João,

Concordo com o Xisberto, dê preferencia às versões que estão no
repositório do Ubuntu, são estáveis e não dão problemas.
Novas versões tem que sofrer ajustes e complementos que, conforme pode
ter visto nos posts referentes ao aMSN, dão uma certa dor de cabeça.
Com certeza o Net Beans terá a nova versão disponibilizada em breve nos
repositórios e poderás realizar a atualização sem maiores complicações.

Salles (Nethell)