Cara não sei qual vc compra, mas uma que posso te dizer que não funciona
de forma alguma é uma genérica com o nome pc-digital de 1.3m quando eu
dou o lsusb aparece a seguinte referência sobre esta câmera.

Bus 001 Device 003: ID 0ac8:307b Z-Star Microelectronics Corp.

Eu tentei de tudo e infelizmente ela não funciona com os kernels novos,
eu uso slackware aqui também na versão 11 funciona blz mas da 12 em
diante com os kernels novos não funciona, não compila os drivers de
forma alguma....

abraços

Tiago Dib.