Cristiano,

No Calc do OpenOffice, para importar arquivos com colunas delimitadas por
caracter ou largura fixa, não há necessidade de "importar" o arquivo. Basta
abri-lo, como se fosse abrir um arquivo normal do Calc (Arquivo->Abrir), só
que indicando o tipo do mesmo:

   1. Vá no menu Arquivo > Abrir
   2. Selecione na caixa "Arquivos do Tipo:" o tipo "Texto CSV (*.csv;
   *.txt)". Procure com calma porque existem muitos tipos de arquivos
   disponíveis.
   3. Depois indique o arquivo que deseja abrir (que no caso deverá ter
   um dos dois tipos de extensão: txt ou csv).

Pronto! Dessa forma o assistente de "importação" será iniciado como acontece
no M$ Office.

Sds!

Juliano