Boa tarde!

Pessoal sou novo com Ubuntu/ Linux, e preciso de umas dicas...
então... instalei o Ubuntu 8.10 no note, funcionou tudo beleza ;-)
so que não criei uma partição separada so para  o /home

no hd esta assim

hda0 para o windows XP (é dual boot)
hda1 swap ubuntu
hda2 o ubuntu
falta hda3 para o /home (atualmente esta no hda2)

aqui na lista aprendi que posso usar o GParted para reparticionar,
mas como vou "montar" as pastas, para o /home buscar do hda3 ??, e como
manter as permissoes atuais?

alguem pode me ajudar?, com alguma dica, ou um link, procurei no google, mas
esta meio confuso (ainda)...

--
Lucas de Souza D'Ávila
Graduando em Sistema de Informação - Escola Superior de Criciúma, ESUCRI