Quando tocamos no assunto pirataria aqui, surge alguém pra reprovar.
Quem é contra a pirataria de software, também se não for hipócrita,
certamente não terá nenhuma mp3 ilegal aí, e nem cd pirata, nem filme ou
série baixado da net (nem um capítulo sequer de um dia que não pode ver
na tv!), inclusive ficaria sem acesso a uma porrada de bandas que não
estão disponíveis por vias legais no Brasil.

Quem é contra a pirataria, também só deve tirar cópias ("xerox") de
*pequenos trechos* de livros, isto vale para todos os estudantes
universitários no brasil, é o que diz a lei.

quem é contra a pirataria, também não usaria nenhuma roupa de marca
falsificada, com símbolo sem autorização de outra marca (incluindo
imagens tipo simpsons, mickey, etc..)

Não estou defendendo todas as ações acima, estou defendendo coerência,
não estou acusando ninguém de incoerente, só lembrando desses detalhes
=)

Pessoalmente, eu não sou muito legalista não. Minha noção de certo e
errado vem da minha consciência, não das leis. E a razão para evitar
pirataria de software proprietário é simplesmente evitar a dependência
tecnológica e o monopólio das mesmas. Mas há casos e casos. Músicas pela
internet também é acesso a cultura. E se você é contra propriedade
intelectual, pode piratear software, até como um ato de desobediência
civil.

Quanto a músicos, a princípio deveria ser necessário a carteirinha da
ordem. Mas ela costuma ser acusada de uma ordem corrupta e inútil, que
só serve para sugar dinheiro dos músicos, e há denúncias que qualquer um
pode tirar carteirinha de músico sem saber tocar nada.
 Além disso vários músicos conseguiram na justiça o direito de tocar sem
ser membro da ordem, por entender que é inconstitucional. Não entendo
bem disso, mas o fato é que a constituição garante a liberdade de
expressão artística, portanto não é uma profissão que pode ser regulada
como médico ou advogado.

Por favor, não denuncie nenhum músico para esta ordem. Ela só serve para
sugar nosso dinheiro!

Com relação aos covers, realmente seria necessário pagar royalities.
Porém, eu sou de uma realidade, (tenho uma banda de thrash metal
amadora) que nesta cena por aqui quase todos tocam por hobbie e não
conseguem nenhum retorno financeiro. Tocam por amor a música, músicas
próprias e alguns covers para agradar o público, não vejo mal nisso

Felipe A. F.