pegando o trem andando ... eu instalei o thunderbird no win e recuperei
a base do outlook express pra ele,

depois , no linux, renomeei o diretorio /home/user/.mozilla-thunderbird
para o caminho da base do Thunderbird do win.

Assim, fico com uma base só, e se estou tanto no win como no Ubuntu,
tenho todos os meus emails certinho.