Fernando Bohrer
Linux Registered User # 431341
Linux Professional Institute Certification Level 1 - [LPIC-1]