Hugo,

Há coisas e mais coisas que ficarão rolando a respeito.

Eu rodo o Ubuntu 7.10 em um cacareco PIII-1300 fantásticamente rápido e
sem bugs, nem sequer penso em "upgradear" minha máquina de trabalho.
Em casa rodo o Ubuntu 8.04 em duas máquinas, uma AMD64-3600 GForce e uma
Asrock 1800, todas perfeitamente redondinhas.
No AMD64 nem precisei procurar driver para a placa Nvidia, o Ubuntu fez
tudo sozinho e está com todos os efeitos que tem direito.

Essa de incompatibilidade com chip desse ou daquele é um fato, mas na
maioria das vezes existem problemas que passam desapercebidos no
hardware e que são causa de culpa para o SO.
Em 20 anos de máquinas, considero as distros Linux como perfeitas
detectoras de problemas de hardware e explico: Se algo está errado no
sistema, é detectado e tome pau, quer na instalação, quer na
operacionalidade, não rola.
O "outro" sistema passa por cima desses problemas e o que você tem de
retorno é ver teus periféricos, processadores, memórias fumarem do nada,
sem explicação. Quem preferir chame isto de azar, eu não.
A causa? Máquina mal montada, fonte que não alimenta corretamente,
processadores "overclockeados" na marra, setagem de bios incorreta e por
aí afora.

Mano, acredite: Se um SO Linux não rola legal na tua máquina, algum
problema tem e vai aparecer, nem que a máquina incendeie.

Tenho apenas 8 meses de Ubuntus, Mints e outras distros Linux e posso te
afirmar: Antes mesmo de preparar uma máquina "windows", jogo um Linux
antes para ver se ela tem problemas... Máquina perfeita para mim tem que
rodar um Ubuntu redondo para depois levar outro SO qualquer.

Perdoe-me, não solucionei seu problema, mas você pode dar uma checada
nesse horizonte que te passei...

Salles (Nethell)