Nelson

O que te consome a ram ai nesse processo de videos é o mencoder(se nao me
engano).
Esses encodings normalmente usam muita memoria. Eu tenho 1Gb de ram e vai
tudo pro espaco quando uso os programas de encoding.
Essa tua /swap tbem esta meio grande. É aconselhavel criar a swap no maximo
duas vezes a memoria fisica.No teu caso, 768Mb. Mas como vc nao tem muita
ram fisica para realizar esses encodings, ja nao sei se vc deveria diminuir
essa swap, ou apostar em outro pente de memoria(pra laptop é carinho né).
Deixe assim, e veja como fica o uso da swap durante os encodings, e tente
experimentar varios softwares diferentes para ver se algum se adapta melhor
a tua maquina.
Nao descarto tbem a possibilidade de que esses 384 sejam pouco para o
encoding, e sendo assim, ja nao sei se o programa "divide" isso entre a ram
fisica e swap. Isso ja passa dos meus conhecimentos.
Espero ter ajudado, e vamos ver se mais alguem diz alguma coisa. ;)

[]

tombs