Olá Cristiano!

Parabéns pela atitude e seja bem vindo à liberdade (estou muito filosófico
hoje... ;)
Em relação ao seu problema, resumindo tudo o que vc disse, acho que você
está precisando é customizar os painéis (ou barras) do Gnome, certo? Se for
isso, basta vc eliminar o ou os painéis que não deseja e, com o botão
direito, clicar no painel onde deseja adicionar algum item (como janelas
abertas, menus, etc) e clicar em adicionar. Na janela que se abre vc poderá
escolher o "gadget" que desejar colocar no painel. Após isso, clicando e
arrastando, vc poderá mover esses itens adicionados para a posição que
desejar no painel. Quando estiverem nas posições corretas, basta clicar em
cada um deles com o botão direito e marcar "travar no painel" para que não
se perca a configuração.
Se for isso que deseja espero que tenha ajudado.

Abraço!