Salles wrote:

> Eu sei, mano, minhas máquinas de casa são dois aviões mas, como te
> disse, os discos de partida são pequenos e a diferença de velocidade é
> imperceptível no contexto de uso rotineiro, pode testar.
> Claro que não pensaria nisto se fosse montar uma estação de multimedia.

> Nas minhas máquinas só os hds de sistema são pequenos, não economizo no
> restante do hard, mas...
> Nas máquinas que reciclo para doação, tenho que adaptar tudo do jeito
> que é possível, com os processadores disponíveis, memórias suportadas,
> um sistema adequado ao cacareco... enfim.
> [...]
Minhas observações foram voltadas ao OP, se ele pensa que pode rodar
tranquilo com 5Gb de HD está enganado, assim que começar a carregar
aplicações vai se frustrar, rapidamente esgotar todo espaço em / e
pluft. Só uma imagem de CD ocupa 0.7 Gb. Se é só para ver como funciona
pode instalar em partição minúscula, mas é teste. Faz uns tempos enfiei
um 8.10 num Fugitsu de 3.5 Gb, caber cabe, até dei partida, mas não dá
para usar.

Agora, tamanho da partição de boot é outro departamento, meu / só ocupa
1 Gb e poderia estar em qualquer disco antigo, concordo, (claro que não
tem /home, /var e /usr) mas não me parece o foco da questão.

Quanto ao fato de valer ou não a pena é questão da finalidade, se você
se propõe, no seu tempo livre, a reciclar equipamentos sempre vale a
pena, é uma atividade nobre, entretanto em ambiente de produção
configurações muito obsoletas, eu disse "muito obsoletas"' acabam
custando caro para instalar e manter.

L.

--
Lucio M. Nicolosi, Eng. - São Paulo - Brazil
Lat.:  23°34'4.79"S - Long.: 46°39'59.53"W