Marcio, me desculpe, mas quem o condenou não foi a Microsoft, foi você
mesmo.

Meu grande sonho é ser bibliotecário de uma cidadezinha no interior de
Connacht, Irlanda (é sério). Faço biblioteconomia por causa desse meu
sonho.

Já usei Linux antes do Ubuntu, mas me decepcionei na época como o Linux
Documentation Project estava sendo conduzido, então voltei para o
Windows. No 3º período um colega me apresentou o Ubuntu, me apaixonando
com sua filosofia e comunidade. E não uso o Windows mais como plataforma
desde 2006, quando passei a usar o Ubuntu para tudo. Ás vezes, por uma
necessidade ou outra, instalo-o -- para tirar logo em seguida. E por
quê? Porque o Linux, qualquer que seja, me dá uma coisa que o Windows
nunca me dará: Liberdade.

Mas há um preço, a liberdade. Este meu laptop, por exemplo, assim que
instalei o Hardy ficou com uma resolução de 800x600, sem wi-fi, sem
microfone... e bebendo bateria. Resolvi a resolução, o wi-fi, estou
trabalhando no microfone... mas ele continua bebendo bateria. Sim, o XP
e mesmo o Vista possuem sistemas de gerenciamento de energia
maravilhosos, mas isso porque a Microsoft *recebe* e *paga* para que seu
sistema seja eficiente com as baterias do mercado. No Linux, _tudo_ é
feito na tora, como dizemos em PE.

Mas ainda assim, tendo que usar o laptop na tomada por um bom tempo em
casa e ter que me virar quando estou trabalhando para não acabar, ainda
assim prefiro a liberdade que o Linux me garante. Posso lhe assegurar
que o gerenciamento está melhor desde o Edgy, e acredito que será
aprimorado no Intrepid e no futuro 9.04. Enquanto isso, vou me
equilibrando na margem, quem sabe investindo numa bateria de maior
duração, etc.

Desculpem-me você e a comunidade pelo e-mail extenso. E só para constar,
quando liguei o laptop, ele estava a 82%; 35 min depois, 80%.

João.

--
Cibertecário: Doses Homeopáticas de Ciência da Informação e Cultura do
Software Livre

http://cibertecario.wordpress.com