Pessoalmente, não concordo.

É muito tênue Ubuntu e as "remasterizações" baseadas nele.
Seu eu tiver um problema com o WINE/PIDGIN/JAVA/FIREFOX/ETC..., não
vai importar se é Ubuntu/Kubuntu/XYZUbuntu, pois a solução se aplica a
todos eles. LinuxMint não é nada mais do que uma remasterização do
Ubuntu com novos repositórios e temas, são os mesmos programas da
familia Ubuntu.

Veja meu Ubuntu de uso pessoal, do ponto em que acrescentei novos
repositórios como mediaubuntu ou instalei pacotes provenientes do
getdeb.net já não seria um Ubuntu puro-sangue, será que estou
desqualificado para perguntar/responder nessa lista ?

Já Ubuntu e Debian, a distancia é mais elástica, mas mesmo assim podem
se tornar ON-TOPIC, por exemplo : Que programa eu instalo para ver o
nivel de tinta das impressoras jato de tinta ? - Nessa pergunta, a
informação da distro  tem peso quase morto. Mas perguntar como
configurar o speedy-adsl já não é pertinente porque ambos variam e
divergem.

Em assuntos de linha  tênue é melhor usar de consciência, quem não
souber ignore. Quem souber e achar que é OFFTOPIC dá um reply e
acrescenta "OT" no subject e assim por diante.

É besteira fazer questão num assunto assim.

[]'s a todos.