Em Qui, 2008-06-05 às 21:32 -0300, Silas Ribas Martins escreveu:
> Salve,
>
> É também queria saber. Mas creio que não está sendo relevante isso,
> pois ninguém do time do Ubuntu que participa da lista respondeu ou se
> preocupou.
>
> Mas vamos que vamos...por isso sou mais a comunidade.

Na verdade é EXTREMAMENTE IMPORTANTE saber isso porque seria um primeiro
caso relevante E DESTRUTIVO de contaminação de um sistema Linux por um
malware.

Eu estou supondo que isso ocorreu porque o vírus em questão foi
executado via Wine (nota mental: verificar se é possível sempre executar
o wine dentro de um fakeroot).

Na verdade isso faz todo sentido. O wine possui uma biblioteca de
desenvolvimento (winelib) cujo propósito EXPRESSO é :

                Winelib is a development toolkit which allows you to
                compile your Windows applications on Unix.

Ou seja: pode-se criar um aplicativo Windows sem ter Windows, usando a
winelib como biblioteca básica. Um tal aplicativo, mesmo sendo
"nativamente Windows" teria a certeza de rodar 100% no Wine.

Já não é de hoje que eu encaro o Wine como o maior dos riscos de
segurança das estações Linux.