No smbmount voce pode fazer o login sem precisar da informação do
dominio, mas no nautilus não. Confirme isso.
Só para saber, você está indo em  locais->conectar ao servidor e
criando um marcador para o acesso a rede, né ?
Aí voce acessa via nautilus pelo painel esquerdo onde fica "locais", né ?
Senão, voce tá perguntando tomate e a gente tá respondendo laranja.

Também, as primeiras edições do Ubuntu o nautilus sempre falhava na
primeira tentativa de acesso, mas conseguia acessar da segunda
tentativa em diante. Isso já foi resolvido nas atualizacoes recentes.